sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Blog eclético


Dicas para o seu PC 
    Bem pessoal, hoje não irei falar especificamente sobre a esquizofrenia. Digo especificamente, pois, mesmo querendo falar sobre outros assuntos, essa patologia sempre acaba se intrometendo nos posts e acabo falando um pouco sobre ela, pois, infelizmente, não tem simplesmente deletá-la do meu HD. 
    Mas este post é mais para quem não tem muita intimidade com informática, PC's e notes. Às vezes, do nada, o computador dá uma travada, fica lento e ocorrem outros problemas que não sabemos de onde vieram. Então, o que fazemos? Sem saber o que fazer, levamos o nosso querido aparelho à um técnico(tem gente que prefere dar uma porrada nele). E ai temos que contar com a sorte de encontrarmos um profissioanl e uma loja honesta, pois o aparelho pode estar com um simples problema, mas, infelizmente muitos caras inventam defeitos e cobram uma fortuna. Estudei eletrônica e sei como é isso. Certo dia resolvi testar um técnico desses. Na época tinha uns 22 anos. O meu radinho estava com o transformador queimado, e então pedi para o cara fazer um orçamento e ele inventou alguns defeitos e o preço que ele cobrou dava para comprar um novo... 
   Mas, felizmente existem as lojas inteligentes e honestas, pois a honestidade acaba gerando a confiança e assim se conquista um cliente. 

Avast
       Ano passado, fui para a biblioteca do parque da juventude, em São Paulo, para passar o dia acessando a internet.  Quando liguei o note, um susto. O tempo foi passando e nada da tela inicial aparecer, apenas a tela preta...
    - Pronto! Os caras me venderam um notebook estragado!... foi o que pensei, pois comprei o produto de segunda mão, ou terceira, sei lá... 
    Depois do susto e irritação inicial, consegui me acalmar um pouco e desliguei o note na tecla de liga e desligar mesmo, o que não é muito recomendável, mas não tive outra opção. Liguei o aparelho novamente e, para a minha alegria, o sistema se reiniciou e o querido note estava funcionando normalmente. Resolvi então consultar o Dr. Google digitando no campo de pesquisa:
    - Windows 8 tela preta. 
    Apareceram vários resultados, sendo que a maioria relatava que o problema poderia ser uma incompatibilidade entre o antivírus avast e o sistema operacional da microsoft. Descobri que tinha que fazer algumas configurações específicas na hora da instalação deste antivírus. Resolvi então procurar um outro programa para a proteção do note e, depois de muitas buscas e pesquisas, acabei achando o Panda Cloud Antivírus.
    
    Ele é um antivírus leve e exige menos do PC do que os outros antivírus, pois o sistema dele é cloud, ou seja, "as coisas" desse programa ficam armazenadas nas nuvens. Brincadeiras à parte, esse termo nas nuvens é usado por que o acesso ao programa é feito pela internet, não precisando ocupar tanto espaço no computador e não usando tantos recursos do mesmo, como acontece com outros programas. Hoje em dia nem precisamos instalar programas de edição de fotos, por exemplo. Existem vários sites que fazem isso, usando a tecnologia cloud. Creio que muitos leitores já salvaram alguns arquivos "nas nuvens" através dos serviços de seus emails. Por exemplo, o outlook usa um serviço chamado de onedrive. É a melhor forma de guardar os seus arquivos. Já pensou se o HD de seu note estraga ou então o mesmo é roubado? Como fazer para recuperar as fotos dos melhores momentos de sua vida? Não é difícil usar estes serviços, basta ter uma boa conexão com a internet, e um pouco de paciência, pois o processo é um pouco demorado. Não estamos baixando arquivos, e sim o oposto, estamos enviando os arquivos para serem hospedados nestes serviços. 
    Já pensei em saber como funciona esse esquema de "nas nuvens". As coisas devem estar armazenadas em algum lugar, sei lá. Não tem como ficar nas nuvens. Seria um HD gigante? Afinal, muita gente usa esse serviço, não tem como os arquivos estarem flutuando por ai no espaço...
Mas resolvi deixar de lado essa questão, acho que essa mania de querer saber de tudo sobre tudo é que me ajudou  ficar meio pirado. O meu HD acabou ficando meio danificado pelo de informação e creio que a minha memória RAM também esteja falhando...
   O antivírus Panda, além de ser leve, é bom. Após instalá-lo, fiz uma varredura no note e o programa encontrou quatro vírus que o avast não havia detectado. É um antivírus discreto, é para instalar e esquecer, pois ele faz o resto. O único problema é que no início ele ficava exibindo na tela do note uma propaganda para se adquirir  a versão completa do programa, que é paga, por conter mais ferramentas. Não adianta clicar no x, depois de um minuto a propaganda voltava, mas, felizmente, depois de vários dias, ela parou de incomodar e não voltou mais. 
    E não foi somente a tela preta que me fez desistir do avast. A verdade é que esse antivírus é mais hipocondríaco do que eu, relatando vários arquivos "falso positivo"
    E, para piorar as coisas, ainda tem os sustos que a mulher do avast me dava quando as atualizações de vírus eram atualizadas. Oras, e precisa ficar avisando isso toda hora? Não tem como fazer isso e ficar calada? Será que ela não acha que assusta as pessoas, principalmente quando estamos escutando ou música, ou simplesmente no maior silêncio lendo algo no pc?

    Então, apesar do avast ser quase uma unanimidade entre os técnicos de informática, resolvi baixar e usar o Panda que está até hoje funcionando muito bem aqui no meu note. Não é difícil instalar um programa, só é preciso de um pouco de atenção, pois a maioria deles querem que você instale um monte de outros programas junto. É só ler com bastante atenção e ir desmarcando as caixinhas...
cuidado na hora de instalar programas...


    Na hora de desinstalar os programas, também é necessário um cuidado especial. Se você usar o próprio windows para desinstalar um programa, o que vai acontecer é que o sistema irá acionar o desinstalador do próprio programa, e isso não é nada bom, pois o mesmo irá deixar um monte de coisas e sobras do programa que, juntamente com as sobras dos outros programas irão se juntando e com o tempo podem deixar o seu pc lento. Esses programas às vezes se comportam como nós, seres humanos, ficam magoados quando os desinstalamos e parecem nos dizer; "Ah é né? Eu vou embora, mas você não vai se esquecer de mim nunca mais!" E então deixam em nossos pc's um monte de arquivos inúteis. Mas existe uma solução para esse tipo de problema:  o poderoso removedor de programas Revo uninstaller! Basta baixar e usá-lo, clicando no link(palavras azuis). Esse desinstalador sim resolve o problema, não deixando vestígios do software que foi removido do computador.
    Para finalizar este assunto, vale ressaltar que o melhor antivírus é o próprio usuário. Não podemos sair clicando  em qualquer link de emails suspeitos, que pedem para acessarmos certas fotos, ou então que nos induzem a acreditar que poderemos ganhar algum prêmio ou dinheiro de maneira fácil. Ainda tem as mensagens de "bancos", que, a maioria sabe, são falsas, pois os próprios bancos afirmam que não enviam emails para os seus clientes para fazer qualquer alteração, cadastro, etc. 
quem nunca recebeu email de banco, mesmo não sendo cliente dele? 

    Problemas como esse mostrada na figura acima não tem como resolver de imediato, mas podemos contribuir para que diminuam. Acho que a maioria das pessoas, quando abrem o lixo eletrônico dos emails, fazem o que é mais fácil: esvaziar. Com um úmico clique esvaziam o lixo dos emails. Mas, depois saem reclamando quando no outro dia os mesmos emails aparecem em sua caixa. O que se pode fazer? Bem, existem duas soluções: a primeira é clicar na setinha ao lado de "não é lixo eletrônico> e depois clicar em "tentativa de phishing". 
    Mas é se você estiver recebendo emails indesejáveis, que não sejam tentativas de phishing( do inglês, pescar) você pode simplesmente bloquear e assim não receberá mais o email do endereço citado. Já recebi email de "mim  mesmo", e não tive como bloquear, afinal como nós mesmos vamos nos bloquear? Então é só marcar o email e clicar em tentativa de phishing.
você já recebeu email de você mesmo?



Como converter vídeos do youtube para mp3
    Muitas pessoas não tem intimidades com certos programas e também não sabem como baixá-los. E ás vezes querem baixar aquela música que viu no youtube para colocar em seu celular ou simplesmente armazená-la em seu pc. Um dos programas mais usados para converter vídeos do youtube é o atube cather
   Realmente, esse programa é excelente quando o assunto é baixar e converter vídeos, mas não é a opção mais simples e rápida quando queremos só a música e não o vídeo propriamente dito. 
    Eu uso o youtube to mp3. Não é um programa, é um site que faz todo esse trabalho de uma forma simples e bem mais rápida do que a maioria dos programas indicados para esta ocasião. O procedimento é bem simples: 
1- Abra o vídeo do youtube que você quer converter para mp3
2-Abra uma página em branco do seu navegador e cole o seguinte link do site:
3-Agora, copie a url do vídeo e cole na barra do site youtubemp3 e clique em "convert video". Depois da conversão, é só clicar em download e pronto! Agora você já pode passar a música para seu celular.
obs: já deixo salvo na barra de favoritos o link do youtube e do site para a conversão, então tudo fica bem mais rápido, como podemos conferir no vídeo abaixo:



Navegador: qual o melhor?
    
