Existe alguma relação entre o número 22 e a loucura?
Desde quando fui diagnosticado como portador de esquizofrenia e assumi essa condição publicamente, fui chamado de "22" algumas vezes. Sabia que era sinônimo de doido, mas levava isso numa boa, mais na brincadeira mesmo. O que me intrigava era o porque do número 22 estar relacionado à loucura. O número 24 geralmente é relacionado à homossexualidade masculina, o 13 ao azar ou sorte(dependendo da pessoa, o Zagallo gosta muito desse número) e por ai vai.
Pesquisando no Dr. Google, vários sites explicavam que o motivo disso é em virtude da carta 22 do tarot ser a do louco. Essa teoria não me convenceu muito, pois a maior parte das pessoas que me chamavam de 22 sequer sabiam da existência do baralho de tarot.
Depois que me aposentei, morei um bom tempo em Ipatinga, perto da crackolândia. Convivi com o mundo das drogas, não usando, é claro, e sim morando perto de usuários e traficantes. Não foi opção minha morar em tal lugar, mas, ganhando um salário mínimo não tinha muito o que escolher.
Analisando a situação, então percebi que os usuários conheciam bem o código penal e então procurei o artigo 22, e as minhas dúvidas foram esclarecidas.
Art 22. É isento de pena o agente que, por doença mental, ou
desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo
da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter
criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com o
entendimento.
Parágrafo único: A pena pode ser diminuída de 1/3 a 2/3, se o
agente, em virtude de perturbação da saúde mental ou por
desenvolvimento mental incompleto ou retardado, não possuía ao
tempo da ação ou da omissão, a plena capacidade de entender o
caráter criminos
Sinceramente, no meu caso, não tenho a pretensão de usar esse artigo e nenhum outro. Eu me responsabilizo pelos meus atos, a não ser no momento de um surto. E como sinto que estou mais na fase dos sintomas negativos, creio que não surtarei, estando em um ambiente calmo e tranquilo. Não tomo os medicamentos, e não quero usufruir dessa lei, caso venha cometer alguma infração, já que tomei a decisão de não tomar os remédios gozando de plenas faculdades mentais.
Na minha humilde opinião, todo portador de esquizofrenia que tenha recusado o tratamento e, durante um surto, tenha cometido uma infração, deve ser punido como qualquer cidadão, não sendo inimputável. Somente no primeiro surto, ou quando o portador ainda não tenha sido informado de que têm o transtorno, é que ele deve ser considerado inimputável. Falo isso em relação a esquizofrenia paranoide, não posso falar em casos de catatonia ou outros, pois não me julgo capacitado o suficiente para dar opinião sobre esse assunto tão polêmico. Se o esquizofrênico do tipo paranoico recusa o tratamento, sabendo das possíveis consequências, é justo que seja penalizado como qualquer outro cidadão, sendo recluso em uma penitenciaria psiquiátrica ou manicomial. Um problema que acho muito sério nessa questão são os advogados que pedem para que seus clientes "deem" uma de doido, para não ser punido ou ter uma pena menor.
Espero que os portadores de esquizofrenia não tenham me levado a mal com esse post, espero que tenham entendido a minha opinião. Quero e tento lutar de alguma forma por nossos direitos, mas também não quero que passem a mão em minha cabeça, me tratando como se não pudesse ser responsável por meus atos.
E você, o que acha disso? O portador de esquizofrenia deve ser considerado inimputável ou não? Comente, opine, e vote na enquete.
Eu acho que a pessoa tem nocao de que e errado mas no momento estava nervosa.
ResponderExcluirEu por exemplo fico muito nervoso, mas, porém, todavia, no entanto, nervosismo eu controlo limpo sem drogas ilicitas ou alcool agora se eu tiver em uso sou psicopata e cara pode ser fatal, por isso, me encontro vivo e limpo a mais de 4 anos sem medicação controlando ansiedade somente com musculação natação e jui jitsu
ExcluirParabéns, praticar esportes ajuda muito. No meu caso consigo dar uma boa aliviada jogando futebol.
ExcluirEsse é o artigo 26 do CP, e não o 22.
ExcluirAcontece, caro blogueiro, que essa associação entre o número 22 e a loucura foi feita com a primeira elaboração do Código Penal, em 1940, mas está superada desde a reforma da parte geral, ocorrida em 1984. Ou seja, já faz 30 anos que a redação do artigo 22 do CP mudou.
ResponderExcluirHoje, essa redação está no artigo 26 do CP, a saber:
"Inimputáveis. Art. 26 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)".
O artigo 22 do Código Penal atual fala sobre outra coisa que não tem nada a ver com assunto em questão.
Espero ter esclarecido e desejo-lhe sucesso nesta vida.
Obrigado pela participação e pela visita ao blog. Como são apenas 30 anos, creio que o motivo da associação entre o número 22 e a loucura realmente venha do código penal, pois o tarot não é algo tão conhecido pelos brasileiros.
ExcluirVocê está certissimo. É uma herança cultural. Parabens pelo blog
Excluiro art era 22 mesmo, mas em 1984 foi alterado e passou a ser o art 26
ExcluirConfere com o original! Perfeito! Parabéns!
Excluirgostei muito do esclarecimento! um abração !
ResponderExcluirObrigado, era uma curiosidade que tinha, e creio que seja essa realmente a relação entre o número 22 e a "loucura."
ExcluirOi, fui pesquisar sobre a relação entre 22 e doido e caí aqui. Li se blog e te mando um abraçó carinhoso.
ResponderExcluirJuiz
de Fora, 29/06/2016.
Obrigado, sempre tive essa curiosidade também, de como começou essa relação entre a loucura e o número 22 e achei essas duas possibilidades. Como afirmei na postagem deve ser por causa do artigo 22 mesmo.
ResponderExcluirAdorei! Não sabia disso...parabéns pelo blog e pela força. bjs
ResponderExcluirObrigado, era um curiosidade que tinha, pois meus amigos me chamavam de 22 quando ia jogar futebol.
ExcluirE acredito que eles mesmos não devem saber a origem dessa relação. Mas, como disse, deve ser por causa do artigo 22 mesmo.
Parceiro!!!!! acrescento mais algumas informações: Não tem nada haver com tarot, mas sim no fato de que nos anos 70, 80 e 90, com referência ao tal Artº 22, costumava-se dizer que um camarada que não jogava com o baralho todo tinha carteirinha de 22, ou seja: era o cartão das consultas do INPS, que continha mesmo a tal referência ao numero 22, dai chamada a Carteirinha de maluco ou carteirinha de 22.
ResponderExcluirGrande Abraço!!! espero ter contribuído com mais alguma informação.
Valeu, obrigado pela contribuição. Vou dar uma pesquisada depois por aqui para incluir na postagem.
ExcluirA contribuição dos leitores aqui no blog é muito importante, muitas pessoas já me falaram que gostam muito de ler os comentários, por isso procuro responder à todos da melhor maneira possível.
caro amigo o arcano 22 no tarot não é a do louco e sim a do MUNDO!!! A melhor carta dos arcanos maiores! se voce colocar em sua cabeça que o numero 22 vai ser ou é algo negativo vai se realizar, pois voce esta mentalizando isso e acreditando no seu consciente e automaticamente passa para o seu subconsciente onde reside nosso Eu superior( divino, urniverso, vida, natureza, Deus, enfim...) e entao automaticamente capitando essa mensagem o subconsciente ira tornar realidade, pode ter certeza!!! pode ter certeza que nada é por acaso, me interessei pelo que escreveu pois o numero 22 aparece muito em minha vida..se for relatar nao irei parar de contar... o numero 22 é como dois patinhos na lagoa onde temos que saber com quem se relacionar, ou seja, seguir sempre o caminho certo de Deus, tendo pensamentos positivos e nao se deixando levar pela emoção tudo em sua hora...a vida em si uma hora revelará a verdade para nós.
ResponderExcluirUm abraço!
Bem, eu pesquisei muito antes de publicar a postagem. A não ser que esse e outros vinte sites estejam errados, mas a carta 22 do tarot é a do louco sim.
Excluirhttp://www.clubedotaro.com.br/site/m32_22_louco.asp
Não penso nada a respeito do número 22, aliás nem ligo para a numerologia e temas parecidos, foi apenas uma curiosidade que tinha a respeito do número 22 estar relacionado à loucura.
Sim. O Louco do Tarot pode ser representado com numeração 0 ou 22 (que também é O Mundo). E o início, e o fim na jornada do Louco pela vida. Cada carta tem seu lado positivo e negativo. Dependerá da composição do jogo. Obrigada por compartilhar sua experiência com o público. Bençãos do Povo Nobre!
ExcluirSim, me lembro que há muitos anos atrás cheguei a ler um pouco sobre o assunto, sou uma pessoa curiosa e tenho o maior respeito por todas as culturas, tradições e crenças. Me parece que o número 22 no Tarot é mais conhecido como o do louco mesmo.
ExcluirObrigado pela participação.
Estavou agora assistindo "O índice dá maldade" 3 temp,EP 8,no canal ID e na apresentação estava mostrando 2 criminosos e,meio que vão medir o índice de maldade pois são assassinos egocêntricos enfim,"acho q eles são e loucos pensei" aí disseram que vão medir o índice de 1 a 22,e assimilei esse era o motivo do número ser de louco por causa disso,aí pesquisei e venho compartilhar esse fato,pois é uma coincidência é tanto...Vlw abrcs
ResponderExcluirEu acho que o número 22 tem a ver com um equipamento americano que mede o nível de maldade de um assassino que vai de 1 a 22 e é Claro que quanto mais cruel o assassino for mais doido ele é por isso o número 22 q é o mais alto,esse equipamento é usado em um seriado "Índice dá Maldade" que passa atualmente no canal ID deve ser uma coincidência,mas notável!
ResponderExcluirOutra curiosidade.
ResponderExcluirSegundo Código de Doenças Internacional o código F22 é identificado como:TRANSTORNOS DELIRANTES PERSISTENTES.
http://www.medicinanet.com.br/cid10/1523/f22_transtornos_delirantes_persistentes.htm