quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CUIDADO! O C é viCiante

           
     Bem, essa semana postarei um texto que apareceu no facebook, que achei muito interessante e depois vou dar os meus pitacos. 

"TUDO QUE VICIA COMEÇA COM "C"

Luiz Fernando Veríssimo

Por alguma razão que ainda desconheço, minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra: vícios.
...
Refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade. Pensei,pensei e,de repente, um insight: tudo que vicia começa com a letra C!

De drogas leves a pesadas, bebidas, comidas ou diversões, percebi que todo vício curiosamente iniciava com cê.

Inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada. Cigarro vicia e começa com a letra c. 
Depois, lembrei das drogas pesadas: cocaína, crack e maconha. Vale lembrar que maconha é apenas o apelido da cannabis sativa que também começa com cê.

Entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja e o café. Os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café,mas não deixam de 
tomar seu chimarrão que também - adivinha ? - começa com a letra c.

Refletindo sobre este padrão, cheguei à resposta da questão que por anos atormentou minha vida: por que a Coca-Cola vicia e a Pepsi não?
Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos, deveria haver alguma explicação para este fenômeno. Naquele dia, meu insight finalmente revelara a resposta.
 É que a Coca tem dois cês no nome enquanto a Pepsi não tem nenhum.

Impressionante, hein?

E o computador e o chocolate? Estes dispensam comentários. Os vícios alimentares conhecemos aos montes, principalmente daqueles alimentos carregados com sal e açúcar.
 Sal é cloreto de sódio. E o açúcar que vicia é aquele extraído da cana.

Algumas músicas também causam dependência. Recentemente, testemunhei a popularização de uma droga musical chamada "créeeeeeu". 
Ficou todo o mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade? cinco.

Nesta altura, você pode estar pensando: sexo vicia e não começa com a letra C. Pois você está redondamente enganado. 
Sexo não tem esta qualidade porque denota simplesmente a conformação orgânica que permite distinguir o homem da mulher. O que vicia é o ato sexual e este é denominado coito.

Pois é. Coincidências ou não, tudo que vicia começa com cê. Mas atenção: nem tudo que começa com cê vicia. Se fosse assim, estaríamos salvos pois a humanidade seria viciada em Cultura."

    Eu não tenho certeza se esse texto é do Luiz Fernando Veríssimo, mas concordo plenamente com ele em quase tudo. Disse quase tudo, por que, em relação a dança do créu, ela só vicia quem não tem nada na cabeça. Hoje "tô" sendo direto hein? Não me lembro de ter lido algo do Luiz Fernando, mas vou procurar na biblioteca para ler. Poderia baixar um livro dele, mas, infelizmente, não posso ficar muito na frente do pc, pois corro o risco das manchas roxas aparecerem de novo no meu rosto. Fico muito triste por causa disso, pois, se já o mundo real praticamente não existe para mim, agora tenho que ficar me monitorando para não ficar muito tempo no mundo virtual. Depois de conversar com a dermatologista e fazer exames de sangue, além de pesquisar na web, cheguei a conclusão que as manchas roxas apareceram pela exposição excessiva às radiações emitidas pela tela do computador.
    Mas, voltando ao assunto do texto de coisas viciantes que começam com a letra C, incluo o perigosíssimo Cartão de Crédito, que pode levar o indivíduo ao  CCCC: Consumo Compulsivo de Coisas Caras, transtorno que pode afetar a pessoa, levando a mesma a comprar coisas sem necessidade, e que pode levá-la a ter um ataque Cardíaco no final do mês ao ver as Contas. 
    Bem, agora vou listar algumas coisas que começam com a letra C e que me viciam, é uma lista particular e creio que cada um tem a sua:
    Cachoeira, Céu(sem nuvens de chuva, de preferência), Clube do meu Coração(queria largar esse vício, pois esse vício tem me feito sofrer muito ultimamente), Cortesias(rsrsrs), Carinho, Cachorros, etc. Enfim, acho que essa lista não tem fim. Ainda bem que não sou viciado na maledita Cachaça.
    Uma outra coisa que me vicia são as Canções, então não poderia deixar de colocar uma aqui para vocês ouvirem enquanto leem o post. Acalmem-se, não é música do Yanni não, que, confesso que sou viciado, apesar de não começar com a letra C.
    Por falar em Yanni, ele está fazendo uma turnê no Brasil. Apesar dos ingressos serem salgados, vale a pena ir ao show desse cara, claro que se você gosta de boa música. Se assistir o dvd ou ouvir somente as músicas já é bom, imagine ao vivo com aquela orquestra maravilhosa.
Agenda de shows do Yanni no Brasil
    Eu sei, vocês devem estar pensando que eu trabalho para o cara, mas não, só gosto da música dele e por isso o divulgo tanto, mas bem que merecia uma comissãozinha né?
   Essa canção que estou postando é bem simples, e gosto das coisas simples, mas também gosto de coisas mais elaboradas e Complicadas, como é o show do Yanni. Os caras ensaiam pra caramba para chegar a quase perfeição e o resultado é uma música que eleva a alma e me deixa mais tranquilo. Mas também dou valor a simplicidade, como as Coisas do Campo que são descritas nessa música do Zé Geraldo.
   Como dizem os pernambucanos, um Cheiro no Coração de todos vocês e até o próximo post.
    Só para completar, ainda estou disponibilizando o livro "Mente Dividida, Memórias de um esquizofrênico". Para maiores informações, clique na imagem do lado direito do blog. Agora também no formato pdf. 

8 comentários:

  1. Gostei do seu blog...!!!

    Beijos,

    Márcia

    P.S.: Sou viciada em café!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Márcia. Isso me incentiva muito a continuar a escrever, sem contar que é o que eu gosto de fazer. Em relação aos vícios, o meu é o chocolate mesmo, mas cada um tem o seu, e com certeza, um deles começa com a letra C. É estranho isso, mas vai se saber o motivo, a razão, a causa disso.

      Excluir
  2. oi, você vendo o livro físico? Em papel? Quanto custa?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu vendo o livro físico também. O preço é 23 reais, incluindo as despesas dos correios. As informações estão no link
      http://memoriasdeumesquizofrenico.blogspot.com.br/2012/08/mente-divida-memorias-de-um.html
      Ou então é só clicar no anúncio do lado direito da página.
      Obrigado.

      Excluir
  3. Oi, Julio,
    sempre leio seu blog, Curto bastante!
    Também sou viciada em Café, até comprei uma dessas máquinas de fazer café...outro vício meu é a Corrida....olha que interessante!!
    Continue assim, com essa determinação, parabéns.
    bjinhos e bom feriado

    ResponderExcluir
  4. Olá Dani
    Obrigado por visitar o blog. O café é mesmo um dos vícios maiores que se tem. Quem aguenta ficar sem um cafezinho de manhã? Mas, se for tomar umas quatro xícaras ou um pouco mais por dia, não tem nada demais não. A corrida também vicia, antes dos surtos, eu também era viciado em corrida,era um cansaço gostoso, acho que por causa da endorfina que é liberada após a atividade. Hoje em dia, para mim, só é liberada a dor, rsrsrsrsrsrs
    Abraços e bom feriado e fds também.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto mto de café!!!! abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o café é quase uma unanimidade, com raríssimas exceções. Obrigado por visitar o blog.
      Tudo de bom pra vc por ai.

      Excluir