quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Vozes na esquizofrenia

 

Vozes que escuto na esquizofrenia

    A alucinação auditiva é um dos sintomas clássicos da esquizofrenia. Nem toda pessoa com esse transtorno tem esse tipo de alucinação. Ouvir vozes também não é exclusividade de quem tem esquizofrenia. Quem está em depressão  também pode ouvir vozes (depressão psicótica). Assim como os bipolares em crise, que podem ter delírios e psicoses. 
    Uma das curiosidades principais que as pessoas têm acerca da esquizofrenia são as vozes. O que elas nos dizem? São vozes dos “amigos” imaginários que talvez possamos ter ou criar? São vozes do bem ou do mal? ou são vozes do além?
  Até hoje os cientistas não sabem explicar o verdadeiro motivo pelos quais as pessoas com esquizofrenia ouvem vozes. Estudos não faltam, mas até hoje não foram conclusivos. Existe a teoria de que seja a área responsável pela audição que fica com uma superatividade durante um surto psicótico. Devem existir várias outras, mas explicar a origem deste fenômeno não é o objetivo principal desta postagem. Afinal, sou apenas uma pessoa com esquizofrenia, que, além de curiosa, procura também ajudar a esclarecer esse transtorno que ainda é um mistério para a ciência. 
    Em primeiro lugar, gostaria de dizer que a maioria das pessoas com esquizofrenia não tem amigos imaginários, e sim muitos inimigos imaginários, devido, principalmente, a mania de perseguição. Também se faz necessário ressaltar que cada esquizofrenia é única, pois é um transtorno que envolve muito o lado psicológico do indivíduo, não sendo apenas um mero desequilíbrio químico do cérebro (aumento de dopamina). Obviamente existem os sintomas e comportamentos semelhantes, como a desconfiança exagerada, a reclusão, etc. Por isso irei citar as minhas vozes e algumas que já ouvi dizer que muitos ouvem por ai, mas que não aconteceram comigo.
    Antes dos surtos, já era uma pessoa um bocado desconfiada e um pouco retraída. Mas nada que me impedisse de ter uma vida relativamente normal. Ia à shows, cinema, trabalhava, etc... Às vezes saía sozinho e às vezes com uma namorada ou outra.(meus relacionamentos não duravam mais do que duas semanas). 
    Mas, por volta dos 28 anos as coisas começaram a mudar em minha vida. Morava em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais e realmente era uma pessoa bem comentada por lá. Mas geralmente falavam bem de mim, por ser uma pessoa honesta e trabalhadora. Era um bom operador de som e não sei por que muitas garotas e mulheres daquela cidade me achavam bonito. O fato de morar na capital também acredito que ajudou para que eu tornasse uma pessoa bem falada naquele lugar.
- Olha, um gato andando com um cachorro. (cheguei a ouvir quando estava passeando com um cão)
- Ele está magro.
-Ele está gordo.
-Ele é bonito.
-Ele é feio.
    Acima alguns dos comentários que eu ouvia logo quando cheguei na cidade. Isso me incomodava um pouco, mesmo os elogios, pois as pessoas pareciam ter um pouco de receio de falar com aquele cara esquisito e caladão que eu era. 
   Também ouvia de verdade muitos comentários a respeita de minha sexualidade. Não ficava com todas as garotas que se aproximavam de mim, e muitos pensam que todos os homens tem que “pegar” todas que aparecem pela frente, caso contrário o cara é gay.
   E, como já relatei,  era um cara caladão, um pacato cidadão mesmo. E isso, para alguns moradores daquela cidade  era legal, mas, para outros era sinônimo de “mitidez”. Acredito que quem seja muito calado e que não saia cumprimentando todo mundo seja visto com um pouco de antipatia. Acho engraçado as pessoas não gostarem tanto das pessoas caladas e já acharem normal a fofoca e um monte de merdas que algumas pessoas saem falando por aí. Ou seja, para ser bem visto é melhor falar bobagem do que ficar calado... Vá entender os "normais"...  Não tenho paciência para ficar falando do tempo e da vida alheia, os assuntos mais usados para quem não tem assunto para conversar... 
pessoas fofoqueiras existem em todo lugar, tudo o que é ruim se alastra mais rapidamente...