Opera é um bom navegador
    Bem essa é uma discussão um tanto o quanto complicada, por isso não vou entrar em detalhes, ressaltando que as dicas são para os usuários menos experientes. 
    O mais conhecido é o internet explorer, é óbvio, pois ele já vem instalado no pacote do windows, afinal quem o criou o sistema foi o tio Bil né?
    Mas muitos usuários reclamam que esse navegador da microsoft é um pouco lento e então migram para o google chrome. Mas o navegador da google, com o tempo e as atualizações, foi ficando cada vez mais pesado e passou a consumir muita memória ram, segundo alguns relatos. A alternativa para esse segundo problema pode ser o navegador mozilla firefox que usa um pouco menor a memória ram do pc, mas que infelizmente trava com frequência e não tem a velocidade do chrome. 
    Então, será que existe uma solução alternativa para esses problemas? Um navegador que não se destaque apenas por um quesito, e deixando a desejar em outros itens? Um navegador, podemos dizer, equilibrado?
    A resposta é sim! E o nome do navegador deve ser um pouco estranho para a maioria dos usuários inexperientes: Opera. Apesar de não ser muito famoso, esse navegador não decepciona. Tem um visual legal e moderno, não consome tanta memória do PC e, ainda por cima é veloz, quase se aproximando do chrome nos vários testes realizados. É preciso ressaltar que o teste mais recente do link que coloquei foi o de 2014, e os navegadores estão sempre se atualizando, e podem trazer melhorias, e, em alguns casos, podem até piorar em alguns quesitos. 
    Estou usando o Opera há uns vinte dias e estou satisfeito com o desempenho. A única coisa que me causou estranheza foi o fato dos favoritos e as ferramentas estarem do lado esquerdo da tela, mas, com o tempo acabei me acostumando. Aliás, os favoritos neste navegador recebem o nome de marcadores. 
podemos personalizar a página inicial do Opera

    Mas, e quem não tem muita experiência, como fazer para baixar estes programas? Eu uso e confio no baixaki, que dá todas as indicações de como usar o programa a ser baixado. Uma dica. na hora de baixar: não use o instalador do site baixaki, baixe sem o instalador mesmo, é só prestar atenção nos programas que tentam adicionar outros softwares em seu pc. É só ter atenção e ir desmarcando as caixinhas. Mas o principal atrativo deste site é que os usuários podem postar seus comentários sobre os programas, o que é uma ajuda e tanto para se escolher qual o melhor para as nossas necessidades.
   Para instalar os programas, nunca use a "instalação padrão" e sim a instalação personalizada ou customizada, onde você poderá escolher o que baixar em seu pc. Quem nunca se deparou com um programa ou um ícone estranho em sua área de trabalho? Já ouvi relatos de que um certo programa se "auto instala" do nada. Isso mesmo, de uma hora para outra, ele aparece e é aquela dificuldade de tirá-lo do pc. Sem contar as páginas iniciais que são alteradas...
essa página inicial é uma das mais "intrometidas"...

    Bem pessoal, é isso. Esse é o blog do esquizo, o mais eclético do Brasil. Esquizofrenia, dicas de saúde, curiosidades, dicas de saúde e informática, viagens, conversa fiada, etc. Tudo isto você encontra em um só lugar!
Parece até propaganda de algum produto, shasuahsuashas Mas a verdade é que não ganho dinheiro nenhum com o blog e quase nada com os livros que vendo. Faço isso por prazer, por que gosto de escrever, sempre gostei de ler e escrevo desde os 20 anos de idade. Foi uma pena ter rasgado o que havia escrito antes de surtar, pois só registrava coisas bacanas e engraçadas, mas, infelizmente tive que me  desfazer dos cadernos. Na cidade onde tive os meus surtos, haviam pessoas curiosas que viviam fuçando os meus escritos, e, infelizmente alguns indivíduos que queriam o meu mal acabaram descobrindo o que era um dos meus pontos fracos: a palavra. A verdade é que preferia receber uma porrada no meio do focinho do que ouvir certas coisas. Preferia, por que surtar e passar por certas dificuldades me tornaram uma pessoa mais forte. 
   Como ia dizendo, o blog se chama Memórias de um esquizofrênico e não memórias esquizofrênicas, então, me sinto à vontade de postar outros assuntos. Espero que tenham gostado de minhas dicas de informática para iniciantes e os que não são iniciantes por não levarem jeito pra coisa mesmo. Isso acontece com todo mundo, tem coisas que, mesmo se estudarmos muito e  por muito tempo, não iremos adquirir conhecimentos mais profundos, simplesmente por não gostar ou por não levar jeito mesmo para a coisa. 
    Qualquer dúvida sobre o que foi postado, é só me perguntar nos comentários. Se estiver ao meu alcance responderei com o maior prazer. 
pra tudo se tem uma solução...

7 comentários:

  1. Olá Júlio, gostei das dicas principalmente do antivirus. Em um post anterior você disse que queria jogar F1 no notebook. Lembrei que jogava um que era bom em gráficos e talvez funcionasse no seu notebook por ser antigo, você não vai encontrar ele para comprar, mas pode baixar. Achei um torrent dele segue o link: http://torrentsgames.org/pc/f1-challenge-99-02-pc.html (para baixar é necessário você ter um programa para baixar torrent eu indico o Bit Torrent, mas existem outros.) Espero que goste! Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o panda antivírus é muito bom e discreto. Ele detectou arquivos que o avast não detectou. E ele é discreto, quase não nos lembramos dele, pois faz as atualizações automáticas sem avisar. Não fica relatando falsos positivos e é muito leve. Vou dar uma olhada nesse fórmula 1, eu tinha o 2008, só que quando sai de Ipatinga passei o dvd para um amigo. Vou dar uma olhada nesse link. Obrigado.

      Excluir
    2. Baixei o bit torrent, e ele é um utorrent melhorado, pois a velocidade de download é muito maior. Não sei o que aconteceu, mas do nada o utorrent passou a baixar com uma velocidade muito baixa qualquer arquivo, e então até tinha removido do meu note. Agora resolvi testar o bit torrent e está baixando o jogo na velocidade normal. Obrigado. Depois comento se o jogo é legal.

      Excluir
    3. Foi uma pena, deu para baixar o jogo, mas, na hora de descompactar, foi pedido uma senha, mas o site que fornece a senha parece que não está funcionando. Mas, mesmo assim obrigado.

      Excluir
    4. Olá Júlio, não vamos desistir na primeira tentativa.
      Procurei bastante e encontrei algumas opções. Segue o link para download http://mundoautomoblismo.blogspot.com.br/p/download.html. Nesse site tem algumas opções de jogos de carro. Indico o NASCAR SIMRacing, é bom e deve funcionar.Nesse primeiro site tem alguns jogos em downloads em sites de downloads e alguns torrents, basta você prestar um pouco de atenção. Tem alguns F1 no site.
      Achei esse link torrent parece ser da versão original do jogo:https://kickass.so/f1-challenge-99-02-zip-t424754.html
      Agora também achei esse link torrent: https://thepiratebay.se/torrent/4229173/PC_F1.Challenge.99-02-08-delux-.direct.play.request.-ToeD. É um mode do F1 Challenge 99- 02 de 2008. Pode ser uma opção apesar de eu gostar da versão original com os pilotos antigos, não gosto muito de versões modificadas.Espero que algumas dessas opções sejam úteis.Até mais!

      Excluir
  2. Oi, Julio Cesar! Meu nome é Ana e eu sou paranóica. Minha mãe é bipolar. Gostei muito do seu blog e acho que mais pessoas deveriam ter um blog como o seu, que é espaço de discussão lúcida de doenças psíquicas. Parabéns pelo blog! Caí primeiramente num post que fala sobre suas manias de perseguição. Daí vi o vídeo do TED TALKS com a Eleanor Longden, que achei ótima dica. Eu tomo olanzapina e dou super certo (vi a postagem sobre você ter sentido muito sono - eu também sinto, mas foi ao que melhor me adaptei. e me engordou bastante, cheguei a sair de 55 kilos para 72. Hoje estou com 64.)
    Continue escrevendo! Graças ao seu blog, acho que já tenho ao menos 1 reduto para visitar "loucamente" aqui na web hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana pela visita ao blog e pelas palavras. Realmente continuar a tomar os antipsicóticos e engordar é um dos maiores desafios, principalmente para as mulheres. Mas você me parece ter consciência do que é o melhor para você, e, se o medicamento está lhe fazendo bem, então continue o tratamento, pois, com o tempo e com a melhora, o psiquiatra poderá ir diminuindo aos poucos. Abraços e continue a visitar loucamente o blog, pois é o retorno dos leitores que me incentivam a continuar a escrever.

      Excluir