sexta-feira, 11 de maio de 2018

Divagações esquizofrênicas 18

 
  Divagações esquizofrênicas são postagens que contém assuntos de relevada importância, mas não ao ponto de se tornarem o único e principal assunto colocado na publicação. E muitas vezes essas postagens não têm tanta importância assim, é mais um dedo de prosa virtual, coisa que gosto de fazer, como bom mineiro que sou. Sejam bem vindos à mais uma postagem desse humilde blog. 

Esquizofrenia reversa

     Acho que estou com uma nova doença, que batizei com o nome de "esquizofrenia reversa".  
Vou tentar explicar: Sinto que agora estou escutando vozes reais e imaginando que são "apenas" alucinações auditivas. Digo apenas pois já estou mais do que acostumado com essas vozes, que já foram bem piores. Atualmente ouço mais as vozes "comentaristas", como se fosse alguém reparando em tudo o que faço, principalmente quando estou andando pelas ruas. No silêncio do meu quarto elas se aquietam e não me incomodam tanto. As vozes ameaçadores acho que não as ouço desde o ano de 2005. E, quando estava surtado, ouvia as vozes, estando ou não sozinho. 
 Acho que essa "esquizofrenia reversa" começou no ano de 2014, quando estava morando em São Paulo. Era a minha primeira vez na terra da garoa, e ainda estava um pouco estressado, ainda me adaptando à vida agitada do centro financeiro do nosso país. 
    Me lembro bem dessa voz, que, como disse, senti que foi bem real no momento em que a ouvi e que depois de um tempo fiquei na dúvida se era real ou não.  Estava andando tranquilamente na radial leste, quando, de repente, ouvi a voz que parecia vir de dentro de um carro que estava passando em média velocidade:
    - Olha lá o cara do blog!.
    No momento em que ouvi este comentário levei um susto, fiquei um pouco apavorado, estático, esperando que falassem mais coisas. Mas o carro, como disse, passou em média velocidade. Acredito que possa ter sido uma alucinação, afinal o meu blog nem é tão conhecido assim. Aliás é um pouco conhecido, mas somente no meio do assunto, ou seja, 99% das pessoas que procuram o blog tem algum tipo de envolvimento direto ou indireto com o tema saúde mental. Mas também não descarto a possibilidade desta voz ter sido real também. É uma dúvida que hoje em dia não me incomoda tanto assim, pois as vozes não são mais ameaçadoras como antes. Além das vozes comentaristas, também ouço um pouco as vozes zombeteiras, que ficam zoando a gente. Mas talvez sejam reais mesmo, pois o que não falta são pessoas que, por pura falta de assunto se preocupam mais com a vida alheia do que com a própria.... 
    Então, não tive dúvidas, fui até a lan house mais próxima e tirei a minha "fotinha" que fica na página inicial do blog e coloquei a imagem atual,  uma imagem meio enigmática. 
    Depois desse episódio tive sensações semelhantes ao ouvir outras vozes. Quando estava morando em um abrigo em Belo Horizonte, cheguei a me interessar por uma mulher que também estava lá dando um tempo até se ajeitar na vida. Não cheguei a conversar com ela, apenas ficávamos trocando olhares. Parecia que ela queria me conhecer, mas relacionamentos não é o meu forte, e sou meio desastrado na arte da conquista. 
   Certo dia, fora do abrigo, escutei o seguinte comentário, quando estava distraído:
   - Se você não quer, tem quem queira!
   Olhei para o lado e lá estava ela, parada, me olhando. A frase foi meio curta, e fiquei observando  seus lábios carnudos para ver se moviam, que é uma forma de se tentar descobrir se estamos tendo ou não uma alucinação auditiva. Mas ela continuou parada, me olhando. No momento pensei se tratar de mais uma das várias vozes que aparecem em minha cabeça, elas geralmente aparecem quando estou um pouco tenso, no meio de uma multidão, por exemplo. 
     Mas, com o tempo, acabei acreditando que não era uma alucinação, pois eu vi a mulher abraçada com um outro cara que estava no abrigo. Ou seja, ela esperou o tempo que foi possível para me conhecer, e realmente tinha quem a queria, pois era uma morena muito bonita. Ela preferiu ficar com o outro cara, que deve ser menos complicado do que eu. 
     Ano passado também ouvi uma voz semelhante a essas que ando ouvindo ultimamente, mesmo andando pelas ruas com o fone de ouvido e com a música no volume máximo. Havia acabado de publicar uma postagem com dicas de como não ganhar muito peso usando os antipsicóticos, que, em sua maioria aumentam e muito o nosso apetite. Atualmente não uso esses medicamentos, mas, quando usava chegava a ganhar apenas uns 2 kg e depois o peso se estabilizava. Sempre fui uma pessoa curiosa, e lia praticamente tudo o que aparecia em minha frente. E tive a sorte de encontrar bons livros sobre produtos naturais e sigo algumas dicas de saúde desde os 15 anos. E atualmente estou com o mesmo peso de quando tinha 25 anos, o que acho um boa referência, pois é a idade em que podemos dar uma engordadinha, um ganho de massa muscular, etc. 
     Então, após publicar a postagem, fui almoçar e, como sempre, comprei doce para comer na volta do restaurante popular. Me lembro que era um delicioso pudim de leite. Duas mulheres se aproximaram de mim e a voz então deu o ar de sua graça:
    - Vai engordar tudo de novo!
    Não me assustei, pois naquele momento tinha 100% de certeza de que a voz era real. Como disse, o meu blog não é muito conhecido, ainda mais no meio das pessoas "ditas normais".  Continuei a caminhar normalmente, pois já há muito tempo a opinião alheia deixou de ser uma preocupação em minha vida. Um dos motivos de ter pirado foi justamente o fato de prestar atenção no que os outros achavam ou deixavam de achar de minha pessoa. 
    Quando cheguei em casa, voltei novamente a pensar no comentário sobre o meu peso. E fiquei meio dividido no início, mas essa em específico acredito ter sido alucinação mesmo, mas não descartando a possibilidade de ter sido real, ainda mais por que as mulheres estavam de branco. 
    Uma outra voz ouvi esses dias, quando estava almoçando no restaurante popular. Nos últimos dias estou entrando na fila preferencial, coisa que nunca havia feito, apesar de ser um direito das pessoas com esquizofrenia. Mas, devido ao meu problema no pé, resolvi arriscar a entrar nessa fila, pois tenho que andar 3km na ida  e mais 3km na volta para casa. E a musculatura fica um pouco cansada, pelo fato de usar mais a perna direita do que a esquerda. E o dedo quebrado também chega a inchar um pouco. E então, como a fila é grande, resolvei ir direto para a fila preferencial. 
    Levei o laudo com o meu CID F20 (esquizofrenia paranoide) e também o laudo que consta que o meu hálux (dedão do pé) está quebrado. Resolvi também usar a fila preferencial pois estou tendo um prejuízo muito grande pelo fato de ter esquizofrenia: o médico de um hospital que consegui atendimento não está querendo me operar justamente pelo fato de ser uma pessoa com esquizofrenia, pois o hospital é especializado em ortopedia e não tem psiquiatras e outros profissionais da área caso ocorra algum problema comigo durante o procedimento cirúrgico. Então resolvi usar a esquizofrenia para usar um direito que tenho, que é o de não ter que pegar a enorme fila que geralmente se forma no restaurante popular. No início pensei que iria haver uma revolta das outras pessoas que estavam na fila, que iriam dizer que estava na fila errada, enfim, que iria dar uma enorme confusão e que até a guarda municipal teria que ser chamada. Mas nos primeiros dias foi tranquilo, só ouvi a funcionária que pega os tickets reclamar algo com um frequentador do restaurante. 
    Já no terceiro dia o funcionário do restaurante me pediu o laudo e expliquei a situação para ele, que foi bastante educado. Mas quando estava sentado fazendo a minha refeição, escutei o comentário:
    - Ele é saudável...
    Olhei para o lado e não consegui identificar o autor do comentário, que parecia ter sido real, pois é uma situação que chama a atenção, pois na fila preferencial a maioria das pessoas são idosas, grávidas e deficientes físicos. Aparentemente sou uma pessoa normal, e acho que sou um bom ator, sendo o meu papel na vida diária o de um cara normal....  Essa voz acredito ter sido verdadeira e no momento achei que fosse uma alucinação, ou seja, é o contrário da alucinação que temos na esquizofrenia, que é algo irreal que no momento nos chega como se fossem reais. 
   E essas situações de vozes que parecem ser alucinações no momento e depois de analisar com calma chegar à conclusão de que poderiam ser reais acontecem com certa frequência. Basta ir à um local cheio de pessoas. Então, como não achei nada sobre o assunto na internet, resolvi batizar essa estranha situação como esquizofrenia reversa, onde o real pode nos parecer como coisa de nossas mentes. É complicado, e justamente por isso não me preocupo mais.  

O sol
nascer do sol na praia deserta, no Espírito Santo (caminho do Padre Anchieta)
    
    Atualmente estou morando em local bem tranquilo. É claro que surgem alguns perrengues, afinal são muitos moradores compartilhando um mesmo espaço. Mas por aqui as regras são claras, tudo o que não pode está escrito em um pequeno "outdoor" que fica situado logo na entrada. E o futuro morador tem que ler as regras antes de fazer o pagamento do primeiro aluguel, que é adiantado. 
     Moro bem escondido mesmo, em um corredor. Sinto a falta do sol, mas não aquele sol que fica batendo na parte da tarde e deixando o quarto um forno. Antes morava em um local onde o sol apenas batia de leve na parte da manhã, me informando a hora de acordar. 
    E sinto falta do sol. Dizem que é bom para a depressão e muitos afirmam que nos países como a Suíça o índice de suicídio é elevado por causa da pouca incidência do sol na maior parte do ano. 
   Então procurei me informar sobre aquelas pracinhas com aqueles aparelhos coloridos para o pessoal da terceira idade se exercitar. Me sinto longe de chegar mentalmente e fisicamente na terceira idade, apesar de estar com 49 anos. Mas o meu dedo quebrado não me permite fazer exercícios muito forçados. O jeito então é me exercitar nesses aparelhos, que têm baixo impacto para as articulações. 
   E uma coisa bacana que tem aqui em Belo Horizonte são essas pracinhas com esses aparelhos. Na maioria dos bairros sempre tem uma pracinha dessas, isso quando não tem mais de uma. Afinal é um investimento do município que traz retornos financeiros, pois povo com saúde não vai muito ao posto de saúde... Até virou frase de campanha para as pessoas se exercitarem.. 

     E então, com um pouco de dificuldade (depende muito da noite de sono) me levanto da cama por volta das sete e meia da manhã. Tomo dois copos de água em jejum, espero meia hora, tomo a minha ração composta de leite de soja, gérmen de trigo, aveia e farelo de trigo. Faço um café extraforte mais forte ainda e como um pão, que é a única fonte de carboidratos na parte da manhã.
    Vou para a pracinha e faço  o alongamento, dou umas três voltinhas para aquecer e uso praticamente todos os aparelhos, para exercitar todos os músculos do meu corpo. E sem cerimônia e vergonha alguma, pois quase que 100% dos usuários desses aparelhos são mulheres e geralmente com mais de 50 anos. Mas saúde e o que interessa, se prestarmos atenção no povo não saímos do lugar.
    Depois de fazer os exercícios, dou umas três voltinhas correndo, pois a praça fica em uma descida, e ela é pequena e redonda, e é um pouco chato ficar dando voltas curtas. O bairro onde moro só tem morros, se você não está subindo está descendo, não tem como fugir disso. Mas acho bom pois assim vou treinando para escalar os vales e montes do caminho da estrada real, que ainda não esqueci de esquecer... Não iria me perdoar nunca se não completasse os quatro caminhos da estrada real. Com ou sem o pé operado.
    E depois das voltinhas, tiro camisa, ou melhor, já fico sem a camisa durante os exercícios, para ficar mais exposto ao sol da manhã e também não ter que ficar lavando camisa suada todo dia né?
    Sento-me no banco, tiro também o tênis e tomo banho de sol por cerca de 20 minutos. Não vejo ninguém fazer isso. A maioria das mulheres usam aquelas calças compridas de praticar esportes, que as deixam com as silhueta bem bonita, podendo nos levar a ter alguns enganos. Acho que isso é coisa de mineiro mesmo, que é um povo um pouco mais conservador. Acho que muita gente estranha essa minha atitude de ficar só de calça tomando sol. Mas é que temos que nos preocupar com a principal fonte de vitamina D, que são os raios solares. Além de ser a principal é a mais barata também. A vitamina D serve principalmente para fixar o cálcio nos ossos, evitando assim a osteoporose e que fiquemos prestando atenção nos anúncios da TV para comprar vitamina D quando nossos ossos já estão fracos.

                                                   Benefícios do banho de sol
-ajuda no controle da pressão arterial
-bom para o coração
-bom para a depressão, pois ajuda na produção da serotonina.
- e, claro, o fortalecimentos dos ossos.
-e ajuda na aparência, deixando a pele bronzeada. Não é preciso nem usar filtro solar ou bronzeador, pois o sol da manhã não é prejudicial à saúde. E, para manter o bronzeado é só comer cenoura crua.
     Por esses e outros motivos não me acanho de tomar meu banho de sol na parte da manhã. Não quero gastar com vitamina D se posso obter esse componente essencial à nossa saúde de forma totalmente gratuita. É difícil conseguir acordar na parte da manhã, mas vale a pena, pois os benefícios são sentidos durante todo o dia. E juntamente com os exercícios físicos são fundamentais para combater a ansiedade, o nervosismo, etc... Só com o sol e os exercícios físicos economizei cerca de 100 reais: 60 da academia e 40 da vitamina D em cápsulas, pois através dos alimentos é um pouco difícil de se conseguir a dosagem necessária. 15 minutos de sol equivalem a um bom salmão, que é um peixe bem caro.
      Também estou usando o cloreto de magnésio, que é muito indicado no tratamento das articulações. Senti uma grande melhora em dois meses de uso. Recomendo à todos que usem, pois os benefícios são muitos. Mas irei falar sobre esse assunto em outra postagem, já que senti várias melhoras em meu organismo. 
    E assim, com esses pequenos cuidados vou cuidando da minha saúde física e mental. Estou me sentindo bem melhor. Reforcei bem a musculatura das pernas e estou caminhando com mais firmeza. Acredito que mesmo se não conseguir a operação no meu dedão do pé, irei fazer os 910km restantes dos quatro caminhos da estrada real. Tenho que fazer antes que comece o inverno, caso contrário só ano que vem, pois muitas cidadezinhas do interior de Minas Gerais são bem friorentas. Passei alguns apertos quando fiz a primeira viagem sem o saco de dormir. Quase congelei na cidade de Entre Rios, apesar de ser outono naquela época. E depois do inverno tem um pequeno período que dá para viajar, mas é que tem por aqui o campeonato dos centros de convivência aqui de Belo Horizonte. É um torneio de futebol, e eu sou muito fominha. Jogo até com o pé machucado, pois coloco o solado de borracha para não machucar muito o dedão E jogo mais só com a perna direita mesmo. E, se não der para jogar na linha, jogo no gol, pois não sou ruim goleiro. Tenho até nome de goleiro de time profissional...
    Não queria deixar para o ano que vem. Viajar está no meu sangue, estou chateado demais com essa situação de não poder andar o quanto quero. Mas o caminho da estrada real vou fazer mesmo com o dedão quebrado, pois pior do que tá não fica. E irei fazer o caminho em um ritmo menor, acho que vou começar andando uns 10km por dia e irei aumentando aos poucos, se der. Se não der, fico andando 10km por dia e aí a viagem pode demorar uns três meses. Mas na estrada real posso viajar até o resto de minha vida, pois não me canso das belezas da minha querida Minas Gerais. E, claro dos quitutes e da hospitalidade do povo também.

    Obs: Caso queiram comentar fiquem à vontade. Existe a opção de comentar como anônimo, que é uma boa opção, principalmente se a pessoa está no mercado de trabalho, pois hoje em dia dizem que as empresas estão vasculhando a internet em busca de informações sobre o candidato a vaga. 

   Muito tempo que não posto música, mas essa canção da banda mineira Jota Quest tem tudo a ver com os temas da postagem.

O Sol
Jota Quest

Ei, dor
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
Ei, medo
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada

E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou
E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou

Ei, dor
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
Ei, medo!
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada

E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou

E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou

Yeah! Han!
Caminho do Sol, eh!
Lá lararará!
Caminho do Sol, eh!

E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou

E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou
É pra lá que eu vou

Lá lararará, lararará
É pra lá
É pra lá que eu vou
Lá lararará, lararará
Aonde eu vou?
Aonde tenha Sol
É pra lá que eu vou
Lá lararará, lararará

7 comentários:

  1. Oi Júlio nem consegui ler o seu post direito. Estava em hipomania, entrei na mania e não percebi. Fiz algumas besteiras. Fui tachada de louca, agora deprimida com raiva de mim mesmo. Sofri o preconceito de alguém que pensei em ser amigo. Cada vez mais estou detetando as pessoas. Não quero usar 1antpsicotico. Cansei dá um tempo esperar no que vai dá . Também não quero internamento. Vê se consigo suportar e disfarçar . SOU TB COM SINTOMAS PSICÓTICOS. De acordo com a médica tenho alguns traços para esquizo . Lenice desculpa o desabafo. Precisava falar .

    ResponderExcluir
  2. Oi Júlio somente hj consegui ler seu post. Estamos muito próximo do inverno. Não sei como é o clima na sua bonita Belo Horizonte. Cuidado com o frio do inverno e os males fisicos que o inverno traz junto . Obrigado pela música. Me fez bem. Vc é muito jovem ainda. Bom é que consegue perceber quando não está bem . Obrigado pelo blog só aqui poderia falar. Lenice, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio, adoro ler o que vc posta. Pois tem me ajudado muito a entender melhor o meu sofrimento. Fui diagnosticada com Cid F20.3.As vezes estou bem, outras vezes estou confusa.O medo toma conta de mim dia a dia. Pois não consigo separar o q estou vendo com o q está na minha mente, e fico assombrada. Choro muito e nem consigo dormir direito com medo dos pesadelos q sofro.

      Excluir
    2. Sei como é isso, mas tente alguma solução para pelo menos amenizar a situação. No meu caso exercícios físicos ajudam bastante. Já procurou algum centro de convivência? Sempre tem algo legal para se fazer, é sempre bom ocupar a mente.

      Excluir
  3. Boa tarde Júlio gosto muito de ler suas histórias, mas o que me trouxe aqui foi a quetiapina eu gosto de tomar já que antes estava dormindo umas 3 horas por noite agora durmo umas 12 horas,acordo um saco de batata sabe estes sintomas que você escreveu,eu ainda tenho alguns principalmente achar que as pessoas estão me criticando, quando minha mãe era viva eu perguntava para ela se ela também ouviu mas agora não tenho mais ela procuro não sai de casa para evitar meu benefício do INSS foi cassado dizem que não tenho nada em breve eu vou provar para eles que estão errados ,espero que este post seja mesmo anônimo desculpe se não escrevi direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sim, o seu comentário apareceu como anônimo. É que às vezes aparece uma pessoa ou outra que postou com o nome e se arrepende.
      Mas se o seu benefício foi cessado acredito que ainda dê para fazer uma nova perícia, procure se informar.
      Em relação a quetiapina me até que a mente fica tranquila, mas no meu caso o corpo também ficava muito tranquilo e como moro sozinho não posso ficar nessa situação. E também me dava muita fome, e naquele ritmo meu salário não iria durar nem dez dias, pois iria gastar comendo muita besteira.
      Mas não desista, lute pelos seus direitos e me fale se conseguiu fazer uma nova perícia ou que o benefício foi reativado.

      Excluir
  4. Bom dia obrigado pela resposta mas está " tranquilidade " do remédio me assusta antes eu colocava o sofá atrás da porta agora já esqueci de chavear a porta,tentei voltar a morar com meu pai,mas não tem condições o homem fala no celular umas 8horas por dia,já entrei na justiça por também tenho hiv mas a perita disse que tenho que passar por um perito de psiquiatra ,não sei se aconteceu com você também, mas esse remédio me dá uma sensação "tô nem aí" tudo vai dar certo, sabe a doença que eu tenho nunca fui internado,teve uma vez que uma mulher que disse no supermercado "Essa gente que fica fingindo que doença de maluco para se aposentar" foi para mim isso,sabe não falo com quase ninguém procuro me resguardar,vou parar de tomar os remédios, para fazer as "cagadas" que eu fazia,desculpe não quero encher a tua cabeça com as minhas neuroses, se achar melhor pode até apagar este comentário eu vou entender Obrigado por me ouvir Meu nome é Marcelo

    ResponderExcluir