    Com o passar do tempo e pelo fato de ser um bom empregado criei algumas inimizades no trabalho, já que eu ganhava um pouco mais do que o restante dos funcionários da empresa em que trabalhava. Aquela situação de ter algumas inimizades no trabalho me fez uma pessoa mais retraída e desconfiada do que eu já era.
    Após alguns anos trabalhando naquela cidade passei a ouvir mais comentários do que costumava ouvir no início. Ouvia comentários depreciativos das pessoas, mesmo elas estando há uns trinta ou mais metros de distância de mim. 
   No início eram comentários zombeteiros, depreciativos mesmo. As vozes comentavam coisas banais do dia a dia, falavam coisas que eu estava fazendo:
- Ele nem consegue correr direito. - ouvi quando estava fazendo caminhada.
- Ele está com a mesma roupa de ontem.
- Ele gosta de Roberto Carlos...
- Ele está com aids...
    Esse último comentário foi o que mais me prejudicou. Isso aumentou principalmente em uma fase em que estava um pouco triste e parecia que o meu sistema imunológico estava em baixa, pois foi um período em que tive muita diarreia e outros problemas que os médicos classificavam como virose, depois da ida ao hospital. Também peguei dengue duas vezes quase que seguidamente.
   E, numa dessas emagrecidas o boato de que eu estava com aids acabou meio que se tornando real naquela cidade. Se tornou tão real que até eu mesmo acreditei e nem fiz o exame, por medo do resultado e também por acreditar que realmente estava com aids, apesar de não ser uma pessoa promiscua e sempre usar o preservativo. E, para piorar a situação, os sintomas  que eu estava apresentando eram bem parecidos com os da aids: fraqueza, diarreia, emagrecimento rápido e exagerado. O jeito era esperar os sintomas mais severos aparecerem para dar um fim a minha vida.
    As vozes começaram a disparar com o tempo:
    - Ele está se preparando para virar um mendigo. – tinha ouvido essa voz bem nítida em minha mente, mas o engraçado é que o cara estava na outra ponta do quarteirão. E a voz era sussurrada, logo o cara teria que gritar para que eu ouvisse esse comentário.
    Comecei a ouvir também que os evangélicos viviam comentando que eu estava com demônio no corpo, tanto que cheguei a procurar algumas igrejas para expulsar o suposto tinhoso que tinha se apossado do meu corpo.
    Com o tempo as vozes que eram comentaristas e zombeteiras passaram a ser ameaçadoras:
    -Vamos pegar ele hoje de noite?
    Essas vozes ameaçadoras eram as piores. Acho que são elas que fazem boa parte das pessoas com esquizofrenia a terem algum tipo de reação violenta. Mas a maioria se tranca em casa mesmo, ao contrário do que muita gente pensa.
    Essas vozes ameaçadoras são tão complicadas que resolvi pedir demissão do meu serviço e ir parar nas ruas. Tinha que fugir desses “inimigos imaginários” que queriam me pegar de qualquer jeito.
  Também tive algumas vozes sem noção, ou seja, não diziam coisa com coisa. Uma vez, de madrugada, comecei a ouvir uma voz que parecia estar falando em alemão. Era alta parecia estar falando ao microfone e também gritava. E isso me fez pensar que era o pastor da igreja que ficava perto do local onde morava na época.
    Fiquei rindo por um bom tempo com aquela gritaria toda, pois ela não parava um instante sequer. Cheguei a pensar que o dono dessa voz iria ter um ataque do coração, pois não parava nem para respirar. Hoje sei que essa voz foi uma grande alucinação, pois aconteceu de madrugada e provavelmente a vizinhança teria reclamado por causa do suposto som alto vindo da igreja. 
    Tive outras vozes sem noção.Quando estava surtado morando nas ruas de Belo Horizonte, uma voz aguda e feminina ficou horas seguidas pedindo para que entrasse em alguns locais. Eu obedecia, entrava e ficava esperando ela dar mais ordens. Como ela não me dizia mais nada, ia embora e voltava a ficar sentado nas calçadas das ruas. Essa voz era bem estranha mesmo, não dizia coisa com coisa, ainda bem que durou apenas algumas horas. 
    E também tem a voz da nossa consciência, que acredito que muitas pessoas confundem com alucinações. Acho que em determinada fase de nossas vidas começamos a refletir se fomos boas pessoas, se agimos corretamente diante dos fatos. Talvez seja a crise da meia idade, ou a idade de Cristo. Muitas pessoas começam a se culpar exageradamente por certas atitudes que tiveram pelo caminho de suas vidas. Dependendo da pessoa e da situação, podem até surtar. (foi o meu caso).  Na bíblia (não sou evangélico e nem católico), dizem que Judas se matou depois de ter traído Jesus. (é só um exemplo).
   O sentimento de culpa exagerado é também um dos sintomas da esquizofrenia. Não está atualmente citada no CID atual, mas já esteve. Também retiraram o complexo messiânico dos sintomas que constavam no CID, o motivo por qual não sei. Talvez alguns queiram reduzir a esquizofrenia a somente um desequilíbrio químico, ou seja, o excesso de dopamina. Já ouvi psiquiatra afirmando que esquizofrenia é igual a diabetes, é só tomar o remedinho que tudo está bem e controlado. O problema é que a dopamina é necessária ao nosso organismo, na dosagem certa, é claro. Os antipsicóticos reduzem essa substância para diminuir nossa reação diante dos pensamentos e alucinações, mas também diminuem a nossa vontade de realizar as tarefas básicas do dia a dia. A dopamina é a responsável pela motivação, pela vontade de executar as ações. 
a luta entre o bem e o mal em nossas consciências 

