sábado, 26 de maio de 2012

O vírus nosso de cada dia

    Na postagem anterior, relatei um pouco sobre a mania de perseguição que também me acompanha  no mundo virtual. A paranoia de que o meu pc está sendo monitorado o tempo todo é enorme, o que me obriga a escanear o computador quase que diariamente, em busca de vírus. E até que hoje em dia existe um bom motivo para isso, pois o que não falta são hackers mal intencionados, querendo roubar seus arquivos ou até mesmo senha de bancos. E tem cara que gosta só de "zoar" o seu pc, com algum arquivo malicioso que deixa a sua máquina completamente maluca ou lenta. Hoje mesmo fui vítima de um, ainda bem que o antivírus conseguiu detectá-lo a tempo. Foi no orkut(ainda uso ele), quando não resisti a tentação e cliquei em um link que um "amigo" me enviou, contendo supostas fotos da Carolina Dieckmann.E  ainda tem aqueles hackers engraçadinhos que só querem invadir a sua conta no orkut ou facebook para postar algumas maledicências.. 
    Como gosto de ler artigos sobre pc's achei interessante compartilhar os meus parcos(não é porcos, existe essa palavra sim rsrs) conhecimentos sobre antivirus e segurança na internet. 
    Primeiro os antivírus, gratuitos né?:
    O mais popular é o avast, mas também é o mais chato, aquela voz informando que as definições de vírus foram atualizadas quase me matam do coração, ainda bem que hoje em dia tem que calá-la nas configurações do antivírus. 
   Existem diversos outros antivírus gratuitos por ai: o Panda, o Avira, o AVG, etc.... E tem os antivírus pagos. Até pensei em achar um antivírus pago piratão, mas o medo de vir algum vírus no antivirus piratão não me deixa usá-lo. 
    A minha paranoia virtual é tão grande que resolvi dividir o HD em três partes, para colocar dois sistemas operacionais, e a parte restante deixo para colocar os meus arquivos. Assim, posso deixar um sistema só para ser zuado mesmo, para experiências e para tentar baixar jogos piratas. Ou seja, se tiver vírus não tem problema, já que o sistema principal só uso para acessar a internet e programas mais sérios. E se a parte para as experiências estiver completamente zuada, ai volto a formatar de novo. Hoje em dia formatar um pc ou notebook não é mais um bicho de sete cabeças. Infelizmente, devido a alguns técnicos mal intencionados, temos que procurar ter o maior conhecimento possível sobre os equipamentos, para não sermos enganados e assim aumentarem bruscamente o orçamento do conserto de sua máquina. Em São Paulo, um técnico ficou famoso na internet por não ter cobrado a limpeza de um celular, pois o orçamento anterior para ser feito a manutenção do aparelho estava em 180 reais. 
    
    A maioria dos pc's quando formatados já vem com um programa antivírus instalado. O que a maioria dos técnicos esquecem é que existem programas espiões, que os antivírus não detectam. São os chamados malwares, que não atrapalham o funcionamento do pc, mas monitora a navegação da pessoa na internet. Um bom programa para combater essas pragas é o malwarebytes.
    E ainda existem os bankers, que são vírus específicos para roubar senhas de banco e de suas redes sociais. Não se preocupem, que ai já tem a solução. 

    Mesmo com esses cuidados, não estamos 100% protegidos, pois a cada dia novos vírus são criados, e, assim como acontece na vida real, as vacinas são criadas algum tempo depois.  Então nada de abrir emails suspeitos e links prometendo maravilhas (mesmo se for das fotos da Carolina Dieckmann). Outro dia recebi um email dizendo que continha fotos da traição de minha mulher. Quem dera se eu tivesse pelo menos uma louquinha para me aturar aqui. 
      Uma outra dica: se não temos conhecimento na área, não devemos sair removendo tudo o que os programas antivírus detectam: eles não são perfeitos, e podem ser relatados arquivos falsos suspeitos, ou seja, o antivírus "pensou" que o arquivo era um vírus, mas na verdade você sabe que não é. 
    Então, como costumo dizer, o melhor antivírus é o próprio usuário do computador. Evite baixar programas de sites desconhecidos ou de terceiros. Baixe os programas no site oficial, ou seja, da empresa que criou o programa que você deseja baixar. Nada de abrir emails de  bancos, pois os bancos não enviam emais. E não existe milagre na internet, ofertas miraculosas, que você foi sorteado para ganhar um iphone plus gold super. 
    Nesse site tem dicas legais sobre segurança na internet:
    Bem, o assunto de hoje fugiu um pouco do tema que costumo abordar, mas não custa nada ajudar a quem não tem muito conhecimento nessa área. Espero que tenham gostado das dicas e até o próximo post.                                                                                               

5 comentários:

  1. Oi Julio,
    Como sua amiga virtual de mais tempo quero te parabenizar pelo blog,gostei bastante de suas postagens e tbm dos videos, eu não sou muito boa com as palavras, mas desejo que vc alcance seus objetivos! Estarei sempre por aqui...boa sorte!
    Abraços! Sônia

    ResponderExcluir
  2. no ,eu avast tem bem uns 10 virus.
    eu fico vendo os site porno,aiw ja viu neh kkkk.
    ainda bem que o avast pegar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O avast cria as vacinas para os vírus depois que eles são criados ue, igual na vida real. Cuidado com o redtube ai hein? Eu já passei por essa fase e sei como é rsrsrsrsrsrs

      Excluir
    2. Olá boa noite!
      Adorei seu Blog e da forma como você relata sobre isso tenho um filho de 8 anos,quando ele tinha 5 anos sofreu um trauma muito grande que marcou muito a vida dele ele depois disso ele teve muita dificuldade de se enturma com outras crianças muita dificuldade na escola a 5 mês vivo uma loucura na minha vida que me deixo sem força e sem saber o que fazer pois meu filho teve uma dor de dente levei ele no dentista chegando lá teve que estrair o dente e a dentista mais 3 pessoas teve que segura ele creio que foi muito doloroso e levei a ele a recorda do trauma que ele teve pois foi a partir deste dia que tudo mudou ele ficou agressivo tomou um raiva de mim queria me bater ele estava incontrolável então levei ele no psiquiatra o médico receito remédio e eu comecei a dar e junto começou com sessão com psicóloga durante 2 mês foi assim agressivo e tendo alucinação rindo sem motivos e conversando sozinho como estivesse falando com alguém não queria comer pois dizia que tinha bicho na comida o tempo foi passando e as alucinações e agressivo acabou porém ele ainda está muito fechado e não tem interesse nas coisa como brinca ver TV ou jogar e muita dificuldade na escola e em casa não para por nada anda pro lado e pro outro e ficar fazendo umas caras estranha não fala direito com a gente só responde tipo não sim não prolonga assunto a psicóloga não tem muito sucesso com ele na sessão pois ele é fechado e não fala quase nada com ela assim eles ainda não consegui me dizer certo o que ele tem você com a sua experiência na esquisofrenia acha que ele pode ter?me desculpe caso falei de forma errada pois sou leiga no assunto e uma mãe com coração partido tentando saber o que o filho tem fico grata deste já um grande abraço

      Excluir