sábado, 30 de junho de 2018

Chá do Santo Daime e esquizofrenia...

    Nesta postagem temos o relato de uma pessoa com esquizofrenia que passou a ter surtos psicóticos ao usar o famoso chá de Saint Daime. A intenção desta publicação não é de julgar se o procedimento da seita ou grupo é correto ou não, a finalidade do blog não é esta. Respeito as pessoas que relatam terem tido algum benefício com o uso deste chá, inclusive no tratamento da ansiedade e da depressão. É um tema muito polêmico para ser discutido em apenas uma postagem. Mas não são poucos os casos de pessoas que passaram a ter psicoses depois de usarem o chá. Um caso bem conhecido é o do Rian Brito, neto de Chyco Anisio, que foi encontrado morto em uma praia do Rio de Janeiro. Segundo familiares, o rapaz começou a desenvolver distúrbios psiquiátricos após começar a frequentar uma seita que usa o chá de ayahuasca.
    Tenho minhas crenças e a minha fé. Mas, como disse, a intenção do blog não é a de discutir religiões, seitas, crenças, etc... Respeito até quem não tem religião e não acredita em Deus. Não cito a minha crença pois o tema principal deste blog é a esquizofrenia, mas acredito que devemos sempre cuidar de nossa saúde física, mental e espiritual também. Não tem como separar o ser humano em partes e tratá-lo de forma separada... 
    Este relato apenas serve de alerta aos possíveis perigos que uma pessoa com tendência a ter algum tipo de transtorno mental pode ter ao ingerir certas substâncias.  Os nomes foram trocados para preservar a identidade da pessoa que autorizou a postagem com a cópia do seu depoimento.

Rian Brito, neto de Chyco Anisio

    “A cerca de seis meses me filiei em um grupo de Santo daime. (Primeira vez que tomei foi a quatro anos). À princípio tudo era uma maravilha mas há cerca de 3 meses atrás eu tive o meu primeiro surto tomando ayhuasca (santo daime).
    Tudo começou quando eu escrevi um alto de Natal para a igreja católica no final do ano passado. Em uma das músicas estava o aleluia.
Daí após alguns meses que escrevi a música, estava deitado na rede quando me veio uma voz meio telepatia:
    -Você é o rei Davi!
    Comecei a chorar de medo pois nunca havia ouvido vozes nem nada do tipo.
    Daí fiquei com isso na cabeça me perguntando se era realmente isto.
    Até que cerca de um mês depois estávamos a preparar a bebida e fiquei sozinho com a panela, daí eu exclamei: Deus, me mostra a verdade!!!
    De repente veio a voz de novo (parecia um transe telepático) e me disse: olhe para dentro da panela!
    Ao olhar trêmulo, com muito medo, a voz novamente me disse: agora você vai ganhar uma bíblia e abrir em cima dos salmos do rei Davi.
    Eu olhei para o lado e perguntei se alguém tinha uma bíblia: quando de repente uma mulher me disse: te trouxe uma bíblia de presente.
    Eu recebi a bíblia quase que em estado de choque.
    Fiquei cerca de uma hora com muito medo até resolver abrir a bíblia, dito e feito, abri em salmos.
Fiquei tão assustado que fui me deitar.
    Daí após dois dias do ocorrido, o marido desta mulher que me deu a bíblia- e detalhe, eu nunca o vi na minha vida- só sei que se trata de um pai de santo, me ligou e disse: Ricardo, preciso te dizer uma coisa muita seria, você se trata da reencarnação de um grande rei do seu povo e vou te dar um exemplo do rei Davi. Daí eu desabei, comecei a chorar e fiquei imaginando como ele sabia disso?
    Até que cerca de uma semana depois eu fui tomar ayhuasca e tive um surto de que eu tinha que morrer, de que iriam chegar naves espaciais e toda uma dissociação terrível.
    Daí eu fui em busca de ajuda em um centro especializado em vidas passadas e apometria. Pra piorar chegando lá fiz um ritual com a mesma bebida, outro surto, me vi no Egito. La eu era mesmo o rei Davi, mas eu tinha certeza de que ia morrer naquele instante, poia uma voz ficava dizendo que eu tinha que morrer e parecia muito logico que eu tinha que morrer- porém, a explicação das pessoas do centro era de que esse pai de santo que me ligou tinha descoberto que eu era o rei Davi pois ele é mago negro e me lançou um feitiço. Continuando- depois a mulher do dono do centro que eu comecei a frequentar veio me dizer que era isso mesmo, que em uma das minhas vidas eu era o bendito rei Davi e desfizeram o trabalho numa corrente de 15 mediuns que ficaram psicografando todos os detalhes do feitiço.
    Daí comecei a pirar. Fui pesquisar quem era o rei Davi pois eu não fazia ideia de quem era essa figura a não ser pelo que sabemos das historinhas de Golias, e descobri que ele era uma espécie de profeta do apocalipse.
    Daí todos no centro ficavam me olhando com aqueles olhos de "chegou a hora da verdade" e eu claro, achando tudo uma loucura.
    Comecei a ficar aterrorizado: com medo de ter que morrer pra se cumprir alguma profecia, com medo de ser mesmo esse tal de rei Davi. E todo um medo generalizado.
Criou-se uma convicção tão sofisticada na minha mente que a cada ponto que eu ligava tudo fazia sentido.
    A grande questão é que eu não sei explicar como eu sabia que ia ganha uma bíblia e abrir em cima dos salmos.
    Alguém já Teve algum delírio coletivo?
    Acho importante o post pois muitas pessoas com os nossos problemas buscam essas substancias em busca de uma cura imediata e desesperada. Na época que eu busquei eu só tinha pânico e depressão. Daí desenvolveu esta psicose absurda.
    Só sinto medo. Acredito tem horas que seja tudo verdade, que eu vou ter que morrer pra resgatar a minha família espiritualmente- (mesmo esta ideia ser parte de um feitiço segundo o pessoal do centro espírita) mesmo eu sendo cético. Enfim, algum caso parecido?”

Um comentário:

  1. Sim, estou presenciando isto acontecer com alguém da na minha familia.

    ResponderExcluir