segunda-feira, 17 de março de 2014

Um alimento bom para a mente


 Goji Berry
   Tomei conhecimento desta fruta em um jornal que é distribuído gratuitamente no metrô aqui de Sampa. Me chamou a atenção as propriedades deste alimento e os seus nutrientes, que parece estar na moda e ser a próxima tendência desses meses. Primeiro foi a linhaça, depois a quinoa e agora o goji berry. Não é bichice não, mas a única moda que gosto de me informar e seguir é a moda alimentícia, rsrsrs.
   E por que este tema está aqui no blog? Principalmente por contém muita vitamina do complexo B, que, creio que a maioria já sabe, é a vitamina do cérebro. As pessoas viciadas em álcool podem ter alucinações ou até mesmo vir a desenvolver um quadro de esquizofrenia justamente pelo fato do álcool impedir ou diminuir a absorção da vitamina B pelo organismo. Já tomo o ômega 3 que é considerado um bom alimento para a mente. Creio que uma combinação com o goji berry deva ser uma boa no combate a esquizofrenia. Acredito em coincidências, sincronicidade, sei lá o nome. Creio que não foi a toa que esse jornal veio parar em minhas mãos. Claro que não estou incentivando ninguém a abandonar os medicamentos, mas devemos nos informar sobre outras formas de melhorarmos a nossa saúde mental, e, por que não física, já que uma está diretamente relacionada com a outra. E essa fruta auxilia no emagrecimento, o que é uma boa para quem toma os famosos antipsicóticos, que, como todos sabem, costumam dar uma engordada na gente, justamente por agir na área do cérebro responsável pelo apetite. Eis ai o texto na integra: 

    "O goji Berry é uma frutinha originária da China, Tibete e Mongólia, cultivada na região do Himalaia, que age contra o tempo e faz bem ao corpo. Segundo a nutricionista da Clínica Nutrissoma Bárbara Riboldi, é uma fruta rica em aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos. Por conter essa combinação que propociona benefícios variados á saúde, é considerado um superalimento.
    A fruta asiática é encontrada em três versões: desidratada(que facilita o transporte do oriente até aqui), in natura (a forma mais rara de ser encontrada nos mercados) e na forma de suplementos, em cápsulas ou em pó. De sabor azedo, quanto mais vermelho, mais conservadas estão as propriedades benéficas à saúde.
    De acordo com a nutricionista do emgracimento Fernanda Ferreira Dos Santos, o fruto auxília no emagrecimento devido à alta concentração do complexo B, atuante no metabolismo energético, além de conter cálcio e proteínas, que além da perda da massa gorda, entra na formação de massa muscular. "É também fonte de fibras e contém baixo indíce glicêmico, isto é, libera menos açucar no sangue", explica.

    Vale mais do que uma laranja
    A especialista do emagrecimento destaca também outra substância que faz bem ao organismo: a vitamina C. "Elas estimula colágeno e cicatrização, em quantidade superior ao da laranja. Contém betacaroteno que atua na pele e visão e possui A.G.E, ácidos graxos essenciais que funcionam como antiinflamatório, antioxidante e anti-idade" revela os diversos ganhos que o consumo da frutinha fornece. "Isto significa que além de auxiliar na perda de peso, é considerado um alimento funcional que age no sistema gastrointestinal e imunológico, ajudando na prevenção e tratamento de doenças como: hipertensão, arteriosclerose, câncer, diabetes, hepato e neuroprotetor", esclarece a profissional."

                                                                    Como consumir?
    A nutricionista do emagrecimento orienta consumir de 15 a 45 gramas por dia, in natura, ou desitratada, em sucos naturais, frutas, cereais integrais, iogurtes desnatados e saladas. Ou ainda em cápsulas de 400-600mg. Ela sugere uma receita mix para adicionar aos doces ou salgados:

-um punhado gojiberry
-um punhado de cranberry(pensei que fosse nome de banda de música pop)
-um punhado de uva passa
-um punhado de castanha do Brasil
-um punhado de semente de abóbora

Ômega 3
    Neste post comentei e coloquei um link sobre os benefícios desta gordura do bem para quem tem esquizofrenia. Mas, meses depois, fiquei sabendo que o excesso pode causar problemas também. Logo abaixo tem o link sobre os perigos do excesso do ômega 3. Vale ressaltar que disse excesso, eu tomo 1000mg por dia, e creio que esteja numa faixa aceitável. Pesquisando na internet descobri que 4000mg é considerado excesso, mas ainda há controvérsias sobre qual a dose ideal.
Link sobre os benefícios do ômega:
http://memoriasdeumesquizofrenico.blogspot.com.br/2012/09/omega-3-e-esquizofrenia.html


Link sobre os possiveis maleficios do exagero do ômega3:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/07/130711_cancer_prostata_omega3_rp.shtml

    Então, concluindo, como sempre devemos usar o equilíbrio. Não vamos parar de tomar um alimento ou produto só por que pesquisas indicam que o excesso pode levar a um câncer, mas também não vamos exagerar né?

4 comentários:

  1. Julio,

    Vc que gosta de comer doce de leite...queijo...
    vi uma pesquisa correlacionando a ingestão de leite e derivados, com surtos de pânico....
    veja essa matéria...... eu quando como alguma coisa com leite, nem durmo direito..... fico nervoso.....
    http://ibnionline.com.br/servicos/teste-de-alergia-alimentar-tardia/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação, vou dar uma olhada, e, se for realmente comprovada, tô perdido rsrsrsrsrs Gosto de pastel de queijo, de pão de queijo, e de queijo também.

      Excluir
  2. Legal Julio. Eu tomo Omega três também com capsulas de Ginkco Biloba. Gosto muito dos efeitos pois é de extremo valor em problemas psico-comportamentais de senilidade, tais como pouca concentração, memória fraca e indicado em déficits cerebrais de origem orgânica. Pois bem, eu amo medicamentos naturais que tragam benefícios cognitivos. Se souber de mais continue nos informando. Vou procurar o Goji Berry. Willian. Agradecemos amigo.

    ResponderExcluir
  3. ômega 3 é ótimo, não estou tomando no momento, mas vou voltar a tomar. Além de tudo, baixa os triglicerídeos e o colesterol ruim, e a saúde física está diretamente ligada a mental e vice versa. Ainda não tomei o Goji Berry, mas creio que deva ser ótimo também, e se tomarmos alimentos ricos em vitamina b, creio que estaremos nutrindo muito bem a nossa mente. Obrigado por participar do blog.

    ResponderExcluir