quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Exame de serotonina

    Recentemente uma leitora do blog postou um comentário afirmando que sua serotonina estava baixa, em torno de 6, quando o mínimo aceitável é 50. Fiquei intrigado e perguntei como ela sabia dessa informação. A resposta veio no mesmo dia: ela afirmou que foi através de um exame de sangue.
    Pesquisei no Dr. Google e constatei que esse exame realmente existe. Lembro-me que, por volta do ano de 2005 cheguei a perguntar  à um psiquiatra como eles descobriam que uma pessoa tinha realmente uma depressão. Ele me respondeu afirmando que o diagnóstico era feito baseado no relato do paciente, pois a serotonina era fabricada no cérebro e não circulava pela corrente sanguínea.
    Hoje, depois dessa descoberta, inúmeras dúvidas tomaram conta de minha cabeça. Se esse exame consegue realmente analisar os níveis de serotonina, por que então ele é pouco conhecido?
   A maioria das pessoas que têm depressão desconhecem esse exame, pelo que pude perceber, ao fazer a pergunta para alguns amigos virtuais e pessoalmente também.  Faço esse questionamento por que hoje em dia muita gente confunde tristeza com depressão. Qualquer fato negativo é motivo de se ir ao médico e começar a usar as famosas pílulas mágicas da felicidade. Eu mesmo experimentei a sertralina em um momento difícil de minha vida. Tive uma sensação que não sei se foi uma melhora de verdade. Na época estava triste por um motivo real, pois o local onde morava estava sendo tomado pelo crack. Com o medicamento notei que estava rindo de algumas coisas que não deveria achar graça, como os programas de domingo à tarde.Será que eu estava  me tornando mais imbecil do que já sou?
   Quando tomei a fluoxetina pela primeira vez, me senti super feliz e disposto, mas creio que foi o efeito placebo mesmo. Para mim, naquela época, esse medicamento era uma pílula milagrosa que nos trazia a felicidade, estava ainda no seu auge e era mais conhecida como Prozac. Já na segunda vez que usei, algum tempo depois, não senti nenhuma diferença.
    Voltando ao exame, me pergunto por que os médicos não o utilizam já que os consultórios hoje em dia estão lotados de pessoas se queixando do mal que é um dos que mais afastam as pessoas do trabalho..
Eu mesmo consegui a receita da sertralina em apenas alguns segundos, sem maiores questionamentos do médico, um clínico geral apressado e que costumava errar muito na hora de preencher as receitas. As consultas demoravam em média menos de dois minutos, como se pode ver no vídeo abaixo.
    No momento estou numa moleza de dar dó, não acho graça em nada e estou triste, esta é a verdade. Talvez seja os tais sintomas negativos da esquizofrenia também. Mas creio que não seja tão difícil descobrir que estamos tristes de verdade. Basta analisarmos os fatos, ou será tão complicado isso? No momento não estou morando em um local saudável, o papo no abrigo é deprimente, só se fala em drogas, comida e outras coisas que não me acrescenta em nada. Qualquer coisa pode ser motivo de brigas, basta o cara não estar em um bom dia. Isso não vem ao caso, mas tudo isso me deixa muito triste. O que tenho que fazer então? Sair desta situação o mais rápido possível. Falta pouco para atingir o meu objetivo e finalmente morar sozinho no meu canto. O meu objetivo é comprar algumas coisas antes, mas o principal é ter a paz que sempre tive. Não posso reclamar, eu entrei nesta situação e agora tenho que aturar certas coisas e conseguir sair desse jogo. Como disse anteriormente, a minha vida está parecendo uma espécie de vídeo game, onde tenho que ter muita paciência para ir avançando de fase até alcançar o objetivo final. A fase final é sempre a mais difícil, os dias demoram por demais a passar.
    Então, analisando os fatos, sei que estou triste e desmotivado e provavelmente não tenho depressão, e sim os sintomas negativos da esquizofrenia. Não vai ser uma pílula diária que irá me dar a felicidade. A sertralina não irá acabar com a discriminação contra um cabeludo mochileiro que anda de chinelos
ipanema( é melhor e mais barato do que o havaianas, pode confiar). O antidepressivo também não vai fazer com que eu ache graça nas conversas da maioria dos abrigados. Agora tenho que esperar até as oito e meia da noite, para assim entrar em um quarto mais tranquilo e poder dormir. Os caras mais agitados entram bem mais cedo. A maioria não trabalha e por isso ficam até tarde da noite gritando e fazendo zoeira. Eu, quando tinha energia de sobra, procurava gastá-la fazendo caminhadas e praticando esportes, mesmo quando trabalhava o dia inteiro. Felizmente nem todo mundo do abrigo é assim, tem muita gente boa por lá.
    O que ocorre com a tristeza pode ocorrer com a falta de sono. Os pans da vida não irão pagar suas dívidas ou resolver os problemas que estão atrapalhando o seu encontro noturno com Morfeu.
    Então, pensem bem antes de tentar um antidepressivo e medicamentos para dormir. E, se o exame for realmente eficaz, creio que ele deva ser divulgado para um maior número de pessoas possível. Ou será que existe um interesse em vender um maior número de medicamentos possível?

13 comentários:

  1. julio,

    São tantas coisas que podem influenciar no nosso humor, mas na minha opinião, o pior é o sono ruim....

    Não tenho nenhum problema psiquiátrico. As vezes sinto falta de energia, desanimado....
    Ai vou verificar o que está acontece, percebo que minhas noites de sonos não estão boas....

    Nesse período de seca, com baixa umidade e calor forte, temos dificuldade de respirar quando dormimos, viramos na cama várias vezes.... o sono bom é altamente comprometido!

    Por isso é importante verificar a causa da tristeza, do desanimo.....

    Você está certa...nem toda tristeza é depressão.... e, acho que a maioria das pessoas que estão alimentando o sistema "médico", muitas das vezes, somente a mudança do estilo de vida resolve a questão...
    abs

    Parabéns pela disposição de correr atrás das informações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo realmente, o sono é uma das coisas mais importantes para a qualidade de vida. A diferença é enorme do humor quando dormimos bem e quando passamos a noite em claro. As pessoas estão usando antidepressivos como se fossem remédios para dor de cabeça, ou seja, combatem o sintoma e não a causa do problema. Eu mesmo vou fazer esse exame, e creio que não vai dar serotonina baixa. Obrigado por visitar o blog e pela participação.

      Excluir
  2. Ouvi essa semana de um psiquiatra que um esquizofrenico surtado não sabe o nome, nem idade, enfim não sabe quem é, isso é verdade? Porque já vi uma pessoa em surto com pensamentos obcessivos, delirando, mas em muita coisa raciocinava muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acho que esse psiquiatra está enganado. O esquizofrênico, quando surtado, está fora da realidade, mas não está desmemoriado. Eu mesmo escrevi um livro contando os meus surtos psicóticos, e já encontrei na internet um outro cara contando os seus surtos. Já conversei com vários amigos esquizofrênicos e todos eles disseram se lembrar dos surtos. Alguns que conversei na internet disseram não se lembrar, mas foram muito poucos mesmo. O esquizofrênico quando surtado, raciocina, não fica sem saber o que fazer, mas pensa de acordo com a realidade do que está se passando em sua cabeça. Espero ter ajudado e obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  3. Li num livro que o glúten da farinha de trigo está provocando sintomas de esquizofrenia nas pessoas. A retirada do leite e do trigo de nossa alimentação melhora tudo em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  4. Esse exame de serotonina mede a quantidade no sangue, serve somente para diagnostico de câncer.
    A quantidade no cérebro não é a mesma no sangue, por isso não é usado por psiquiatras. Fonte: google.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação, vou pesquisar melhor, mas no mesmo google a matéria que citei(é só clicar no link, as palavras são marcadas pela cor azul) diz que o exame serve sim para detectar se uma pessoa está ou não com depressão.
      http://www.ehow.com.br/detectar-niveis-serotonina-como_79265/
      Vou conversar com um psiquiatra sobre o assunto, e depois pesquisarei melhor.

      Excluir
    2. oi eu apresentei ao meu psiquiatra, ele não falou nada sobre isso. O problema é que é esperado de quem tem depressão ter serotonina baixa. Mas ele considerou, sim, o resultado. Não achou besteira. Eles não recomendam porque tem costume de analisar o histórico clínico. Não confio em tudo o que o google fala. Se for por ele, vc deixa de ficar de olho e metade dos seus problemas.

      Excluir
    3. Tenho depressão depois que meu pai faleceu tenho dificuldade de aceitar algumas coisa, fiz o exame meu pisquoatra passou deu 10 então o exame existe sim.

      Excluir
  5. Julio,

    Sobre o sono:
    Quando vc caminha várias horas, seu sono é bom ou não?

    Quando vc faz exercício física são liberados vários hormônios, que acalma.......

    E o Leite, já testou se compromete seu humor?
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim o exercício físico me acalma sim, mas ultimamente estou meio desanimado, mas recomendo a todos que façam, principalmente a caminhada ou uma corrida leve, pelo menos. Ou então, para ser mais prazeroso, um esporte que a pessoa goste, pois assim estará se divertindo e se exercitando ao mesmo tempo. O leite no meu caso não altera em nada não, eu não me sinto mal humorado, o que oscila muito em mim é o estado de ânimo, e até hoje não sei como estabilizar isso sem usar os medicamentos, pelo que vi, não são assim tão eficazes. Obrigado pelas dicas e pela visita.

      Excluir
    2. vc nao considera levar o chimbinha morar com vc quando achar um ap? a maioria aceita, hoje. ai poderia ver com uma ong de conseguir a castração e vacinas.

      Excluir
    3. Infelizmente consegui me aposentar somente com um salário. Com algum esforço conseguirei encontrar um quarto em um lugar tranquilo. O Chimbinha está se tornando um problema para mim, pois late muito quando as pessoas passam perto de mim no parque. Mas ele é muito dócil e medroso na verdade. Acho que vou ter que eu mesmo levá-lo à sociedade protetora dos animais. Obrigado pela dica.

      Excluir