sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Divagações Esquizofrênicas-14

Estrada real: lá vou eu!!!

saudades dos marcos da estrada real....
    Depois de três anos e alguns meses irei voltar a pôr os pés novamente nos caminhos da estrada real. Isso mesmo! Disse pôr os pês, pois as lembranças dessa minha aventura nunca saíram de minha mente aventureira desde que conheci o caminho, em meados de 2012. Antes de conhecê-la realmente, fiquei um ano viajando virtualmente na internet, em busca de informações e dicas sobre como percorrê-la. E, claro, tomando coragem também, pois hoje em dia o mundo está muito violento.  E a gota d'água para abdicar do conforto do meu quartinho e sair viajando por aí foi o inferno que se transformou o local onde eu morava, em Ipatinga, devido à "expansão" do crack. Apesar de pagar um aluguel relativamente barato e ter um quarto razoável, não tive dúvidas em comprar a mochila e a barraca e cair na estrada. E foi paixão à primeira vista pelos vales e montes da minha querida Minas Gerais.
    Gostei demais das minhas andanças pelos estados do Espírito Santo e São Paulo, mas a simplicidade e a receptividade do povo do interior de Minas Gerais não tem igual. E pão de queijo também né? O problema no dedão do meu pé esquerdo ainda continua, mas já deu uma boa melhorada depois que comecei a usar um tênis super macio e com a numeração um pouco maior do que a uso costumeiramente (uso o número 41, mas o vendedor me passou um tênis de número 43 e ficou muito bom, não apertando o dedão que está com problemas).
    Então passei a pesquisar no "Dr. Google" alguns exercícios de fisioterapia para os joelhos que é a articulação que está mais sofrendo no momento pelo fato de ter que andar sem forçar o dedão problemático. A cada dia que passou estou sentindo menos pressão no joelho e também menos dores musculares quando vou almoçar no restaurante popular, aqui "pertim" de casa. Deve dar quase 4km na ida e volta, mas como todo bom mineiro que sou... 
    Infelizmente a realidade está sendo essa: estou conseguindo melhores resultados com o “Dr Google” (com letras maiúsculas mesmo) do que com o próprio sus (merece letra minúscula). E o engraçado é que quando vou consultar com esses médicos tenho que ouvir que não é para acreditar em tudo o que vejo na internet.... Oras, se os próprios médicos não nos dão atenção e não dialogam com a gente... É um pouco contraditória esses dizeres dos médicos do sus. Quando vou consultar, a impressão que tenho é que a consulta é um grande favor, e que estou ganhando e não a pagando com os impostos do dia a dia. Claro que existem bons profissionais no sus, mas infelizmente estão cada vez em menor número. Me lembro bem quando consegui a minha primeira consulta com o ortopedista em razão do meu problema no dedão do pé, e foi uma grande frustração:
    - Isso é coisa da idade mesmo... - me disse o maledito, ao ouvir o meu breve relato sobre a situação do meu dedão,  sem ao menos dar uma olhada no meu pé... E olha que naquele dia usei meia limpa e caprichei no banho de manhã.
    Assim como não me entreguei e não me entrego na luta pela minha saúde mental, também não irei me entregar na luta pela minha saúde física e pelo simples direito de ir e vir. Confesso que tentei o pior quando o meu tornozelo ficou bastante inchado pelo fato de estar andando incorretamente. Me lembro daquele dia, foi um domingo e o meu tornozelo doía muito, mal dava para andar. Supliquei uma muleta nos grupos do facebook e fui para a UPA por volta das onze horas da manhã. Fui transferido para um hospital e voltei sem nenhuma melhora por volta da meia noite. Havia saído do hospital com a agulha do soro “milagroso” ainda no braço, sem o pessoal da segurança perceber, pois estava com blusa de frio. Mas, para o meu azar ou sorte, quando cheguei em casa o sangue havia coagulado e não seria mais possível deixar o sangue se esvair até a última gota. Acho que não iria estar aqui escrevendo estas linhas se o sangue não tivesse coagulado.
     Mas deixemos as coisas tristes para trás. Estou fazendo a minha fisioterapia e confesso que está dando melhores resultados do que a que fiz com as “profissionais” no centro da cidade. Lá o atendimento é padronizado em dois modelos: quem estava imobilizado devido à uma cirurgia ou fratura e a fisioterapia dos idosos. Somente isso. Os exercícios eram passados e as profissionais ficavam no zap zap boa parte do tempo. E nada de diálogo e atendimento individualizado. O jeito então é seguir a minha fisioterapia, ouço o que o meu corpo está querendo me dizer e ai vou dosando a carga.
     Depois da fisioterapia, irei começar a fazer alguns exercícios mais leves com aqueles aparelhos coloridos que a prefeitura de Belo Horizonte coloca nos parques, praças e outras áreas. A maior parte das pessoas que fazem estes exercícios são da terceira idade, me sinto um pouco estranho no meio deles, mas o bom que já vou me acostumando e aí não será um impacto tão grande assim que chegar a hora de ficar somente nesses aparelhos.
    Assim que começar a fazer os exercícios com certa fluidez, passarei a correr, ou melhor, a trotar e depois sim a correr. E ai logo depois irei fazer os exercícios um pouco mais puxados, para estar em forma para pegar a mochila (11kg) e pôr os pés na estrada.
cachoeira Tabuleiro, no caminho dos Diamantes, com 273m de altura, é a segunda maior do Brasil...

