quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Paranoias diárias do dia a dia-5 O conserto da bike


    Paranoias diárias do dia a dia
    Em uma paranoica mente pequenos problemas acabam virando um tsunami. Pequenos detalhes, coisas simples que vão se somando e se multiplicando, causando enormes prejuízos no dia a dia de uma pessoa com esquizofrenia. 
O conserto da bike
      Comprei uma bicicleta usada e estava tendo muitas dificuldades para alinhar a parte traseira. 
    Na minha paranoica mente imaginava que o dono da magrela havia me passado para trás e que o quadro da bike estava danificado. 
    Fiquei horas e horas tentando improvisar algo para que amenizasse a “tortura” traseira da bike, mas tudo em vão. Cheguei a ficar cerca de sete horas seguidas tentando alinhar os raios da roda traseira em um dia. Desapertei todos os aros para alinhar novamente cerca de quatro vezes. Acredito que fiquei debruçado sobre esse pneu traseiro um total de 48 horas.
    “Como existem pessoas más neste mundo”... – pensei. 
    Já estava pensando em comprar um outro quadro, pois a bicicleta estava fazendo um rangido estranho e tinha receio de que viesse a danificar nas minhas viagens que irei fazer por aí pelo Brasil afora. 
    Então tive a ideia de levar a bike em um mecânico que um conhecido havia me recomendado. Queria uma análise dele para confirmar que o quadro estava realmente torto e que teria que comprar um outro. 
    Não demorei a encontrar o endereço e cheguei em sua oficina. Relatei o ocorrido e ele de primeira afirmou:
    - É a roda da bike que está torta....
    Para o meu alívio o mecânico tinha no seu estoque duas boas rodas aero usadas que serviram muito bem nessa minha bike, que passou a andar com mais fluidez.
    Muitos pensam que tenho boa vida, mas é que procuro disfarçar bem, acho que sou um bom ator de gente normal. Um simples defeito em uma roda, mas, devido as paranoias, o meu primeiro pensamento era de que o antigo dono da bike quisesse me prejudicar. Perdi muitas horas vendo vídeos no youtube e tentando achar uma solução. Pensava somente que era o quadro da bike que estava com problemas e não a roda propriamente dita, que seria a primeira opção ao se fazer análise da situação da magrela. 
    Foi um grande stress por um defeito tão simples e corriqueiro em bicicletas.... Mas a esquizofrenia para mim é isso mesmo, uma luta diária, e não desisto fácil. 
    “Ah, mas por que você não toma os remédios?”. Me perguntam costumeiramente.
    Oras, se eu estivesse tomando os maleditos antipsicóticos simplesmente não teria vontade de andar de bicicleta como tenho andado ultimamente, às vezes chego a andar quase 40km em um dia, o que é uma distância razoável para uma bike aro 26 e para um cara que está com 50 anos. É uma decisão difícil a ser tomada no meu caso, mas não tenho sombra de dúvidas que é o melhor caminho para mim, o caminho que eu mesmo escolhi(acho que já ouvi essa frase antes...) que é de ser eu mesmo, sem máscaras, sem tranquilizantes, enfrentando o mundo de cara limpa. Drogas eu estou fora, sejam elas ilícitas ou lícitas, sem condenar quem optou pelo uso dos remédios
    Quero me emocionar, senti o vento no meu rosto quando estiver andando de bicicleta, que foi o melhor investimento que fiz em minha vida. Quero me emocionar, mesmo que seja para chorar em alguns momentos. Não estou aqui incentivando ninguém a seguir o mesmo caminho que escolhi, cada um tem o seu jeito de ser e de pensar. E no meu caso não tive muitas escolhas, pelo fato de morar sozinho e ter que ter disposição para resolver meus problemas do dia a dia, algumas vezes tendo que acordar cedo, coisa que não consigo fazer tomando antipsicóticos. Até consigo levantar da cama, mas fico meio que sendo um zumbi, acordar de fato é outra coisa. 
    Queria agradecer de coração à todos que estão me ajudando nesta jornada, que é o “Pedalanças”. Graças à ajuda de vocês estou conseguindo montar a minha bike e adquirir os itens necessários para se fazer uma viagem de longa distância com uma bicicleta. 

4 comentários:

  1. Mais um muito bom texto, sincero e limpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras.
      Tento da maneira mais simples possível abordar o tema esquizofrenia e as minhas experiências e vivências. De complicado já basta o transtorno.

      Excluir
  2. Olá, tem algum canal específico no youtube sobre bikes e consertos que te ajudou que vc recomenda? Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Consulto vários canais no youtube, mas gosto muito de um que se chama pedaleria.
      Mas tem outros canais simples, mas que explicam bem como consertar uma bike. Um canal simples que gosto muito é o desse link abaixo:
      https://www.youtube.com/channel/UCx3wO8xTWNH8PhQ-lG2L0ew
      Mas o segredo é sempre buscar o conteúdo correto, pois às vezes queremos aplicar as instruções que está no vídeo, mas o modelo da bicicleta é diferente da que temos.
      Hoje em aumentou muito a diversidade de modelos de bikes.
      Obrigado pela visita ao canal.

      Excluir