sábado, 30 de dezembro de 2017

O direito de ficar só


     Antes de mais nada irei falar um pouco sobre o meu detonado dedão do pé esquerdo, para assim poder chegar com maior clareza ao propósito do título da postagem.
    Ultimamente tenho falado tanto nesse meu pé que cheguei seriamente a pensar em mudar o nome do blog para "Queixas de um elemento com hálux rigidus"...
    Como a maioria dos leitores devem saber, o máximo de atendimento nessa área que consegui do SUS nesses anos de luta foi uma palmilha, que, além de não aliviar merda nenhuma, acabou detonando o meu joelho, pelo simples fato dela não ser moldada de acordo com o tênis que uso com mais frequência. Os caras simplesmente metem o seu pé no gesso e moldam a palmilha. E ela, como num passe de mágica, terá que servir para todos os tipos de calçados possíveis....
    Então, há cerca de um ano atrás enviei despretensiosamente um email para a rede Sarah, que faz uma atendimento gratuito na área de ortopedia aqui em Belo Horizonte.
    Cerca de oito meses depois, quase sem esperanças, recebo a resposta da rede Sarah, com a confirmação do atendimento, que é excelente. Além das confortáveis acomodações, a rede Sarah tem um ótimo atendimento e organização. Até dormi na hora de fazer a ressonância magnética, apesar de ter um pouco de medo de entrar naquele tubo. Mas o exame foi as sete horas da manhã e ainda por cima tinha que estar em jejum... E colocaram um travesseiro novinho e cheiroso... Então quase dormi naqueles 20 minutos que fiquei ali dentro, no meio de uma barulheira enorme, parecia fogos de artifício...
    Os exames apontaram, além da já falada lesão no dedão do pé esquerdo, uma fratura por stress no dedão do pé direito. Afinal são três anos andando de maneira incorreta, sobrecarregando por demais as articulações, principalmente da perna direita. O corpo mais cedo ou mais tarde cobra esse errado andar. Ano passado tive que conseguir uma muleta através do facebook para ir ao hospital, pois o tornozelo não aguentou a carga.
tornozelo detonado
    Tudo ia muito bem na rede Sarah, até o dia em que mostrei o relatório da "psiquiatra" do posto de saúde onde consulto para pegar o "pan nosso de cada dia".
    Só havia consultado com ela três vezes, e pouco ou quase nada conversei. A função dela no meu caso era apenas preencher a receita do ansiolítico... Mas ela fez questão de mencionar no relatório que não tomo os antipsicóticos e que tenho o quadro compatível com F-20, que não é a caminhonete, e sim a esquizofrenia paranoide. Só assim para pobre como eu ter F-20...
     Essa simples menção ao fato de não tomar o antipsicótico foi o suficiente para impedir a minha cirurgia neste hospital. O SUS, além de não nos atender, de nos enrolar, de nos esculachar, ainda nos impede de ter um atendimento digno em um outro local. Minha qualidade de vida está um lixo, tanto fisicamente como mentalmente, e o início da melhora com certeza não passa pela administração de mais medicamentos e sim a melhora no meu pé para que eu possa voltar a andar normalmente e que as dores sumam. E assim eu tenha a possibilidade de fazer algo que realmente melhora a minha saúde mental: os exercícios físicos, e também me deslocar para ir à um centro de convivência, à um parque, etc....  A dor física parece que consegue fazer liberar em meu cérebro uma substância ou algo parecido que mina a minha energia. Alguns dias que fico em casa as dores somem. E consigo andar alegremente por mais ou menos 1km, quando as dores começam a aparecer, e, no mesmo instante fico pra baixo, como se a bateria estivesse sido descarregada rapidamente.
     Essa psiquiatra do posto de saúde sabia das dificuldades que estou passando por causa desse problema no pé. Ela também sabe como é o atendimento no SUS. Custava ela omitir o fato de não tomar o antipsicótico? Mentir é uma coisa, omitir é outra totalmente diferente....

Cirurgia? Só se tomar o antipsicótico e tiver acompanhante....

    Como vocês podem observar pelo áudio acima, só receberei atendimento na rede Sarah se tomar o antipsicótico e ter acompanhante...
    Em relação ao antipsicótico já mencionei várias vezes que não foi por falta de tentativa que não deu certo o tratamento. Não deu certo no meu caso, mas isso não quer dizer que com os demais pacientes o mesmo irá acontecer.
    Já em relação a acompanhante sempre gostei de viver só e curtir a minha solitude, que é a solidão desejada. Não vai ser agora que irei arrumar uma companhia. Teria que me aproximar de alguém com segundas intenções, com interesses além da companhia da pessoa, o que não é do meu feitio. Sempre procurei ser verdadeiro, e até nas perícias que fiz no INSS fui acompanhado somente no início, quando ainda estava morando em um abrigo.
    Não sou um aproveitador, não irei me aproximar de uma pessoa só para ser meu acompanhante no hospital. Sou sincero, e isso gera alguns problemas. Não gosto da maioria das pessoas, as acho fúteis, mesquinhas e algumas são frescas mesmo. E as pessoas que gosto não gosto de vê-las todos os dias....
    E a culpa não é delas, é o meu jeito de ser mesmo.
    Já pensou se eu consigo arrumar uma amiga ou namorada, e, no primeiro encontro pergunto:
     -Vamos?
     - Aonde?-ela pergunta.
     - No hospital, é para me fazer companhia, pois vou operar...- respondo, na maior cara de pau... 
     A impressão que se dá é que é um pecado, uma afronta, uma aberração o fato de gostar de ficar só e curtir a solitude. Parece que é correto ser um baba ovo, um interesseiro, se casar com segundas intenções. Acho que nesse caso a parte financeira seria a primeira intenção mesmo...
o amor é lindo...
     Sempre fui assim, e acho que sempre serei. Posso ter perdido algumas oportunidades na vida por causa disso, mas não perdi a minha liberdade, que não tem preço.
    Não consigo mais enxergar uma luz no horizonte, uma solução para esse meu problema no pé. Até arrisquei a jogar na mega sena, mas esse concurso é engraçado: sempre acumula vários sorteios, para, no final, uma única pessoa sair ganhando...
     Essa situação é uma bola de neve. Primeiro foi a articulação do  hálux do pé esquerdo. Agora é uma fratura no hálux do pé direito, por andar incorretamente. O joelho dói um pouco, principalmente na hora de subir uma escadaria. O tornozelo sofre pra caramba, e os tendões também, já que não consigo fazer a passada completa e correta. Também sinto que as fíbulas podem a qualquer momento apresentar algum tipo de problema. (já estou quase virando um especialista em ortopedia, de tanto pesquisar o assunto na internet...)
    Como não vejo solução, pretendo de qualquer jeito fazer os 910km restantes do Caminho da estrada real que ainda não fiz. Não irei olhar para o futuro, coisa que sempre fiz na minha vida. E fui feliz até hoje vivendo desse jeito Provavelmente irei detonar muita coisa nas minhas pernas, afinal estarei andando uma boa distância e com cerca de 11kg nas costas, num sobe desce danado que são os caminhos da minha querida Minas Gerais. Mas nem por isso vou deixar de fazer o que gosto e no que acredito para ser feliz. E também sempre cumpri minhas promessas, e fazer os quatro caminhos da estrada real é uma delas. Missão dada é missão cumprida....  Nem que seja de muleta irei fazer essa caminhada quando passar o período das chuvas.
   Essa postagem não é uma reclamação, pois sempre assumi os riscos de minhas escolhas. Não reclamo da minha situação financeira atual, tendo que gastar quase metade do meu salário para pagar um aluguel em um quartinho, cercado de pessoas que não sabem respeitar o sono alheio. Que me desculpem os funkeiros educados, mas onde me mudo sempre tem vários para perturbar o ambiente. Sem contar os traficantes e usuários de drogas. Sinto que estou atraindo esse tipo de gente aonde eu vou. Já me mudei várias vezes e sempre é a mesma coisa O local parece um convento quando dou uma olhada, mas, meses depois aparecem os desconhecedores do fone de ouvido para me azucrinar.
   Não reclamo de minha situação financeira pois foi o caminho que escolhi, ser operador de som em firmas pequenas, para poder me divertir e viajar pelas festas principalmente no interior de Minas Gerais. E também tive o prazer de conhecer boa parte da Bahia, Espírito Santo, e as lindas cidades de Recife e João Pessoa.
    Conheci essas lindas cidades sendo eu mesmo, sem bajular ou fingir ser uma outra pessoa. E isso para mim não tem preço. E era um prazer enorme operar uma mesa de som, fazendo parte, mesmo que de forma indireta, da alegria das pessoas, pois, afinal quem tem que aparecer são os cantores.
faz parte do meu ser a liberdade quase que total de ser o que sou...
    Ainda hoje em dia muitos pensam que o ciclo do ser humano é nascer, crescer, casar, se reproduzir e depois morrer. Na minha opinião é nascer, crescer, ser o que é de verdade e aí sim  depois ir dessa pra outra. Casa quem quiser casar e também creio que devemos ter responsabilidade na hora da reprodução, pois hoje em dia devemos infelizmente analisar certas coisas com frieza, pois o dinheiro conta muito, pois temos que procurar dar as melhores condições para nossos futuros filhos crescerem sem os paparicarem muito.
     Você não é casado? Ainda é solteiro? Mora sozinho? Noto um pouco de espanto nas pessoas quando me fazem estas perguntas..
    Mas gosto e desejo a liberdade da solidão. Gosto de não ser compreendido, pois me sinto um pouco escravizado quando sou totalmente compreendido.

Vantagens de morar sozinho

    Gosto de morar só, gosto de beber água na garrafa, gosto de morar só pois não me sinto bem prendendo os meus gases, quero ter o direito de ir e vir para onde bem entender e na hora que quiser. Uma das piores perguntas que me podem fazer é: "Aonde você vai?"....
    Quero ter o direito de ficar calado, ser um pacato cidadão que gosta de passar a maior parte do tempo em seu quarto. Até um serial killer tem o direito de ficar calado quando é preso em flagrante.
Muitas namoradas que tive reclamavam que eu era um cara muito calado, mas o silêncio para mim é quase que sagrado.
    Quero andar pelado pela casa nos dias de calor, sentir o ventilador e não me preocupar se alguém acha o meu bilau pequeno ou normal.
    Quero deixar as coisas desorganizadas, e na organização da minha bagunça saber onde está tudo o que preciso. Essa confusão nem sempre funciona, tem dias que não consigo achar nada, mas já até achei dinheiro que havia perdido dentro do meu próprio quarto.
    E na hora de dormir não quero ter a preocupação se estou puxando demais o cobertor para o meu lado, ou se estou empurrando minha companheira para fora da cama. Às vezes minhas noites são agitadas e não gostaria de ter que acordá-la toda hora.
    Quero ficar só pois não quero engordar como a maioria dos casais. Não sei por que a maioria das pessoas quando casam engordam. Não sei se é acomodação por ter um parceiro (a) garantido (a) ou pelo metabolismo ficar um pouco lento com o passar do tempo. Ou até mesmo por que a companheira faz uma boa comida.
    Mas acredito que seja a primeira opção a maior causadora das gordurinhas indesejadas. Os homens deixam de praticar esportes com os amigos, as peladas do meio de semana ficam para segundo plano, e mal mal jogam a pelada do final de semana ou então vão ao estádio de futebol no domingo, tomando algumas cervejas. Já as mulheres deixam de fazer a caminhada com as amigas?
Mas por que os casais não fazem uma corrida juntos?  O sexo depois de uma boa caminhada é até mais prazeroso, pois as pessoas estão mais relaxadas e o homem não fica com tanta pressa. Quem tem ejaculação precoce deveria experimentar fazer uma "pequena" caminhada de 40km, garanto que iria demorar um pouquinho mais para chegar aos "finalmente"....
     Mas a principal vantagem de morar sozinho é a liberdade de sermos nós mesmos. De ficarmos mal humorados quando estamos de verdade mal. De cantar alto a música que gostamos, de não ter receio de ficar trocando de canal toda hora.
 Obviamente existem desvantagens de morar sozinho. Claro que uns carinhos, uns chamegos fazem falta. Uma massagem, uma boa conversa, sou um cara sapiosexual, pois o que mais me atrai em uma mulher é a inteligência. Não me considero um cara inteligente, sou apenas um cara esforçado e que sempre tentou se cercar de pessoas inteligentes e aprender um pouco com elas. E também me entreter com coisas assistíveis....
    Mas me analisando, cheguei à conclusão de que a melhor companhia para mim é "eu" mesmo. Convivo bem com os meus pensamentos quando estou à noite deitado com a cabeça no travesseiro. Fico sozinho quando estou em meio à multidão...
E assim vou continuar vivendo e lutando pela minha liberdade. Mesmo que custe a minha vida...
Sinto que em minhas veias corre o sangue dos indígenas nativos, que preferiram a morte do que servirem aos portugueses.... 



19 comentários:

  1. http://forum.jogos.uol.com.br/lsd-acabou-c-a-minha-vida_t_3301189 Meu caso é igual esse, mas causado por maconha. Pesquiso muito sobre minha doenca, nao sei se isso é algo positivo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A informação é sempre bem vinda, claro que tudo em excesso pode prejudicar. Mas no caso de transtornos mentais se for uma informação correta vale a pena sim. No caso da pesquisa pela internet devemos sempre procurar sites confiáveis e nem sempre acreditar em tudo o que lemos por aí.

      Excluir
    2. Sim, a postagem pode nao ser confiavel, só quis mostrar uma base do que eu passo. Enfim, feliz ano novo!

      Excluir
    3. Gostei do Blog! Sou psiquiatra e acabei lendo. Muito bacana. Gostando de ler suas experiências! Torçendo pelo seu pé.

      Excluir
    4. Obrigado. Até que consegui um atendimento fora do sus, mas o ortopedista não está querendo me operar justamente pelo fato de ter esquizofrenia. A alegação é de que o hospital é especializado em ortopedia e não tem equipe especializada em psiquiatria caso ocorra algum problema comigo durante a cirurgia.
      Consegui um parecer favorável do psiquiatra que costuma consultar, mas mesmo assim o ortopedista não quer me operar.
      O que você acha dessa situação?
      Obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  2. Júlio não tem onde vc mora, alguém que vc possa falar sobre esse assunto de um acompanhante no hospital. Geralmente a gente opera se ocorrer tudo bem sai em 24 hrs. Depois vc se vira fica de repouso em casa, no seu quarto. Temos que nos cuidar da saúde física e mental. Não. Precisa arrumar uma esposa ou companheira, até mesmo pq nem todos ditos normais entende que gostamos de solidão. Quando estou em crise meu companheiro sai com nosso filho e me deixa, eu peço pq tem hrs que preciso ficar largada em meu silêncio do meu quarto. Melhoras, saúde, tente resolver essa situação. Já enfrentou situações piores. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Detesto gente também,fique bem e feliz 2018

    ResponderExcluir
  4. eu me envolvi com um moço .. descobri que ele tem esquizofrenia........ eu desconfiei qdo ele começou a falar que era reencarnacao de pessoas famosas, e eu tb. Quando ele falava que era deus, ou que tudo existia por causa dele.

    Começamos a nos envolver em novembro. Agora em dezembro ele largou emprego, e foi embora do estado. Me largou aqui. Disse que era pra eu o encontrar no outro estado, etc.. que ficariamos juntos.

    Sumiu.
    Vejo as postagens e videos nas redes sociais... seus delirios.....etc... ele nao vai voltar.

    Estou arrasada. Quero morrer. Fui abandonada... =(

    Fora isso, ele falou coisas horriveis pra mim, pra minha familia, pq nao demos dinheiro a ele. ( com medo dele comprar drogas... ele faz uso)

    Nos delirios dele, ele fala da ex... ele mata meu coracao mais e mais..............

    Eu sou depressiva, entao iso esta me matando por dentro.

    eu nao tenho preconceito com esquizo, etc... mas nunca pensei que ele fosse tao cruel e egoista....

    =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade não existe "o esquizofrênico", e sim a pessoa que tem um transtorno mental classificado como esquizofrenia pela psiquiatria. E cada pessoa com esquizofrenia tem a sua maneira de pensar, agir e de ser, assim como os seres humanos considerados normais.
      Mas pelo seu relato vejo que você condiciona a sua felicidade à aceitação de uma outra pessoa. Tente se valorizar e gostar de si mesma, o outro pode ser apenas um complemento de sua felicidade.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. sim.. eu sou border... ou como queira:uma pessoa que tem um transtorno mental classificado como borderline pela psiquiatria. ( nao ligo para os rotulos, são vazios, e o que importa pra mim é o modo como a pessoa se relaciona comigo - e vice-versa)

      e essa coisa ai que falou é real... to num processo de autoconhecimento,
      mas sempre que me envolvo emocionalmente é muitissimo intenso.


      sim, ajudou.. rs... eu penso como vc.. descobri seu blog, pesquisando pra tentar entender um pouco mais da esquizo.
      ontem qdo escrevi, acabei indo dormir as 7am de hj....( e hj descobri q ele tinha ido numa festa e usado bala, acido, maconha...enfim tá la se divertindo... e eu morrendo aos poucos, pq nao como desde o natal...)

      vou atras dele...seja oq deus quiser...

      enfim... até mais! abraço.

      vida longa aos q sao do bem^^
      e aos ' normais' também! kkk

      Excluir
  5. Oi Júlio como vc está? Apesar do problema do se pé. Feliz ano novo atrasado. 2017, foi um ano cheio de crises pra mim não foi fácil. Mas desde que descobri seu blog, sempre me preocupo com vc. Eu te desejo saúde e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Estarei mentindo se dizer que está tudo bem. Andar, praticar esportes era a minha maior alegria. Hoje com o pé machucado não posso nem dizer que está tudo indo...
      Obrigado pela visita e pela preocupação.

      Excluir
  6. Olá. Tem como você ir em um CRAS daí de Belo Horizonte, contar o seu casso e pedir um acompanhamento só na cirurgia? Vale a pena, pelo menos você ficará mais livre para poder andar, e vai ser só pelo período da internação o acompanhamento, não deixe essa oportunidade passar. Quanto a estar tomando o medicamento, vá a sua psiquiatra, peça o remédio, leve ele com você ( se vai tomar ou não, aí é com você). Estarei torcendo para que você finalmente possa fazer sua tão sonhada cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhada nessa questão, mas essa cirurgia que tem nesse hospital é somente a raspagem do osso. A cirurgia completa mesmo eles não fazem, que é colocar um pino no dedão para eliminar de vez o contato dos ossos.
      Mas de qualquer forma deve ser melhor do que nada.
      Obrigado pela dica e pela preocupação.

      Excluir
  7. Júlio veja essa ideia da pessoa de cima. Pensa nos teus planos das andanças da estrada real. Já pensou sair jogar seu futebol. Te desejo saúde, paz e melhoras.

    ResponderExcluir
  8. Oi Júlio, sempre leio seu blog e tenho acompanhado seu problema do pé.
    Se cuida e tenta fazer a cirurgia, não sai para as caminhadas longas com o pé ruim que pode prejudicar outras coisas e vc vai sofrer mais.

    Se cuida, fico preocupada com vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela preocupação. A cirurgia acho que agora não vai resolver muita coisa não, só vai amenizar um pouco, pois já são três anos andando de maneira incorreta. As dores já passaram para o pé direito e outras articulações que ficaram sobrecarregadas.

      Excluir
  9. Fala Júlio, acabei de descobrir seu blog por acaso, acho que somos primos? rsrs
    Em minha adolescência após um surto dentro da escola, acabei sendo internado em uma clinica psiquiatra(e depois tb, foi uma merda) e fui diagnosticado com transtorno afetivo bipolar. Ainda vou ler outras matérias no seu blog, mas também já fiz uso de zyprexa. (Zyprexa, Dapakote, Saphris, Rivotril, Cebrilin, Axonium e um pouquinho de ritalina né, pq não rs?)
    Minha psiquiatra foi tirando aos poucos os remédio até me restou só o axonium, que por opção não tenho tomado. Enfim, quantos anos você tem? Tenho 26.

    Ps¹.: Injeta zyprexa na veia, você vai dormir na hora..kkkkk

    "Não gosto da maioria das pessoas, as acho fúteis, mesquinhas e algumas são frescas mesmo. E as pessoas que gosto não gosto de vê-las todos os dias...."

    haha, tenho uma tatto escrita "I Walk Alone" na barriga, sei como se sente.



    Ps².: Ninguém gosta de funkeiros, salvo as lindas e maravilhosas mulheres de família que tanto apreciam esse gênero musical, afinal hoje é dia de balança a raba haha

    Enfim, melhoras p/ esse teu pé.
    S. (:

    ResponderExcluir