    Creio que em dois meses estarei pronto para percorrer sem sofreguidão os belos caminhos do meu estado. Claro que tem um pouco de sofreguidão sim, afinal estamos em Minas e são muitas serras. Além das intermináveis subidas e descidas, tem o calor, o frio, a chuva, as trilhas... Mas confesso que foram os melhores perrengues que já enfrentei em toda a minha vida. Quero suar, correr, andar, pular na água (não sei nadar), Quero ganhar água gelada quando estiver sedento no caminho e avistar uma simples casinha na beira da estrada de terra e "trocar dois depois de prosa" com o povo do interior das minhas Minas Gerais. Me lembro das minhas risadas quando me perguntavam se eu estava pagando promessa ou fazendo penitência ao me verem com a mochila nas costas....
    Missão dada é missão cumprida! Fiz apenas dois dos quatro caminhos da Estrada Real. O tempo é implacável e, se bobear, não vai dar tempo de terminá-los. Já inventaram um quinto caminho, chamado de "Caminho religioso", que é basicamente o Caminho Velho, só que incluíram algumas cidades, começando na "devotíssima" cidade de Caeté-MG e terminando em Aparecida do Norte, em território paulista. Sei que estou correndo um risco do meu pé piorar ainda mais no caminho, mas estou sentindo que pelo sus não irei conseguir nada. Não sei se irei me acostumar a conviver com essa dor no pé, mas vamos lutar.
    Então é isso pessoal, acredito que em alguns meses estarei postando não mais nesse quarto onde estou morando atualmente e sim em uma lan house em uma cidadezinha ou povoado do interior de Minas Gerais.
    Irei fazer os dois caminhos restantes de uma vez só. O Caminho dos Diamantes, (395km) que começa em Diamantina e termina em Ouro Preto, e o Caminho Novo (515km) que começa em Ouro Preto e termina em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Claro que irei dar uma parada de alguns dias em uma pacata cidade qualquer para descansar minhas canelas, pois não sou maratonista e a minha intenção não é chegar logo "nos finalmente"* e sim  ter esse contato maior com a mãe natureza. Vou sentir saudades da minha caminha, do meu home theather, do notebook, do ventilador que ameniza o calor da tarde, de poder tomar banho na hora que der vontade, de poder usar o banheiro assim que der vontade também. Sentirei também muitas saudades dos filminhos que assistia pela internet na TV, graças ao bendito cabo HDMI, que, para mim, é a maior invenção do século...
Só espero que o meu anjo da guarda não peça aposentadoria depois que resolvi voltar as minhas andanças....

* estou começando a falar como o Odorico Paraguaçu, estou assistindo a novela "O Bem Amado"de 1973. Me lembro que era bem pequeno, mas não perdia um capítulo.

A consulta com o ortopedista consegui gratuita com um particular. E ele recomendou usar uma palmilha especial para proteger o dedo com problema. Ela custa 200 reais. E, caso não o problema não seja resolvido, a solução definitiva será a cirurgia mesmo.

o halux está mais do que rigidus, está detonado mesmo, e o jeito vai ser entrar na faca mesmo. Mas com halux ou sem halux, vou fazer o caminho da estrada real. Esses médicos que me atenderam não sabem o que é andar mais de dois anos com dores do dedão do pé e na musculatura toda e articulações. 
    Essa é a situação do meu halux rigido. Infelizmente só o halux que anda rígido ultimamente por aqui, pois estou numa pasmaceira danada. Mas com halux ou sem halux vou terminar de fazer os quatro caminhos da estrada real. Esses médicos do sus não sabem o que é andar por mais de dois anos com dores no dedão do pé, na musculatura e nas articulações e vendo sua saúde ir por água abaixo lenta e gradativamente.
   Pode parecer um simples problema, mas não é. O problema é o local onde está o problema, que é uma importante articulação, sempre a usamos ao dar um passo. E então ando de uma forma errada, para não sobrecarregar e detonar ainda mais a articulação. E ai o corpo cobra:a musculatura da perna dói um bocado e as articulações também. No começo não era visível o problema, mas com o tempo as coisas foram piorando e o dedão está um pouco deformado, como se pode ver na imagem acima.
E é literalmente uma bola de neve, pois engordei três quilos  e meio devido ao sedentarismo. E com o aumento de peso, as articulações sofrem ainda mais.
Algumas pessoas se ofereceram para ajudar no pagamento da consulta, mas já retirei a postagem em que pedia ajuda, pois, como já relatei, consegui uma consulta gratuita com um especialista dos pés super gente boa. Quem ainda estiver em condições de me ajudar entrem em contato comigo pelo email ou pelos comentários do blog.
juliocesar-555@hotmail.com

16 comentários:

  1. Oi Julio. Então já que conseguiu a consulta, quero depositar para você então para a Palmilha, mas acha que já resolve? Quanta tá em média o valor da palmilha?
    A conta que você postou é poupança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Resolver tenho quase certeza que não vai resolver, mas acho que vai amenizar um pouco. É uma palmilha que é feito sob encomenda, de acordo com o problema e as medidas dos pés, por isso ela não é barata. Ano passado pensei em comprar uma, mas estava sem dinheiro. Estava custando 220 reais. Acho que vai ajudar um pouco a firmar o pé esquerdo e diminuir um pouco a dor, ainda mais que pretendo fazer o caminho da estrada real.
      A conta que postei é conta poupança sim.
      Obrigado.

      Excluir
    2. E o médico também foi claro, que é necessário primeiro testar a palmilha. Caso não melhore, ai sim ele irá pedir a cirurgia. Mas, como você pode ver pela foto, o osso está deformado, e andar de chinelo dói também. Mas os médicos são um pouco teimosos, eu mesmo não gosto de operação, até hoje nunca fui operado, mas acho que não tem outra solução.

      Excluir
    3. Ótimo. Bom, vou depositar para você 300 reais para a palmilha e espero que já ajude um pouco. Mas procure também a clínica popular que indiquei no link, pode ser que tenham atendimentos com preços mais acessíveis. E boa caminhada! Admiro sua lucidez e seus textos. Boa sorte.

      Excluir
    4. Muito obrigado pela ajuda. Creio que a palmilha vai dar uma aliviada no dedão na hora de andar. E também caso não funcione os médicos terão que me indicar a cirurgia, pois já passei pela fisioterapia sem sucesso. Vou dar uma olhada sim na clínica popular, pois estou há um mês esperando o retorno da gerente do posto de saúde sobre a minha consulta e irei lá amanhã.
      Obrigado.

      Excluir
  2. Ola Julio, mandei e-mail no seu hotmail. abs.

    ResponderExcluir
  3. Quando eu tinha uns 9 anos, fui diagnosticado com TOC, o psiquiatra perguntou se eu tinha medo de algo e eu disse que não, acho que não queria ser taxado de louco. A questão é que com 10 anso eu começei a "entrar" nas séries e filmes que eu asssitia, começei a me sentir perseguido por monstros, e eu tinha poderes "especiais", tipo onipotência, ai começei a ver tipo em segundo plano da minha visão como se fosse fumaças escuras e essa seriam o mal. Eu eu, na minha mente, protegeria as pessoas dele, mas não era tão forte quanto hj. Hj eu me sinto perseguido por uma pessoa da escola e esse pessoa çarece querer roubar meus "dons", minha criação e meus amigos, então na minha mente eu criei escudos pra minha família, amigos e eu mesmo, como se eu tivesse criado algo extremamente complexo, que não tem como explicar aqui. Se eu anda na direção de uma pessoa vem um pensamento que diz algo como " vc acabou de amaldiçoar fulano a fazer tal coisa" e eu numa desesperada tentativa de reverter isso fazia várias vezes tiques e repetições que tirariam o mal da pessoa. Se eu fico com raiva de alguém uma voz me diz que por isso eu tiro a felicidade ou amaldiçoo fulano da pessoas e que como prova basta eu olhar pra ela, então eu olho e fico procurando provas de que aquilo é real, acontece que se a pessoa não estiver visivelmente feliz minha mente me diz "tá vendo vc deixou ela triste", e du fico "não é real", muitas vezes eu cedo para o pensamento me deixar, mas nunca machuquei ou coloquei alguém em perigo por conta disso e tenho consciência de que é uma doença. Uma parte muito ruim é que vem na minha mente flashs e pensamentos ruins e pervertidos em relação a minha família e amigos e até blasfêmias em relação a Deus, em quem eu acredito, além disso tenho a sensação que por qualquer coisa serei castigado, mesmo o que eu pensando não sendo minha culpa. Há uns 6 meses, eu pensei "isso não pode ser TOC", então fui pesquisar e li sobre os sintomas da esquizofrenia, mas eu não ouço vozes ou tenho alucinações, a voz que me fala é como se fosse minha, esses dias li sobre psicose, não sei se pode ser, também vi que a esquizofrenia pode interferir na área racional e nas funções congnitivas,esses além da memória e coordenação motora, fiquei muito preocupado com isso. As vezes eu penso algo como"vou pegar meu lápis" quando vejo estou na cozinha com um copo na mão, percebo estar esquecendo a forma correta de escrever as palavras (sempre fui ótimo em português, levando notas altas em gramática), meu raciocínio lógico está falho, como se eu quisesse usar minha lógica maluca(eu entendia matemática muito bem), sinto dores de cabeças, tonturas e uma vez conversei com uma amiga por uns 30 segundos como se não fosse eu, as vezes tenho a impressão de ter experiências de desrealização(acho que é esse o nome). Quanto aos sintomas negativos, não tenho muito, eu amo sair, conversar, rir e me movimentar. Por alguams vezes vem uma sensação de como por alguns minutos eu ficasse sem pensamentos assim ou como se não ligasse como uma espécie de "surto de normalidade", acho que quase sempre tenhos esses sintomas, não sou como os outro que podem passar horas ou dias sem. Fica a dúvida. Como contar pra minha família e amigos? Eu vou poder me formar e trabalhar se eu fizer o tratamento direitinho? Vou poder dirigir? Como dizer "mãe e pai, eu posso ser esquizofrenico"?. Acho que a questão é que eu não estou pronto para adimitir de vez para mim mesmo, já que minha família e amigos ne ajudariam. Enfim, espero a ajuda de vc possa me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Talvez você tenha um sentimento de culpa exagerado e as vozes que você ouve são de sua própria consciência te culpando baseado no seu sentimento de culpa que talvez não corresponda à realidade.
      Tive um pouco disso também.
      Mas não sei como posso te ajudar, o que posso te aconselhar é fazer uma análise de sua vida e não se culpar tanto, caso tenha esse sentimento de culpa exagerado.
      Você está com quantos anos?

      Excluir
    2. http://memoriasdeumesquizofrenico.blogspot.com.br/2012/08/complexo-messianico.html

      Excluir
  4. Oi Júlio, fico feliz que está melhor e pensando em voltar a fazer caminhadas.
    Está bem da esquizofrenia, tem tomado os remédios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Em relação ao pé não melhorou muita coisa não, o que está ajudando é um tênis que consegui achar no mês passado. A dor no dedão continua, mas dá uma aliviada geral nas articulações e ai dá para caminhar melhor. E tenho que fazer os outros dois caminhos da estrada real, pois já estou quase com 48 anos e o sus infelizmente parece que não vai me ajudar nesta questão.
      Em relação a esquizofrenia, as paranoias de sempre, mas o problema maior são mesmo os sintomas negativos no momento. Mas não desisto e me colocar desafios ajuda um pouco a viver.
      Obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  5. Julio vc aceita companhia nessa viagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      É uma viagem longa, que tem muitos perrengues. Tem que carregar a mochila, e são muitas serras, as descidas também são complicadas. Até hoje só conheci uma pessoa que fez estes caminhos a pé, mas ele tinha condições de dormir em pousadas, e ai a mochila dele só tinha algumas roupas mesmo. Já pensou em fazer de bike?

      Excluir
    2. Da pra fazer de bike? Mas eu teria que perder alguns kilinhos antes.

      Excluir
    3. Dá sim, aliás encontrei muitos caras de bike fazendo alguns trechos do caminho. A pé mesmo só eu e um amigo que conheci na internet que citei no comentário acima. E para fazer a pé com a mochila pesada ai teria que se preparar bem fisicamente. Mas se tiver condições de dormir em pousada ai é só fazer algumas caminhadas antes, pois a mochila não fica tão pesada assim, pois você só tera que levar as roupas e água.

      Excluir