quinta-feira, 6 de abril de 2023

Paranoias diárias do dia a dia 10- E a folha, virou?



    Há alguns meses atrás estava navegando nas redes sociais (como sempre) e me deparei com uma sugestão para entrar em um grupo relacionado ao INSS.
    Não sei por qual motivo, razão ou circunstância resolvi aceitar a sugestão.  Sou aposentado e não tenho muito o que perguntar. As publicações geralmente são de pessoas com alguma dúvida sobre os mais variados benefícios que o nosso país oferece à população. 
    Depois de alguns dias me deparei com várias postagens de pessoa aflitas afirmando que “a folha não havia virado”. Inicialmente não fiquei preocupado, pois não tinha a mínima ideia do que isso  significava. 
    Passou-se um mês e por volta do dia 15 novamente as postagens aflitas sobre o viramento ou não da tal folha. Fiquei curioso e resolvi pesquisar. Em pouco tempo descobri que a folha virar significa que o aplicativo ou o site do Meu INSS está mostrando a data do próximo pagamento. Ou seja, é o extrato do pagamento do benefício. 
    Resolvi então abrir o site e, para o meu desespero, a data do meu próximo pagamento ainda não estava constando. Ou seja, a folha ainda não havia virado para mim!
   Fiquei sem respiração, pensamento a mil, imaginando quatrocentos milhões de coisas: alguém hackeou a minha conta no site do INSS? Ou o INSS cortou o meu benefício sem ao menos me avisar? 
Comecei a imaginar o que iria fazer: Virar um “pedarilho” e sair viajando de bike pelo Brasil? Trabalhar? Mas quem iria arrumar trabalho para um esquizofrênico com 54 anos de idade? E fiquei sem pensar em outra coisa durante o final de semana todo, abrindo o site e recarregando a página por várias vezes seguidas. 
   A canseira das dúvidas quando estava no auxílio doença voltaram. Será que vou ter que ir na agência para saber o que está acontecendo? Será que irão cortar o meu benefício? Ou será que é o sistema que está com problemas? Afinal tudo é culpa do sistema depois que inventaram a internet. 

A paranoia em relação ao pagamento do benefício é coletiva

   Na segunda feira logo de manhã voltei a abrir o site e nada. Fazia alguma coisinha (ou cochilava mesmo) e depois voltava novamente para o notebook para ver se a tal folha havia virado. Hora do almoço e nada!
    Fui para o restaurante popular com a cabeça no site. Fiquei imaginando a aflição dos aposentados que têm família para cuidar, pois no grupo a “pergunta mais perguntada é se a folha virou ou não”. 
    Depois do almoço fiquei recarregando a página seguidamente até que finalmente a data do próximo pagamento estava visível. Deitei em minha cama e pude finalmente relaxar e descansar. Quanto stress e quanta loucura por uma informação que sabemos que irá aparecer. Mas paranoia é paranoia. Infelizmente em nosso país acontece cada coisa com os pobres que qualquer um fica paranoico quando o assunto é pagamento de aposentadoria. Quem não é acaba ficando, e quem já é fica mais paranoico ainda. 
   E assim todo mês, por volta do dia 15, a mesma agonia. Na timeline várias postagens de pessoas desesperadas perguntando se a folha havia virado ou não. Estava seguindo o grupo e não tinha como evitar. Aliás, não queria evitar, estava paranoico e pensava que, se a folha não virasse, o mundo iria acabar. 
    Fiquei um bom tempo nessa loucura que me detonava mental e fisicamente. A ansiedade é diferente do medo, pois o medo é algo que sentimos quando estávamos em uma situação real de perigo. Já a ansiedade é o medo de algo que achamos que poderá acontecer, mesmo não tendo uma razão plausível para isso. 
   Depois de quase um ano, resolvi parar de seguir o grupo, pois ficava sempre o final de semana todo depois do dia 15 entrando no site e recarregando a página até o pagamento do próximo mês constar na lista. Vi que aquilo estava me fazendo muito mal e resolvi parar de seguir e deixar a vida me levar. 
Uma paranoia a mais outra a menos... 
    Mas, não sei como, uma publicação com a maledita indagação apareceu na minha linha do tempo. E esses meses iniciais do novo governo tem sido de muitas dúvidas e mudanças, o que me fez novamente ficar um pouco receoso. 
    O jeito foi acessar o grupo e, para meu espanto, o número de perguntas sobre a folha estava bem maior do que de costume. Afinal era o dia 23 e nada da folha virar para muita gente. Normalmente a data do pagamento aparece entre os dias 15 e 18 de cada mês. 
    E lá eu estava novamente de novo entrando no site sem parar e recarregando a página, mas sem sucesso. Também fiquei acessando o grupo para ver se a folha havia virado para alguém e assim me desse um fio de esperança. Foram cinco dias de aflição até a folha virar para mim!
    E que alívio! Alegria de pobre geralmente é o alívio de algum perrengue. Mais uma paranoia para a minha cabeça aturar. Mas atualmente estou mais tranquilo e sabendo levar essas situações, acho que um pouco por causa da maturidade. 





10 comentários:

  1. Olá amigo! Olha eu vivo assim, com paranoias, é terrível, fica pior se for algo relacionado ao meu filho! Misericórdia aí eu realmente entro em surto, não aguento! Minha ligação com ele é tão forte que Deus que me livre de acontecer algo eu não suportaria, infelizmente.....mas minhas paranoias sempre são sobre assuntos preocupantes, aquilo fica na minha cabeça por meses, tomo quetiapina não resolve e é antipsicotico. Estou bitolada nas redes sociais, amigas do WhatsApp, fico o tempo todo com o celular nas mãos olhando tdo......afffff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      É um dia após outro e as paranoias continuam, se uma acaba aparece outra. E a gente fica procurando fora algo que está dentro de nós
      Mas procure evitar o café e tome chás, assim a ansiedade diminui e as paranoias também.
      Obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  2. Olá amigo, tudo bem? Eu estou preocupada com essas vozes na minha cabeça, o médico aumentou o quetiapina de 100mgs para 200mgs, eu não estou tomando, tomo somente 100mgs, mas tenho vozes constantes na minha cabeça, eu pensava que isso era normal, acho que tinha me habituado a elas, hoje vejo que não são normais e me deixam muito agitada e em alerta o tempo todo, pois as vozes na maioria das vezes me alertam de algum problema ou me dizem para fazer algo tomar uma atitude, também consigo ler os pensamentos de outras pessoas.......me incomoda muito.....tira minha paz!!!! Vc se sente assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, está tudo bem por aqui.
      Sei como são essas vozes, no inicio são muito difíceis de suportar, fui para as ruas e tudo mais. Depois também meio que me acostumei com elas. Mas geralmente eram vozes ameaçadoras e zombeteiras. E também tinha as vozes comentaristas. Nesta postagem falo sobre elas
      https://memoriasdeumesquizofrenico.blogspot.com/2018/08/vozes-na-esquizofrenia.html
      Se as vozes apenas te alertam sobre algo ou então pedem para tomar uma atitude, tente ignorá-las. Claro que depende de que atitude elas estão falando.
      Se não for nada grave tente ignorá-las e procure ocupar sua mente com algo que goste.
      Também tive essa sensação de que podia ler os pensamentos das outras pessoas e vice versa. Me lembro que certa época ficava lendo os outdoors e cartazes nas ruas para ver se as pessoas paravam de ler meus pensamentos.
      Mas hoje tudo isso passou, acho que um pouco por conta da idade, acho que a dopamina vai baixando e a gente fica um pouco mais tranquilo e menos estressado.
      Procure evitar o café e outros alimentos estimulantes
      Tome chás também, no meu canal no youtube em breve irei fazer um vídeo explicando sobre como fazer um chá maravilhoso que tem me ajudado bastante.
      Obrigado pela visita ao blog.
      https://www.youtube.com/@CanaldoEsquizo/videos

      Excluir
  3. Olá Julio, quando você tomava antipsicótico, você conseguia sentir prazer nas atividades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Me sentia muito mal quando tomava os antipsicóticos. Era impossível sentir prazer em alguma coisa. Por exemplo, o melerril, dependendo da dosagem me deixava dopado, sem sentimentos e o meu coração dava uma batida a mais e mais forte sempre quando subia alguma escada ou fazia algum esforço. Sou meio hipocondríaco e teve uma época que imaginava ter problemas do coração.
      Quando tomei haldol eu ficava com vontade de ficar andando sem parar.
      Com a risperidona fiquei bem dois dias, mas depois senti as pernas pesadas e também o meu apetite aumentou muito e engordei dois quilos, ou seja um quilo por dia
      No meu canal no youtube estarei relatando as minhas experiências com os antipsicóticos.
      Obrigado pela visita ao blog.
      https://www.youtube.com/@CanaldoEsquizo/videos

      Excluir
    2. Mas e agora, sem tomá-los você acha que melhorou em alguma coisa, quais os prós e contras que você poderia citar? Você ainda pensa em voltar a tomá-los? A anedonia ainda persiste mesmo sem tomá-los?

      Excluir
    3. Como relatei acima, não ficava nada bem com os antipsicóticos. No blog e nos meus vídeos falo sobre a minha experiência e sempre procuro frisar que cada caso é um caso.
      Tomo muito cuidado nas palavras para não incentivar ninguém a fazer o mesmo que eu faço. No meu caso qualquer coisa é melhor do que viver tomando os antipsicóticos, pois também ficava o dia inteiro dormindo. Sem eles, consigo fazer algumas coisas, apesar dos sintomas negativos da esquizofrenia.

      Excluir
  4. Penso eu para aliviar as perturbações no dia a dia, tenho que fazer caminhada para diminuir as vozes. Não consigo sair de casa sozinho, meu vizinho me chama para fazer as caminhadas. Tenho uns amigos que me visitam todos os dias em casa, e nas ruas eles vem e desaparecem constantemente .Uns dizem que tenho que fazer um curso de vigilante, outros quando aparecem do nada, dizem que tenho que tirar meu porte de arma. Meu psicólogo disse que tenho que fazer uma coisa que me dar prazer! Acredito que um dia vou melhorar. Tem dia que não sei se estou acordado ou dormindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atividade física deveria fazer parte do tratamento dos transtornos mentais, mas, infelizmente os casos são basicamente tratados com os remédios.
      Talvez encontre algo que goste de fazer, não sei se vigilante seria uma boa, talvez seja um pouco estressante e tenha que trabalhar de noite
      Obrigado pela visita ao blog.

      Excluir