domingo, 12 de dezembro de 2021

A difícil arte da diversão para um esquizofrênico...

                                                              Um cara de sorte....

   Há alguns anos atrás, estava de bobeira, como sempre, viajando pelas ondas da internet, sempre deixando a aba do facebook aberta. Rolando a página me deparo com uma postagem do Zeca Baleiro dizendo que  estaria aqui em "Beuzonte" para um grande show em homenagem ao grande compositor Vander Lee, que, infelizmente, não está mais entre nós. Quem acompanha o blog sabe o quanto admiro esses dois compositores. 
   Despretensiosamente escrevo na timeline do Zeca que gostaria de ganhar um ingresso para o show, pois a grana estava por demais curta. E continuei a minha navegação na internet, sem esperanças de que o meu pedido fosse visto. Na verdade era mais uma brincadeira do que um pedido. Mas não é que, ao  ver as notificações vejo que alguém havia respondido o meu comentário? Ao olhar a resposta, a surpresa: uma pessoa estava me oferendo um ingresso, e combinamos então de nos encontrar na portaria do local do show uma hora antes do evento. 
    E agora? pensei... Sou um grande fóbico social, não vou à um show desde 2004, quando desisti definitivamente de trabalhar. 
     Não vou conseguir ir à este show, mas também seria uma enorme desfeita recusar a generosidade daquela mulher. Então, me dei mais esta missão: ir ao show do Zeca Baleiro, no palácio das artes provavelmente lotado, e sem um miligrama de diazepan na cachola...
    Não gosto de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, e sei que vou conseguir vencer essa minha dependência química do "pan nosso de cada dia"...


    Dito e feito: domingo saí de tarde para almoçar e fiquei de bobeira até as sete horas da noite, horário combinado para pegar o ingresso com a Fabiana (nome fictício), em frente ao Palácio das Artes. Minha mania de perseguição é tão grande que tenho a certeza absoluta que as pessoas que querem me prejudicar também irão querer prejudicar a quem me dá uma ajuda, por isso não coloquei o nome dessa generosa pessoa que me cedeu o bilhete. 
    No horário marcado ela apareceu, vestida conforme combinado no facebook. E a foto do perfil dela é atual, então não foi muito difícil reconhecê-la. A cumprimentei e, sorridente me  deu o ingresso que, para minha surpresa era da primeira fila!!! Fiquei sem entender nada, e muito menos consegui encontrar palavras para agradecer aquele gesto. Uma pessoa logo apareceu perguntando se eu queria vender o ingresso, o que recusei, é claro. Dinheiro no mundo nenhum valeria a chance de ver um show com três grandes compositores homenageando um outro grande compositor que é o Vander Lee. Apesar da grana estar curta nem cogitei em vender aquele ingresso, que deveria valer uma boa grana, mas não sou e nem tenho a pretensão de ser um cambista, ainda mais com um ingresso que me foi dado... 
   O motivo desse show é um pouco triste. O Vander Lee gravou um DVD no meio do ano passado, no Rio de Janeiro. Era em comemoração dos seus vinte anos de carreira, mas,  um mês e meio depois veio a falecer, para a enorme tristeza de seus muitos fãs no Brasil inteiro. Então o projeto  não foi finalizado e o Zeca Baleiro e o Maurício Tizumba resolveram fazer esta homenagem para concluir a edição deste DVD. 
ingresso para a primeira fila!!!
    Já tive algumas chances de ir ao show do Zeca Baleiro, até quando morava em Ipatinga, mas minhas paranoias e pensamentos persecutórios falaram mais alto naqueles dias e então resolvi ficar em casa mesmo, como sempre faço todas as noites. Percebi que a situação era grave mesmo quando o meu time do coração foi jogar em Ipatinga e eu não fui ao estádio, que ficava a menos de 1km de onde morava... 
     Entrei no palácio das artes e nem sabia o que fazer com aquele papel impresso. Fui na bilheteria pensando que teria que trocar por um ticket, mas era só apresentar na entrada do teatro que o funcionário com o leitor de código de barras iria verificar a autenticidade do ingresso. Antes havia comprado uma pipoca, pois sempre procuro algo para comer quando estou ansioso. 
   Fui para o meu lugar meia hora antes do show. Obviamente estava tenso e um pouco travado.   Coloquei então o meu disfarce de "gente normal" que acredito ser bem convincente, pois a maioria das pessoas quando me conhecem não dizem que tenho algum tipo de transtorno mental... Mas acho que elas enlouqueceriam se em suas mentes se passasse por alguns segundos o que sempre se passa em minha cabeçona...
    Fiquei no meu assento, e feliz por ter encontrado um amigo que não via há uns vinte e cinco anos atrás: o operador de som do show era simplesmente um cara que começou a trabalhar juntamente comigo em uma empresa de sonorização aqui em Belo Horizonte. Como ainda estávamos aprendendo o ofício, passamos momentos difíceis montando e desmontando  equipamentos de som em algumas festas e shows aqui em BH. Mas hoje ele é um grande operador de som e fiquei feliz em saber que está bem e sendo muito requisitado pelas bandas aqui de Minas Gerais. 
    Aos poucos o teatro foi se enchendo até ficar completamente lotado. Afinal, são três grandes artistas reunidos para homenagear um outro grande artista que se foi: o Vander Lee.
    Como me havia prometido, nem levei uma cartela de diazepan no bolso. Era um risco e tanto, mas gosto desse tipo de desafio. Eu, que em 2002 estava nas ruas de Belo Horizonte, com 25kg a menos, comendo lixo e pensando que o mundo iria acabar, agora estou no palácio das artes assistindo como um ser humano qualquer um show de seu cantor preferido. 
    Eu que, por volta de 2003 não conseguia sair de casa em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais sem uma cartela de diazepan no bolso. Certa vez quando esqueci e estava longe de casa, corri até a uma padaria e me empanturrei de torta de chocolate até quase não conseguir andar direito. A  "emapanturração", principalmente com doces, servia para me acalmar, mas minha barriga também estava a ponto de estourar. Chocolate e as massas também me dão uma acalmada...
   Mas, voltando ao show,  a campainha soa pela primeira vez, para avisar que o show iria começar em dez minutos. O público não fala muito e a acústica do teatro é muito boa, o que não faz aquele burburinho de vozes ficar quase que insuportável para mim.
    Estou relativamente tranquilo e feliz comigo mesmo. Minha musculatura estava tensa, mas confiante de que não iria sair correndo para fora do teatro durante o show. 
    E a campainha do teatro soou pela segunda vez anunciando o início da apresentação. Silêncio total na plateia e o show se inicia com o Maurício Tizumba, que também é humorista, fazer a primeira parte do espetáculo. O som está alto, mas muito bom. Como disse, ganhei o ingresso para a primeira fila, e estava de frente para uma caixa de som. Mas o som mesmo alto não estava ferindo os ouvidos, devido a qualidade dos equipamentos de hoje em dia. E também graças as mãos e ouvidos do meu amigo operador de som. 
Chico Cesar fez um grande show... 

     O show tem um leve clima nostálgico, mas até que o Maurício Tizumba com o seu humor faz a plateia rir por diversas vezes. Saiu muito aplaudido e logo depois entrou o Zeca Baleiro. O som ficou melhor ainda, pois a voz dele é mais para o grave e não tanto aguda. Ele falou pouco, creio que pelo motivo da homenagem ser o DVD das músicas do Vander Lee. Mas foi muito aplaudido também. Timidamente tiro o meu velho celular para tirar umas fotos, os vizinhos de acento estão filmando com celulares muito melhores e mais modernos. Até que tinha um celular razoável, que acabei vendendo, pois a situação aqui em Belo Horizonte está complicada e estão matando quem reage aos assaltos. Agora posso andar tranquilo pelas ruas com o meu novo celular antigo, e, para completar, uso um papel de parede que simula uma tela quebrada... 
  Depois que perdi a timidez do meu velho celular tiro mais fotos e até gravo um trechinho de uma música. O áudio saiu bem distorcido, pois como já relatei, estava bem em frente de uma caixa de som. Afinal, não vou à um show há bastante tempo e esqueci que tinha que diminuir o volume do microfone. Mas logo coloco o celular no bolso, não consigo curtir um show e filmá-lo ao mesmo tempo... Temos que sentir o som, os instrumentos... 
   Já no meio do show estou um pouco menos tenso e até bato palmas para acompanhar as músicas. Mas o desconforto ainda é muito grande, não adiantando dizer em pensamento para mim que as pessoas foram ao teatro para ver o show e não ficar me observando. E ainda tem as câmeras que estão gravando o show, o que aumenta e muito a sensação de estar sendo observado.  Rapidamente uma timeline se passa em minha mente e relembro dos shows que via antes dos surtos... Ficava completamente distraído, não reparando em nada à minha volta, somente os olhos voltados no palco e os ouvidos nos instrumentos... Meus olhos ficam um pouco marejados ao lembrar desses bons tempos e também por causa da lembrança e das homenagens ao Vander Lee, que parecia ser um cara tipicamente mineiro, pelo seu jeito de falar nas entrevistas que eu vi.
    Incrível como a plateia interage com os músicos, não sabia que  o Vander Lee tinha tantos admiradores, o que me faz sentir melhor, pois é bom ter um gosto musical diferente da maioria, mas também nem tanto diferente, para não me sentir um grande extraterestre.

    O show vai chegando ao fim, e para deixar meus olhos mais marejados ainda, a última música quem canta é o próprio Vander Lee. Não, ele não ressuscitou, é que o telão do teatro  foi abaixado e rodaram um vídeo com ele cantando, e a banda no palco acompanhou a música ao vivo, ou seja, foi uma música ao vivo com o falecido cantando. Bem,  acho que expliquei bem a situação...
   Muitas e demoradas palmas no final.  Olho ao redor e vejo que há um misto de emoções na plateia. Deu para notar algumas com os olhos marejados, e outras sorridentes, por causa do grande show que tinham acabado de ver. No meu caso estava também com essa mistura de sentimentos. Triste por saber que não existirão novas composições do Vander Lee, e alegre e aliviado por ter conseguido vencer mais este pequeno desafio. Espero calmamente sentado no meu banco a maior parte da plateia sair para poder ir embora. Estou um pouco mais leve, pode parecer pouca coisa, mas não é para quem estava praticamente morto por volta do ano de 2003 e que desde então não conseguia ir a um show. 
   Antes de sair do teatro, vou a mesa de som e cumprimento o meu amigo operador de som pela qualidade do áudio. Técnico de som é igual juiz de futebol, é muito importante mas não pode aparecer para a plateia. Se aparece é por que algo não está acontecendo do jeito que deveria estar acontecendo. 
   Vou para casa a pé. Foram quatro quilômetros que andei sem maiores problemas, parecia que estava 10kg mais leve. Analisei o meu comportamento durante o show e acho que o meu disfarce de gente normal foi realizado com sucesso, foi difícil esconder o meu entusiasmo, pois parecia uma criança quando vai à praia pela primeira vez ou então um cachorrinho quando ouve o barulho da corrente quando seu dono a pega para passearem juntos...
    Infelizmente sei que nem sempre vou ter esse tipo de diversão, acredito que mais dia menos dia a mania de perseguição e algumas vozes irão tirar o prazer de uma saída de casa. Mas não vou desistir, a vida é feita de desafios. E ultimamente tenho voltado a gostar dos desafios, do bom combate e da boa luta... Quem sabe um dia se o Yanni voltar ao Brasil eu consiga ver um show desse cara. Quando estive em São Paulo, no ano de 2014,  cheguei a ir ao ginásio do Ibirapuera, mas resolvi não comprar o ingresso, pois não saberia como iria me sentir no meio de tantas pessoas. 
    O "show homenagem" foi demais, recomendo a todos que assistam quando os caras estiverem em sua cidade. Me considero um sortudo, apesar de tudo. Afinal ganhei um ingresso para assistir um dos meus cantores prediletos e ainda na primeira fila... 
   A luta continua, um passo de cada vez e acredito que ainda terei mais desafios pela frente.
   Abraços à todos e até a próxima postagem.



30 comentários:

  1. Parabéns amigo. Dessa maneira, com essa força e entusiasmo. Vai impulsionar muita gente a sair de casa. Parabéns pela emoção de assistir à um grande show. Feliz por vc.

    ResponderExcluir
  2. parabéns, acompanho sempre seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Júlio... cheguei ao seu blog por acaso. Adorei o relato! Obrigada por compartilhar e parabéns por aceitar esse desafio. Deve ter sido realment um showzaço!!! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi um grande show, não é qualquer coisa que consegue me tirar de casa shasuahsuashasuahsuas Valeu e muito o esforço.

      Excluir
  4. Olá! Só cheguei e já gostei da atitude. De modo particular, agradeço sua participação, porque meu filho mais velho surtou há 20 anos. Essa luta tem sido muito produtiva, no sentido de compreender problemas de interação. Mas, todas as tentativas de diminuir remédio,até agora, terminaram em surtos. Atualmente, estamos no meio de um surto há 3 meses. Somos felizes com os resultados e bem realizados com o que conseguimos, apesar da dependência de remédios. Soube de um tratamento com canabis sem thc, mas muitos me dizem que não há benefício para esquizofrênicos nessas ervas...

    Cara, mas é mesmo só pra iniciar uma participação. Tenho algumas atividades online também e gostei muito do que vc fez, sua linguagem, etc. Parabéns e forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado
      Gostaria de dizer que não sou totalmente contra os antipsicóticos, só acho que muitos exageram na quantidade deles e na dosagem também. Acredito que em alguns casos só uma dose bem baixa já daria conta.

      Excluir
    2. Nunca segui médicos. Há um exagero nas dosagens e quantidades sim. Eu tomo um quarto de haldol por noite e só. Mas, em alguns casos é diferente. Há graus da doença. Uma médica me falou que eu não sou F22; sou F23. É diferente. Mas tentar chegar a uma dose e a uma quantidade mínima possível é sempre bom. Esses remédios têm muitos efeitos negativos infelizmente.

      Excluir
    3. Concordo com você Thiago, e acho que é isso o que faz com que muitos portadores desistam do tratamento, pois logo de início são ministradas doses altas, e aí depois é que vão diminuindo.

      Excluir
  5. Vi um video seu no yt e te achei a cara do vocalista do creedence clearwater revival, agora resta a duvida se vc mantem o corte de cabelo proposital, pq se eu te encontro na rua peço um autografo kkk brincadeiras a parte, tb deixo de fazer mta coisa por conta da paranoia de perseguicao, pra falar a verdade, tomei a 3 dose da vacina do covid atrasada por conta disso, por achar q todo mundo da fila sabia quem eu era e iam aprontar pro meu lado, fiquei 30 minutos na fila tentando fingir papel de gente normal, a vontade de sair correndo foi grande, nao tomo remedios mais por opcao, o negocio e ir se controlando e torcer pra nao surtar, nao me dou bem com antipsicoticos, acho q os pros sao mto pequenos perto dos contras, no meu caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Vi no google as fotos do vocalista, realmente tem alguma semelhança, mas é que meu cabelo é meio rebelde e então deixo ele do jeito que ele quiser ficar, não adianta muito pentear e jogar ele para cima ou para o lado.
      Os antipsicóticos atuais têm que melhorar muito ainda, muitos efeitos colaterais, principalmente na questão do aumento de peso, colesterol, triglicerídeos, etc...
      Além do prejuízo à saúde tem também o financeiro, pois comemos muita besteira.
      Mas é isso aí, é como você relatou, a gente tem que se policiar e procurar saber se controlar, apesar de ser um pouco difícil.
      Obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá
      Está tudo bem por aqui.
      A pandemia me deu uma desanimada, quando pensei que já estava acabando começaram a aparecer as variantes. E agora a guerra na Ucrânia.
      |E também a situação política do nosso país.
      Mas já estou melhorando e irei voltar a escrever e a gravar vídeos lá no canal no youtube.
      Obrigado pela preocupação e tudo de bom para você por aí.

      Excluir
  7. Ola´ , cai de paraquedas neste blog e gostei muito de ler sua experiencia . Gostaria de parabenizalo por essa incrivel atitude e coragem de enfrentar esse problema , foi a minha primeira vez lendo um blog e eu confesso que estou completamente encantada com a forma que vc conta , explica e passa sentimentos atraves de suas frases ! Fiquei muito interessada e vou acompanhar seus blogs ,desde ja agradeço . Forte abraço Júlio !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, isso realmente não tem preço. Do lado direito tem as imagens sobre as postagens que considero mais importantes. É só clicar nelas e será direcionada para o post.
      Escrevi um livro contando a minha relação com a esquizofrenia, caso tiver interesse abaixo tem o link com maiores detalhes
      https://memoriasdeumesquizofrenico.blogspot.com/2012/08/mente-divida-memorias-de-um.html

      Excluir
    2. E aí, Julio! Passando só pra dizer que estou acompanhando o blog, já estou por aqui há alguns anos. Sentindo falta de novas publicações. Espero que as ferramentas para a bike estejam ajudando. Abraço! T+.

      Excluir
    3. Olá
      Sim, já faz algum tempo que não publico. Não sei se foi a pandemia ou se é o tempo de blog mesmo (10 anos). Mas gosto de escrever e sinto que não irei parar com este blog não.
      Comprei as ferramentas e agora está tudo ok por que já posso mexer em praticamente tudo na bike. Ainda não usei as que comprei por último pois o movimento central dura uns dois anos e meio comigo nesta bike. Até que os mecânicos não cobram caro, é a gente que ganha pouco mesmo. Mas, além de economizar a grana com a manutenção tem também a vantagem de ser uma terapia fazer a manutenção da magrela.
      Obrigado mais uma vez pela lembrança e que tudo esteja indo bem por aí

      Excluir
  8. Boa tarde
    Julio esta sumido tudo certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sim, está tudo certo por aqui, durante um certo período da pandemia minha saúde mental não estava muito boa, mas agora estou bem.
      Acompanhe também o meu canal no youtube
      https://www.youtube.com/c/CanaldoEsquizo/videos

      Excluir
  9. Oi Vc sumiu, não postou mais nada por aqui. Preocupada. Como está?
    Espero que esteja bem.
    Mande notícias. Responda por aqui mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Está tudo bem por aqui, acredito que o pior já passou em relação à pandemia, que, no início não me fez muito bem. Mas agora aos poucos tudo está voltando ao normal. E como estão as coisas por aí?

      Excluir
  10. Graças a Deus. Que está bem.
    Aqui eu sigo me reerguendo, foram tempos difíceis, confesso que estou ansiosa. Obrigado pela consideração em responder. Um abraço. Desejo que tudo fique bem. Estamos vivos. Te desejo sempre o melhor. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi. Faz tempo que nao postas. Éra bom ver teus posts. Dava um alivio no coração e uma vontade de viver. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sim, faz um tempão que não escrevo nada Acredito que seja pela falta do óculos Fiz o pedido da consulta no posto de saúde e até hoje nada. Estou enxergando normalmente, mas já estou com 54 anos e aí tenho que me esforçar para ficar enxergando as letras. Acho que é isso a causa da minha falta de vontade de escrever e também de ler.
      Mas creio que em breve irá sair essa consulta.
      Obrigado pela visita ao blog.
      Vídeo até que estou fazendo, não precisa tanto de ler.
      https://www.youtube.com/c/CanaldoEsquizo

      Excluir
  12. Faz tempo que não escreve Júlio, você está bem? Gosto muito do seu blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oi Júlio não postou mais, fico preocupada. Suas experiências, seus textos ajudam muitas pessoas, eu gosto muito. Eu não sei bem o que é não ando muito bem, aquelas oscilações de humor, acredito que quando ela quiser vai embora. Quando puder escreva nos uma experiência, estamos esperando. Apesar que essa época deprime um pouco a gente. Com abraços e desejo que esteja bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela preocupação.
      Está tudo bem por aqui, estou bem fisicamente, e um pouco preocupado com essa situação do país, tanto na parte econômica como na questão da polarização.
      Estou tomando ômega 3 e agora vitamina D3. Tem uma vitamina D3 que não é muito cara, da marca Atalaia. Tenho me sentindo bem mais disposto fisicamente e mentalmente. Experimente tomar, também tem um ômega 3 mais barato da marca Lavitan
      Em relação ao blog, não tenho postado com frequência pois o escrevo desde o ano de 2012, acredito que abordei os principais assuntos relacionados à esquizofrenia. Agora estou postando alguns vídeos que foram temas das postagens aqui no blog.
      https://www.youtube.com/@CanaldoEsquizo/videos

      Excluir
  14. Julio, esta tudo bem? Faz tempo que não escreve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila (adoro esse nome, inclusive a música do Nenhum de nós). Estou bem sim, vou ter que usar óculos, estou enxergando bem, mas as letras menores já estou tendo que me esforçar para ler, por isso perdi um pouco o interesse em ler e escrever. Mas em breve vou usar óculos e escrever novamente, que é uma boa terapia para mim.
      Obrigado pela preocupação e tudo de bom para você por aí.

      Excluir
  15. Oi Julio! Amei ler o seu relato. Meu filho teve o primeiro surto aos 19 anos, hoje tem 22 anos e estamos seguindo lutando um dia de cada vez. Creio que Deus está cuidando de cada detalhe na vida dos portadores desta doença e também em cada família que com muito amor acompanha. Foi uma honra encontrar seu blog.
    Não desista, continue seus projetos porque todos somos limitados e precisamos seguir em frente. Um forte abraço e que Deus continue te abençoando muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Obrigado pela visita ao blog e pelas palavras.
      Deus te abençoe também.
      Depois visite o meu canal no youtube.
      https://www.youtube.com/@CanaldoEsquizo/videos

      Excluir