sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O natal

    O blog já tem cinco anos de existência. De lá para cá muita coisa mudou, inclusive alguns conceitos e conhecimentos meus também. Afinal, prefiro ser uma metamorfose ambulante...
    As postagens iniciais eram de uma pessoa "novata" no ramo da esquizofrenia, buscando respostas para essa condição que nem sempre encontramos nos consultórios de psiquiatria e psicologia.
    Ainda sei pouco sobre a esquizofrenia, mas ela já não é mais um grande mistério em minha vida. Me lembro que no início dos surtos acreditava se tratar de algo puramente espiritual, e ficava pulando de igreja em igreja, na frustrada tentativa de achar uma solução para essa situação. Mas, sempre quando ia na frente do púlpito na chamada do pastor para a oração, mil caíam à minha direita e dez mil à minha esquerda, mas eu não caía de jeito nenhum... O engraçado nessas "caídas" é que boa parte que reparei caíam de uma maneira que não machucassem a cabeça, igual o seu "Barriga" cai quando leva uma porrada do Chavez.. Ou então sempre tinha alguém no local e hora exata para segurar a pessoa supostamente possuída pelo tinhoso... 
     Nesses cinco anos de blog a minha reação ao natal também mudou. No início ainda acreditava que o natal fosse sinônimo de felicidade, paz, harmonia, etc... Se não estávamos felizes, tínhamos que encontrar um jeito de disfarçar e achar um sorriso no rosto para desejar um feliz natal à todos os nossos conhecidos.
    Na época  do começo do blog estava começando a aprender a usar um PC e boa parte do que assistia vinha da programação da TV aberta, que, nessa época do ano não fala sobre outra coisa a não ser o natal e suas festividades. 

   A TV aberta me obrigava a pensar que natal era sinônimo de felicidade, alegria, que era obrigado a ter grana para sair distribuindo presentes à todos os meus conhecidos.... Confesso que me sentia deprimido e um pouco culpado por não ter tido sucesso financeiro para presentear todas as pessoas que conhecia e que queria bem.  Ficava sem graça em poder apenas desejar um feliz natal. E ficava mais sem graça ainda quando no amigo oculto ganhava um presente super bacana e dava uma lembrancinha meio sem graça. shasuashuashasuahs (hoje posso rir, mas na hora era complicado pra caramba...)
    Natal na TV também é sinônimo de comilança desenfreada. Me sentia mal também em ir à padaria durante o natal e pedir um simples pãozinho com manteiga e um cafezinho bem quentinho. De querer comer um bom filé com fritas. Os programas matinais da TV aberta passam boa parte ensinando todos os anos a fazer rabanetes e outras delícias para serem comidos nesses dias. Mas, foda-se as datas, me empanturro quando quero, como chocolate quando meus níveis de serotonina estão baixos e não por que é páscoa. Só para constar e só para contrariar, não costumo comer chocolates nesta data...
    Minha felicidade, bem estar ou alegria não está condicionada à datas. Me sinto feliz quando estou bem fisicamente e mentalmente. Estou feliz quando estou em paz. Estou feliz quando estou morando em um lugar tranquilo e onde as pessoas se respeitam.
    Ficaria mais feliz se abrisse as páginas na web e visse menos injustiça e violência. Se visse menos gente do mal se dando bem...
    Antes de conhecer a internet ficava horas e horas grudado na TV aberta e me sentia mal nessa época do ano. Afinal, são quase 24 horas por dia nos lembrando que é natal, que temos que ir ás compras, que ninguém pode ficar sem presente. Os programas falam que é natal, os comerciais também. Não tem como escapar. A TV sempre quer nos lembrar que essa época é de paz, alegria, harmonia entre os povos. Já no dia 26 tudo vai voltando normal aos poucos, como se fosse possível desligarmos da realidade, como se houvesse um interruptor em nossas mentes. Mas a campanha é tão forte que algumas pessoas conseguem fazer isso...
    Hoje em dia uso mais a internet para me entreter, e assim pouco sou lembrado de que é natal e que tenho que ser solidário e feliz.
     Hoje escolho o que assistir e a hora que tiver vontade aperto  o play no reprodutor de vídeo.... Quando estava nas minhas andanças, foi possível economizar grana para comprar uma TV LCD e um notebook e assim ver o que quiser na hora que desejar. Bendito cabo HDMI!!!
     Este ano essa data está passando tão desapercebida que me assustei ao olhar a data no pc e constatar que já estamos na véspera do "aniversário de Jesus Cristo...
    Tento ajudar as pessoas quando posso, independente se é natal, procuro ter esperanças sempre, mesmo se não for ano novo...  Procuro ser feliz mesmo se não for carnaval... 
    Mas também não sou radical, não sou contra as confraternizações de fim de ano. Acho legal as pessoas se reunirem, afinal fim de ano é fim de ano. Principalmente acho válido nas empresas essas festas, afinal nem todo ambiente de trabalho é um ambiente legal, as pessoas têm que manter uma certa discrição e um ar sério. 
     Nas minhas postagens anteriores sobre o natal chamo o mês de dezembro de "deprembro", pois a mídia me impunha a condição de ser feliz por causa do natal. E ficava desolado por não me sentir como boa parte das pessoas se sentiam, ou tentavam se sentir...
    Hoje ficaria feliz o ano inteiro se não houvesse e visse tanta corrupção, se fosse atendido dignamente em um posto de saúde, se pudesse andar tranquilamente pelas ruas depois de comprar um celular razoável....
   Se fosse obrigado a mandar uma cartinha ao papai noel ela seria mais ou menos assim: 
   "Caro Papai Noel, no dia 24 não precisa passar aqui em casa não, pois o presente que quero não cabe em uma simples meia. Você já está um pouco idoso e cansado e poupe o trabalho de suas renas.
    O presente que gostaria de ganhar é um mundo mais justo, onde os maus e aproveitadores não se dessem tão bem. Que os políticos safados fossem todos presos. Que os traficantes entrasse em falência e fossem presos, por não terem clientes em busca de alívio de suas dores existenciais com drogas.  E também acho que não fui bonzinho o suficiente para merecer o seu presente"... 
    Então, além de boas festividades, gostaria de desejar à todos os leitores do blog muita saúde, paz, energias positivas. Gostaria de desejar não somente um feliz ano novo, e sim feliz todos os dias de 2019, 2020, 2021...

Obs: estou sempre postando aqui no blog, nem sempre divulgo o que escrevo nos grupos do face, para não torrar a paciência de todo mundo...
    Esta música achei por aí no youtube, claro que não quero matar o papai noel, mas a letra é bem interessante...


8 comentários:

  1. Faz parte do espectro não conseguir se impor? Tenho isso desde o comeco da doenca, as vezes não consigo falar... Só concordo com tudo. Não consigo me expressar nem com quem é mais importante para mim. Sinto que perdi minha essência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a esquizofrenia atrapalhe sim um pouco na capacidade do indivíduo se expressar verbalmente, e, consequentemente se impor. Afinal não é fácil viver e conviver com vários pensamentos te perturbando.
      E também tem os sintomas negativos da esquizofrenia que podem estar dificultando também. Também mudei muito depois que passei a ter os sintomas negativos.

      Excluir
  2. Meus sintomas comecaram com o consumo de maconha. Isso ja faz 3 anos e ate hoje é dificil me entender e entender a doenca. Sofro muito com isso. Minha mae disse que meus sintomas podem só melhorar, mas tenho medo de cada vez mais só piorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Realmente, pelo que pude perceber nesses anos todos de blog, a maconha pode sim ser um gatilho para um surto psicótico. Alguns leitores relatam a mesma situação, a participação nos comentários é tão importante quanto a própria postagem, pois serve de alerta para todos.
      Pelo que pude notar, algumas pessoas podem ter a tendência a ter um quadro compatível de esquizofrenia ao usar a maconha, e outras pessoas não. Talvez tenha algo a ver com a genética mesmo, ou um outro tipo de tendência.
      Gostaria muito de ter um conselho sobre como parar de uma vez com a maconha, não sei como deve ser esse vício, mas acredito não ser muito diferente do vício do diazepan e outros ansiolíticos. Estou tentando parar com o diazepan desde o ano de 2008, quando tomava 20mg. Hoje tomo apenas 2 mg, mas é muito difícil de parar.
      Já tentou uma boa clínica de recuperação?

      Excluir
  3. Ola julio. Visito seu blog desde o ano passado...
    Acho muito "bonito" essa aceitação de vcs de reconhecer q tem a esquizofrenia. Pq meu esposo tem tbm foi usuário de maconha. E ele definitivamente NAO aceita o remédio (olanzapina). Estamos separados pq eu não aguentei mais as crises dele são 6;anos de crise e ele não toma o remédio. Não aceita o tratamento :( enfim... Muito triste.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Essa aceitação aconteceu um pouco sem querer, pois sem usar drogas ou álcool me levaram para uma clínica de recuperação. Fiquei apenas alguns dias lá, pois forcei a barra para sair não estava aguentando ficar preso naquele lugar. Mas o primeiro mandamento dos alcoólicos anônimos me chamou a atenção, que é em primeiro lugar aceitar a condição e assim depois tentar vencer o problema.
    Não se culpe pela separação, é uma situação que geralmente não tem culpados, devido a complexidade dos casos e a qualidade do tratamento no Brasil, que, na minha opinião ainda deixa muito a desejar.

    ResponderExcluir
  5. Realmente é difícil julio, ele já ficou internado numa clinica de reabilitação por 6 meses sabe todos os passes do NA. A oração da serenidade....mas n aceita...eu o amo muito temos um filho de 3 anos. Eu rezo muito. Olha julio hoje ele nem usa mais e nem bebe, mas infelizmente fixou doente, Júlio ele ate já correu pelado na rua em crise, ele já fez cada coisa em crise q ao Deus. A família dele e toda por mim são meus segundo a país. Eu estou muito triste e só entrego a Deus.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tenho esquizofrenia a cinco anos e não sinto nenhum prazer na vida mais é tbem não me sinto feliz, será que tem uma saída para esse meu problema?
    Obrigado a todos e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir