segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Doutor Google

     Um dos temas mais polêmicos atualmente na questão da saúde é o tal do Dr. Google. Quem nunca consultou o motor de buscas para saber mais sobre alguma doença que supostamente acha que tenha, só por que está sentindo uma dorzinha no corpo, um desconforto abdominal, uma febre, um cansaço não muito comum... Acho que os hipocondríacos adoram consultar o Google, ou melhor, os cybercondríacos, os chamados hipocondríacos virtuais. 
    Muitos adoram, outros já não gostam tanto, afirmando que existem inúmeros riscos em se consultar sites de origem duvidosa. Mas por que as pessoas preferem consultar a internet do que uma pessoa que estudou o assunto por vários anos?
    A resposta é óbvia: a praticidade e falta de opção mesmo. O ideal seria irmos ao médico após marcar uma consulta no posto de saúde. Essa consulta não deveria demorar tanto tempo para ser realizada após a marcação. O posto de saúde não deveria ter tantas filas assim e os funcionários não deveriam ter tantos motivos para ficarem estressados. Deveria ter um pouco de conforto no local: água gelada, boa ventilação, etc... . O médico deveria ser paciente, e não a gente. Deveria fazer todas as perguntas necessárias, ter o tempo necessário para se fazer um atendimento decente, e não apenas cinco ou dez minutos, como geralmente acontece no SUS. Com base nos relatos do paciente e após uma análise, o médico deveria então pedir os exames necessários, que também não deveriam demorar muito para serem feitos. (exames mais complexos costumam demorar meses e até anos...). E então, com base nos exames, o tratamento seria feito com medicamentos com preços acessíveis ou então fornecidos pelo estado, caso sejam muito caros e o paciente não tenha condições de comprá-los.
por que procurar o Dr. Google? E por acaso está tendo o Dr "Real"? 

    Mas infelizmente estão não é a realidade no atendimento na saúde pública na maioria das cidades Oras, estamos no Brasil, onde a virose é diagnóstico para quase tudo.... Muitos hospitais estão sucateados, sem aparelhos. Filas enormes, erros médicos, paciente tomando injeção na veia... Não tem como, o jeito é consultar o Dr. Google mesmo. Poderia fazer um post mais extenso, mas a explicação para esse fenômeno é simples e a imagem acima já responderia por si só: o atendimento pelo SUS não é o adequado, seja na saúde mental, ortopedia, etc... Estou com o dedão do pé quebrado desde 2014 e fui em vários médicos pelo SUS e nem exames pediram.. Um ortopedista sequer examinou o meu pé e me receitou antiinflamatórios.... E a consulta demorou meses para sair. Enquanto fiquei esperando o tratamento ou a operação sair e minhas articulações ficaram bastante prejudicadas. Hoje sei que tenho que operar meu dedo do pé, mas a fila no sus para esses procedimentos na ortopedia está enorme. Consegui um atendimento gratuito em uma rede e foi constatada a fratura no dedo, fratura essa que os médicos do sus indicavam pomadas, fisioterapia e medicamentos...
 

Minha experiência com o Dr. Google
     Surtei gravemente pela segunda vez no ano de 2002. Fui parar nas ruas por causa de uma mania de perseguição absurda. Fiquei morando nas ruas por um período de cinco meses. Tive a sorte de ser  muito ajudado pelas pessoas que encontrei por esse difícil caminho e aos poucos fui me recuperando. Só estava com uma dúvida enorme: o que era aquilo o que eu tive? Seria alguma droga que alguém havia colocado em minha comida ou bebida? Ou seria algo espiritual? E se voltasse tudo de novo?
    Após refletir muito, resolvi procurar ajuda médica. Na primeira tentativa o psiquiatra chegou a me ouvir por uns vinte minutos, diante de um estranho, que talvez fosse um paciente. Mas ele disse que não poderia me atender, pois, como estava morando nas ruas, não tinha um endereço fixo. Me desculpe, mas esse médico é um pouco desprovido de inteligência ou sei lá o que... Se o motivo de parar nas ruas foi o transtorno, então teria que melhorar sozinho, voltar a trabalhar e novamente ter um endereço fixo para ser atendido?... Nota zero para esse primeiro atendimento.
    Na recepção do posto de saúde disse em um tom de voz moderado (não cheguei a gritar) que meu endereço então seria a entrada daquele lugar e que só sairia dali caso fosse atendido. As atendentes falaram que eu era doido e então me indicaram o Cersam do bairro Padre Eustáquio, aqui em Belo Horizonte. Andei cerca de 5km até chegar lá, e a enfermeira, ao me ver, disse que ali não era o meu lugar. Talvez por estar andando com roupas limpas e estar com a barba feito e o cabelo cortado.. Ou seja, com apenas um olhar a enfermeira já fez um diagnóstico...
Nem nota zero merece esse atendimento pelo simples fato de não ter sido atendido. 
   Bateu um certo desânimo em mim e já estava sem saber o que fazer. O jeito foi então voltar para o posto de saúde. Lá, após muita insistência e dar um piti (às vezes temos que dar piti para sermos atendidos pelo SUS) me indicaram um outro posto de saúde, distante uns 3km. Fui correndo para lá, na época estava com uma disposição incrível. Mas, para decepção minha, a consulta seria realizada em 60 dias. Ou seja, teria que esperar dois meses nas ruas para ser atendido. Na época havia um abrigo para morador de ruas em Belo Horizonte, chamado Tia Branca, mas o local era muito sujo, os cobertores tinham mau cheiro e era melhor dormir nas ruas mesmo. E, para piorar a situação, esse abrigo ficava perto de um dos lugares mais perigosos de Belo Horizonte: a pedreira Prado Lopes, onde há um intenso tráfico de drogas. Uma noite  teve um tiroteio bem perto e parece que algumas balas caíram lá dentro. 
    Depois de dois meses de espera, o dia da consulta havia chegado. Estava esperançoso, finalmente iria descobrir o que havia acontecido comigo e iria começar o tratamento. Mas, já na fila, uma outra decepção: as pessoas entravam e não ficavam no consultório não mais do que uns cinco ou sete minutos. Fiquei um pouco ansioso, afinal como iria explicar tudo o que havia me acontecido em tão pouco tempo?
    Quando chegou a minha vez, outra decepção: fui atendido por um psiquiatra frio, que sequer olhou para mim. Fez algumas perguntas e logo me receitou um antipsicótico chamado melleril. Ele também era um pouco impaciente, pois não respondeu minhas perguntas. Também me receitou um ansiolítico pois estava me queixando de noites mal dormidas. Sequer me avisou sobre os riscos de dependência física e psicológica que os diazepínicos podem causar. Hoje sou dependente dessa droga e com muito custo estou conseguindo parar. Minha memória recente está péssima. Se na época tivesse acesso à internet teria consultado o Dr. Google e saberia que poderia ficar viciado nessa droga lícita...
    E assim fiquei por vários anos, na dúvida sobre o que eu tinha, pulando de igreja em igreja para tentar expulsar os supostos espíritos que estavam me atormentando. As psicólogas apenas me faziam perguntas e anotavam tudo em um pedaço de papel... Só fui ter contato com o CID da esquizofrenia (F20) quando já não tinha mais condições de trabalhar, pois havia tentado várias vezes voltar ao batente após o meu primeiro surto grave. Na época ainda não sabia usar um computador e o jeito foi pesquisar na biblioteca da cidade. Não fiquei revoltado ao saber que o que tinha era chamado de esquizofrenia, pois comecei a encontrar respostas para muitas dúvidas sobre o meu comportamento e jeito de ser. Às vezes é preciso surtar para começarmos a entender certas coisas. 
     Quando consegui o auxílio doença, resolvi fazer um teste: fazer um cursinho de informática, pois pensava que esquizofrenia era sinônimo de incapacidade de realizar várias coisas, até de pensar mesmo. Tinha vários preconceitos sobre esse transtorno, por isso não culpo tanto as pessoas que tem um pouco de preconceito. Comprei um PC em doze suaves prestações nas Casas Bahia e comecei a entrar nas comunidades do orkut sobre esquizofrenia e outros transtornos mentais. Saber que não era a única pessoa do mundo a ter aqueles sintomas me ajudou bastante. Comecei a fazer amizades e a trocar experiências com outros portadores de esquizofrenia. Aprendi muito nesse convívio virtual. E comecei a acessar alguns sites sobre o assunto, que no início não curti muito pois usavam uma linguagem muito científica. De complicado já basta o transtorno né?
    E assim fui me informando mais e mais sobre a esquizofrenia. A informação é a melhor arma para se aprender a conviver com essa situação, Tem sites confiáveis na internet sim. E, modéstia à parte, o blog que escrevo é um deles, pois procuro, com responsabilidade, passar as minhas experiências e assim ajudar as pessoas. Atualmente não tomo com frequência os antipsicóticos(somente em casos extremos), mas não é por isso que saio por aí recomendando à todos que façam o mesmo. Um blog feito por um portador não chega à um milhão de visualizações por acaso. Recebo algumas criticas, mas são minoria, fico muito feliz e lisonjeado por receber inúmeras mensagens de apoio e elogios ao meu trabalho.


        Infelizmente muitos profissionais da saúde mental pensam que quem tem que ser paciente somos nós. A verdade é que são eles que têm que ter paciência. Afinal estudaram para entenderem como funciona a mente, o cérebro do ser humano. Ou não sabiam que iriam ter que ficar o dia inteiro ouvindo as dúvidas dos pacientes? Se muitas pessoas procuram tirar alguma dúvida com um portador de esquizofrenia é por que certamente não obtiveram respostas nos consultórios.... Não é uma crítica generalizada, me refiro aos maus profissionais da saúde mental, assim como em qualquer área existem sempre os profissionais que não se dedicam como deveriam à sua profissão. E muitos infelizmente colocam o interesse financeiro acima de tudo.
    Então, infelizmente, posso dizer que o Dr. Google só me fez bem. Se eu fosse bem atendido provavelmente nem teria começado a procurar na internet soluções para os problemas que vinha e ainda venho enfrentando. No facebook existem inúmeros grupos de transtornos mentais, com milhares de pessoas cheias de dúvidas e receios que não foram esclarecidos devidamente pelos médicos.
    Crítico muito o SUS, mas não os funcionários. Sei que existem sim bons profissionais no SUS e muito  bem intencionados, mas infelizmente a estrutura não os permite terem um bom trabalho e atendimento aos pacientes.
    Para finalizar, sim, o Dr. Google é válido sim, desde que o usemos com responsabilidade e soubermos filtrar o que pode e o que não pode nos beneficiar. A internet não é ruim, ruim são algumas pessoas que fazem parte dela. Na vida real podemos filtrar nossas companhias e nos afastar de pessoas que não nos querem bem. Assim também é no mundo virtual, e é até mais fácil, com apenas dois cliques podemos evitar pessoas que não nos fazem bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário