sábado, 1 de junho de 2019

45º dia pedalanças-4ª etapa- Estrada Real Caminho dos Diamantes


Santa Bárbara-Barão de Cocais-Cocais
    Dormi bem até por volta das três horas da madrugada, quando um cara começou a falar alto até às seis e meia da manhã, quando saí para desmontar a barraca. A voz do cara que parecia ter bebido umas cachaças parecia ficar ainda mais alta pelo ressoar do som na estrutura de concreto da rodoviária. 
    E ele ainda teve a coragem de vir até a mim e me perguntar se estava tudo bem... 
    Respondi que estava tudo bem, mas com a cara falando justamente o contrário... 
    Como sempre aquela dificuldade em encontrar o primeiro marco do caminho. Pergunta dali, pergunta daqui e, após um cansativo sobe e desce em Santa Bárbara acho o danado do primeiro marco.  Já começo o dia um pouco estressado. 

saindo de Santa Bárbara

    O percurso de 14km até Barão de Cocais é bem fácil e tranquilo de ser percorrido, sem muitas serras. E a estrada de terra está boa, sem muitos buracos e pedras. Devo ter chegado nesta cidade por volta as nove e meia da manhã. E mais uma vez dificuldades em encontrar o marco inicial do caminho até o distrito de Cocais. Acredito que fiquei cerca de uma hora rodando o centro da cidade atrás de informações sobre a rua que estava indicada na planilha. Nem motorista de táxi estava sabendo onde ficava a tal rua. 
    O meu pavio já estava um pouco cortado ao procurar o marco inicial de Santa Bárbara. Agora acho que sobrou apenas 30% depois de procurar o marco inicial de Barão de Cocais...
    Raramente me estresso com pessoas, consigo ignorá-las com facilidade. Mas a estrada real consegue me tirar do sério com essas confusões das planilhas e marcos... Talvez seja por isso que eu goste tanto dela. A gente sabe que vai passar por perrengues, fica pé da vida quando eles acontecem, mas, no final acaba achando graça de tudo. 
    Após muitas perguntas e rodar pelo centro da cidade, consigo finalmente encontrar o primeiro marco desse trecho do caminho dos diamantes. E começo a ficar um pouco mais tranquilo. 
    Mas a tranquilidade foi por pouquíssimo tempo. Estrada real é estrada real. Se o caminho está sendo muito fácil provavelmente você não está na estrada real. Logo no início cerca de 5km de serra muito íngreme entre eucaliptos. Tive que ir empurrando a bike, com a musculatura da coxa ardendo um pouquinho. 

    Depois de muita suadeira consigo subir os 5km de serra. Suei muito por estar na mata fechada. Mas as dificuldades não pararam. Na descida muitas pedras e buracos. E o terreno é muito irregular, ideal para fazer trilhas com moto. Deu para ouvir o ronco de algumas pelo mato afora. 
     Mesmo com a buraqueira desci correndo e em algumas vezes tive um misto de habilidade e sorte para não levar alguns tombos. Cheguei detonado no distrito de Cocais, mas mesmo assim depois do almoço subi cerca de 5km de pura serra para chegar na cachoeira de Cocais. 
   Juntei todas as minhas energias para subir aquela complicada serra. Na entrada da cachu uma surpresa nada agradável: teria que pagar 12 reais para entrar e mais 25 para montar a barraca!
     Estive nessa cachoeira em 2013 e não me cobraram nada. Nem conversei com o porteiro, sabia que se ele continuasse a falar iria acabar perdendo a paciência, pois o dia foi bastante estressante e eu só queria tomar um banho e lavar a minha roupa e descansar. 
    O jeito foi montar a barraca na grama logo na entrada da cachoeira. O porteiro se arrependeu e disse que eu poderia entrar e tomar um banho e voltar. Não aceitei, achei uma injustiça muito grande cobrar para entrar em uma cachoeira que não tem nenhuma infraestrutura montada para atender os visitantes. Com certeza o dinheiro arrecadado não era convertido em melhorias no local....
    Depois de montar a barraca, deitei em um pedaço de papelão e tirei um cochilo, já não tinha energias para mais nada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário