sábado, 8 de março de 2014

A arte de Morrigan



    Seu pseudônimo na web é Morrigan. A conheci em um dos vários grupos sobre esquizofrenia que existem no facebook. Certo dia postou algumas pinturas que, à princípio pensei que fossem de um pintor famoso qualquer. Mas não eram. Foram pintados por ela, ou melhor dizendo, através de suas mãos. Vou tentar explicar melhor: Morrigan me disse que suas visões a ajudam a produzir as obras. Um dom? Mediunidade? Sinceramente não sei. Só sei que existe uma relação muito forte entre a "loucura" e a arte. Van Gogh era esquizofrênico. 
    Abaixo, palavras da própria autora dos quadros, explicando como tudo começou:
    "Nunca tinha pegado em um pincel, ao menos em uma tela. Também não tinha paixão por arte, nesta época só trabalhava e mais trabalho. 
    Quando tive um surto e fui parar em um hospital aos prantos sem saber o que estava acontecendo. 
Fiquei ali sentada na recepção do pronto socorro esperando ser chamada, sem saber o que fazer. 
Peguei uma folha que havia em minha bolsa pois sai do trabalho e meu trabalho é de secretária estava com material umas folhas de sulfite, procurei desesperadamente uma caneta um lápis mas nada encontrei, foi que me deparei com um baton e foi ele que me salvou naquele momento a folha de sulfite e o baton começou a dar formas, começou em pequenos pontinhos e terminou em um monte de desenhos, dali então nunca mais parei e hoje cada vez mais e mais minha mente coloca para fora tudo aquilo que tem de dentro pra fora em arte. 
    Depois de várias e várias vezes desenhando em folhas com giz de cera e com caneta e lápis, eu não conseguia me conter,aquilo não era o bastante tinha que ter mais cores mais e mais cada surto cada choro angústia, nervoso tinha que ter mais emoção no papel, foi que fui pegando umas tintas que tinha de tecidos e fui pintando em cartolina, mas só tinha preta e branca e azul e verde elas não me deixavam dar forma me deixavam irritadas, comprei várias canetinhas com o tempo e lápis e caneta de contorno e foi ali que foi saindo dia a dia um desenho uma forma uma cor, com custo comecei a comprar o material para começar a pintar em tela com tinta óleo e foi que me encontrei na minha paixão que quando começo não paro fico horas e horas com músicas clássicas. Hoje trabalho, faço pinturas de acordo com sonhos das pessoas, descobri que se a pessoa me mandar um sonho dela eu transformo em arte e a vida também eu transformo em arte, se me perguntar como é que é isso acontece eu não sei explicar, mas é assim eu quando vejo está lá a pintura feita. Sempre peço para a pessoa me mandar o sonho ou a vida e o repertória da música que ela quer que eu entre na vida eu faço. 
Hoje sou diagnosticada com transtornos mentais e ele me deu isso a arte........."







    Procuro divulgar aqui no blog o trabalho artístico de portadores de qualquer tipo de sofrimento mental, sejam esquizofrênicos, bipolares, boderlines e tantos outro mais. Temos que nos unir para sermos mais fortes e mais respeitados, principalmente. 
    Quem desejar que sua obra seja divulgada é só entrar em contato comigo por email ou por telefone, é só clicar em contatos, no menu acima. 
   Além pinturas, são aceitas músicas, poesias, textos, blogs, ou qualquer outra forma de expressão artística. 

...

4 comentários:

  1. Que lindo!!!!Amei conhecer este blog,tenho um irmão também com esquizofrenia.E gostaria muito que ele se ocupasse com algo,pois nada faz o dia inteiro quando não vai ao CAPS,fica fumando dia todo.Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Existe algum centro de convivência para portadores mentais perto de sua casa? Seria uma boa, pois geralmente quem vai ao centro é por que já está mais estabilizado do que quem vai ao CAPS. Realmente existe uma relação muito forte entre a esquizofrenia e o ato de fumar. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Morrigam lindos trabalhos! Meus parabéns! ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  4. Morrigan a sua Arte impressiona, temos semelhanças entre a loucura a pintura. As cores surgiram em minha vida em meu segundo surto 12 depois do primeiro.quando parecia tudo calmo, uma ruptura da realidade impulsos de pegar tintas se produzir contextos abstratos e internação psiquiátrica onde havia tintas e quando acabavam as telas pintava em azulejos. Mais tarde a grande revelação meu diagnóstico não é esquizofrenia e sim bipolaridade,mas sempre fui tudo delirante. Gostei de sua história de vida de forma entendo o que passa com você. Felicidades e jamais pare de pintar
    Creio que conseguiu a salvação de sua existência, a loucura permite isso.
    Tomo a liberdade de deixar meu e mail, para se um dia quiser se comunicar.

    Dalmo Celso Sassi

    dalmocelso@uol.com.br

    ResponderExcluir