sábado, 18 de maio de 2013

Estrada Real: 4º dia

  
10 de maio de 2013 sexta feira
Lobo Leite- Congonhas - Pequeri

    Tive uma ótima noite de sono e acordei com as energias renovadas. O sono foi tão reparador que as dores musculares sumiram. Às cinco da manhã já estava acordado, esperando o dia clarear.
    Quando o despertador do celular me avisou que eram sete horas, arrumei minha mochila a fim de seguir para o distrito de Lobo Leite, distante sete quilometros de Miguel Burnier. Mas simplesmente esqueço onde coloquei a chave do alojamento, que o Tuia havia me passado no dia anterior. Cheguei a pensar em não trancar a porta, pois o distrito é bem tranquilo mesmo. Procuro a chave em todos os lugares, no quarto inteiro, na cozinha, no banheiro e não a acho. Decido então pular a janela para ir embora e agradecer a hospitalidade do Tuia, mas ai veio a boa surpresa: a chave estava na cama ao lado, e eu havia colocado a minha mochila exatamente sobre ela! Fiquei super feliz, pois estava muito sem graça só de pensar em falar para o Tuia que havia perdido a chava da hospedaria. 
    As roupas não estavam completamente secas, mas dava para colocar na mochila. O Tuia ainda estava dormindo e então pedi a sua esposa que agradecesse em meu nome a confiança e a hospitalidade. 
     A única mercearia do distrito ainda estava fechada e tive que me contentar com os biscoitos de água e sal e granola que sempre carrego na mochila, em caso de alguma emergência. Na saída do distrito, encontro uma moradora debruçada na janela de sua casa e peço um cafezinho, para me animar para a jornada do dia. Meu joelho esquerdo está um pouco dolorido, desde Santo Antônio do Leite, mas não encontrei nenhuma farmácia pelo caminho para comprar um anti-inflamatório.
Igreja Matriz de Lobo Leite


Trilha para Lobo Leite


      A estrada para Lobo Leite também está ótima, mas o tráfego de caminhões é intenso, devido as atividades da mineradora. Resolvo então pegar uma carona, o que não foi difícil. Em Lobo Leite sigo uma trilha com subidas bem ingremes. Depois de dois dias, consigo usar o banheiro(mato). Estava comendo só sanduiches, frutas e biscoitos e fora do horário habitual. Até que o yakult estava conseguindo encontrar pelo caminho, mas nessas condições não tem como o intestino funcionar normalmente. 
    Sinto-me até mais leve para proseguir a trilha. No meio do caminho sou parado por quatro bois. Resolvo tirar uma foto deles e o maior da turma, calmamente se aproxima de mim, como que pedindo para ser fotografado e filmado. A impressão é que ele estava fazendo até pose para ficar bem na foto, pois os bois geralmente não tem o costume de se aproximar tanto das pessoas. 
     Cheguei em Congonhas por volta das onze horas e almocei em um restaurante próximo da rodoviária. Depois consegui encontrar uma ótima e enorme lan house, com cerca de quarenta computadores, e que tem um preço bastante camarada: um real a hora.



Sigo então para o distrito de Alto Maranhão e, por sorte, a famosa basílica fica no caminho, e aproveito para tirar algumas fotos dos profetas. A estrada nesse trecho está em boas condições e rapidamente chego ao distrito, onde tiro a foto de uma prisão em ruinas. O caminho, na maior parte, é coberto por árvores, proporcionando uma bela sombra o que faz com que eu chegue rapidamente ao meu destino final do dia: o distrito de Pequeri. No único bar da localidade, a balconista me cobra preços exorbitantes, e depois, ao me ver sentado descansando, me pergunta se eu não vou prosseguir o caminho, ou seja, dar o fora. Fiquei meio assustado com a receptividade, mas, analisando o distrito, que deve ter no máximo uns quinhentos moradores, chego a conclusão que eles meio que se assustam com estranhos. Ainda bem que sempre trago frutas, biscoitos e granola em minha mochila. Tento puxar conversa com os moradores do distrito, mas eles me olham com desconfiança e são monossílábicos em suas respostas.
cadeia em ruínas

    Após uma breve vasculhada pelo distrito, consigo achar um bom local para montar a minha barraca: o vestiário do campo de futebol, que tem um gramado muito bonito, mais bem conservado do que muito campos de futebol profissionais. 
    Consigo recarregar a bateria da câmera na casa de uma evangélica que me deu um livro para ler no caminho. Aliás, foi a única pessoa do distrito que falou mais de uma sílaba ao falar comigo. No começo, como sempre, pensei que não foram com a minha cara especificamente, mas, analisando bem a situação, chego a conclusão de que é normal esse "estranhamento", já que o distrito é menor do que um bairro de uma cidade de porte médio.
os marcos possuem muitas informações, inclusive históricas

-obs: desculpem a demora em postar, é que dificilmente encontro uma lan house pelo caminho, e quando encontro elas são lentas pra caramba, nem dá para postar todas as fotos. 

4 comentários:

  1. Muito legal sua caminhada , bacana as fotos inclusive a do boi :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por visitar o blog. O boi era tão manso e caminhou até mim e parou, parecia que queria mesmo ser fotografado, ai não teve jeito.

      Excluir
  2. Oi Júlio,
    Passei por aqui só pra ver se está tudo bem com você.Fico feliz pois vejo que está bem. Suas fotos estão lindas.
    Um abraço.
    Sonia.

    ResponderExcluir