sábado, 26 de maio de 2012

O vírus nosso de cada dia

    Na postagem anterior, relatei um pouco sobre a mania de perseguição que também me acompanha  no mundo virtual. A paranoia de que o meu pc está sendo monitorado o tempo todo é enorme, o que me obriga a escanear o computador quase que diariamente, em busca de vírus. E até que hoje em dia existe um bom motivo para isso, pois o que não falta são hackers mal intencionados, querendo roubar seus arquivos ou até mesmo senha de bancos. E tem cara que gosta só de "zoar" o seu pc, com algum arquivo malicioso que deixa a sua máquina completamente maluca ou lenta. Hoje mesmo fui vítima de um, ainda bem que o antivírus conseguiu detectá-lo a tempo. Foi no orkut(ainda uso ele), quando não resisti a tentação e cliquei em um link que um "amigo" me enviou, contendo supostas fotos da Carolina Dieckmann.E  ainda tem aqueles hackers engraçadinhos que só querem invadir a sua conta no orkut ou facebook para postar algumas maledicências.. 
    Como gosto de ler artigos sobre pc's achei interessante compartilhar os meus parcos(não é porcos, existe essa palavra sim rsrs) conhecimentos sobre antivirus e segurança na internet. 
    Primeiro os antivírus, gratuitos né?:
    O mais popular é o avast, mas também é o mais chato, aquela voz informando que as definições de vírus foram atualizadas quase me matam do coração, ainda bem que hoje em dia tem que calá-la nas configurações do antivírus. 
   Existem diversos outros antivírus gratuitos por ai: o Panda, o Avira, o AVG, etc.... E tem os antivírus pagos. Até pensei em achar um antivírus pago piratão, mas o medo de vir algum vírus no antivirus piratão não me deixa usá-lo. 
    A minha paranoia virtual é tão grande que resolvi dividir o HD em três partes, para colocar dois sistemas operacionais, e a parte restante deixo para colocar os meus arquivos. Assim, posso deixar um sistema só para ser zuado mesmo, para experiências e para tentar baixar jogos piratas. Ou seja, se tiver vírus não tem problema, já que o sistema principal só uso para acessar a internet e programas mais sérios. E se a parte para as experiências estiver completamente zuada, ai volto a formatar de novo. Hoje em dia formatar um pc ou notebook não é mais um bicho de sete cabeças. Infelizmente, devido a alguns técnicos mal intencionados, temos que procurar ter o maior conhecimento possível sobre os equipamentos, para não sermos enganados e assim aumentarem bruscamente o orçamento do conserto de sua máquina. Em São Paulo, um técnico ficou famoso na internet por não ter cobrado a limpeza de um celular, pois o orçamento anterior para ser feito a manutenção do aparelho estava em 180 reais. 
    
    A maioria dos pc's quando formatados já vem com um programa antivírus instalado. O que a maioria dos técnicos esquecem é que existem programas espiões, que os antivírus não detectam. São os chamados malwares, que não atrapalham o funcionamento do pc, mas monitora a navegação da pessoa na internet. Um bom programa para combater essas pragas é o malwarebytes.
    E ainda existem os bankers, que são vírus específicos para roubar senhas de banco e de suas redes sociais. Não se preocupem, que ai já tem a solução. 

    Mesmo com esses cuidados, não estamos 100% protegidos, pois a cada dia novos vírus são criados, e, assim como acontece na vida real, as vacinas são criadas algum tempo depois.  Então nada de abrir emails suspeitos e links prometendo maravilhas (mesmo se for das fotos da Carolina Dieckmann). Outro dia recebi um email dizendo que continha fotos da traição de minha mulher. Quem dera se eu tivesse pelo menos uma louquinha para me aturar aqui. 
      Uma outra dica: se não temos conhecimento na área, não devemos sair removendo tudo o que os programas antivírus detectam: eles não são perfeitos, e podem ser relatados arquivos falsos suspeitos, ou seja, o antivírus "pensou" que o arquivo era um vírus, mas na verdade você sabe que não é. 
    Então, como costumo dizer, o melhor antivírus é o próprio usuário do computador. Evite baixar programas de sites desconhecidos ou de terceiros. Baixe os programas no site oficial, ou seja, da empresa que criou o programa que você deseja baixar. Nada de abrir emails de  bancos, pois os bancos não enviam emais. E não existe milagre na internet, ofertas miraculosas, que você foi sorteado para ganhar um iphone plus gold super. 
    Nesse site tem dicas legais sobre segurança na internet:
    Bem, o assunto de hoje fugiu um pouco do tema que costumo abordar, mas não custa nada ajudar a quem não tem muito conhecimento nessa área. Espero que tenham gostado das dicas e até o próximo post.                                                                                               

8 comentários:

  1. Oi Julio,
    Como sua amiga virtual de mais tempo quero te parabenizar pelo blog,gostei bastante de suas postagens e tbm dos videos, eu não sou muito boa com as palavras, mas desejo que vc alcance seus objetivos! Estarei sempre por aqui...boa sorte!
    Abraços! Sônia

    ResponderExcluir
  2. no ,eu avast tem bem uns 10 virus.
    eu fico vendo os site porno,aiw ja viu neh kkkk.
    ainda bem que o avast pegar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O avast cria as vacinas para os vírus depois que eles são criados ue, igual na vida real. Cuidado com o redtube ai hein? Eu já passei por essa fase e sei como é rsrsrsrsrsrs

      Excluir
    2. Olá boa noite!
      Adorei seu Blog e da forma como você relata sobre isso tenho um filho de 8 anos,quando ele tinha 5 anos sofreu um trauma muito grande que marcou muito a vida dele ele depois disso ele teve muita dificuldade de se enturma com outras crianças muita dificuldade na escola a 5 mês vivo uma loucura na minha vida que me deixo sem força e sem saber o que fazer pois meu filho teve uma dor de dente levei ele no dentista chegando lá teve que estrair o dente e a dentista mais 3 pessoas teve que segura ele creio que foi muito doloroso e levei a ele a recorda do trauma que ele teve pois foi a partir deste dia que tudo mudou ele ficou agressivo tomou um raiva de mim queria me bater ele estava incontrolável então levei ele no psiquiatra o médico receito remédio e eu comecei a dar e junto começou com sessão com psicóloga durante 2 mês foi assim agressivo e tendo alucinação rindo sem motivos e conversando sozinho como estivesse falando com alguém não queria comer pois dizia que tinha bicho na comida o tempo foi passando e as alucinações e agressivo acabou porém ele ainda está muito fechado e não tem interesse nas coisa como brinca ver TV ou jogar e muita dificuldade na escola e em casa não para por nada anda pro lado e pro outro e ficar fazendo umas caras estranha não fala direito com a gente só responde tipo não sim não prolonga assunto a psicóloga não tem muito sucesso com ele na sessão pois ele é fechado e não fala quase nada com ela assim eles ainda não consegui me dizer certo o que ele tem você com a sua experiência na esquisofrenia acha que ele pode ter?me desculpe caso falei de forma errada pois sou leiga no assunto e uma mãe com coração partido tentando saber o que o filho tem fico grata deste já um grande abraço

      Excluir
  3. Percebi que este post têm anos jä, e as pessoas atualizam ele com suas perguntas e pré-concepção, alguns diria que eu sou "Nerd", embora "só sei que nada sei", sim, eu sei isso soou bem nerd, mas foi uma brincadeira, bom eu tenho alguns sintomas relatados no post, acho que não sou tão esquisofrênico assim (uma pena pois se o problema fosse só isso eu estaria perfeitamente feliz), eu me queixo pleo meu físico, meu visual, não sou uma anomalia gerada por chernobyl hahahaha, calma-lá, bom, nem ao menos gosto de dar detalhes sobre isso que para mim é vergonhoso (até comentando como um anônimo), mas eu me identifiquei como quando você relatou que nem ao mercado você têm coragem de ir, bom é um dos meus problemas, em casa, com medo de sair e ser olhado, parece idiota isso, mas é como se eu estivesse passeando pelo inferno, pisa na rua, dar aquela buffada "Pufffff..." (pensando na merda que vai passar), e seguir em frente... Eu sei como você se sente, é como se todo mundo soubesse de uma verdade e você não soubesse daquilo, "daquilo oque?", essa é a questão, sobre ser vigiado eu chego a pensar que alguém espalhou um boato sobre a minha vida e derrepente todos estão olhando, alguns rindo e susurrando... Se você já passou por isso uma vez na vida, pense que um esquisofrênico passa por isso todo dia... Hahahaha, as vezes eu tenho vontade de pegar quem fica me observando pela gola e perguntar, sinceramente, porque você olha tanto para mim?, eu quero saber!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma sensação bem ruim mesmo, quase que sufocante. Só quem tem é que sabe o que é passar por isso, andar pelas ruas, ir ao supermercado com esses pensamentos. E ainda temos que ouvir que é tudo frescura.
      Obrigado pela visita ao blog e tente melhorar ou diminuir essa sensação, talvez uma terapia ou algo parecido, o problema é que muitos profissionais da saúde pensam que para tudo tem que se tomar medicamentos.

      Excluir
  4. Olá meu nome é Camila
    E ando com uma sensações estranhas que alguém que não vejo me persegue pesquisando sobre esquizofrenia descobri seu blog
    E por favor não ache que sou alguém que quer te perseguir e quer coletar informações que não
    Só sou alguém que descobriu que é esquizofrênica em um nível baixo mas não quero ir a um psiquiatra depender de remédios mas é uma droga ficar na situação que estou
    Então por favor quando você ver essa mensagem me responde preciso de ajuda de alguem que já passou por isso.

    ResponderExcluir