    Então, quem tem esquizofrenia pode ter o sentimento de culpa exagerado, e as vozes de nossa consciência podem se tornar tão brutais que podem nos levar á uma crise de consciência braba e nos julgar por atos que não foram tão cruéis assim. No meu caso me senti culpado por tudo. A voz foi incessante e me culpou por muita coisa, de coisas que havia feito e outras que não havia feito. Me senti muito culpado também pelo fato de achar que estava com aids e supostamente ter contaminado as poucas pessoas com quem tive relacionamento sexual sem preservativo. Na época em que comecei minha vida sexual a aids ainda era quase que exclusividade dos homossexuais, os casos de mulheres infectadas com o vírus do HIV estavam começando a aparecer. Como penso que quem transmite o vírus da aids conscientemente seja um assassino, também passei a me consideram um, e a voz foi cruel comigo e não me perdoou, tanto é que cheguei a pedir para um policial me prender durante a fase aguda do meu segundo surto psicótico.
    Essas vozes parecem vir de fora, é como se fossem ecos. Elas parecem bater em alguma coisa e voltar para nossas mentes, talvez por isso temos a convicção de que são outras pessoas falando.
    Como podem ter observado, tive quatro tipos de vozes: comentaristas, zombeteiras ameaçadoras e as sem noção. Ainda existem as vozes de comando, que são bem comuns nas pessoas com esquizofrenia. Tive a sorte de não ter esse tipo de voz, pois poderia representar algum perigo para outras pessoas. Mas por sorte só representei perigo para mim. e talvez por isso não cheguei a ser internado. E do jeito que falam sobre os manicômios, foi melhor ficar nas ruas mesmo até melhorar. Tive a sorte de encontrar muita gente boa pelo caminho. 
    Até hoje ouço essas vozes, mesmo estando com o fone de ouvidos na maior altura ouvindo um heavy metal. Mas elas não me fazem tanto mal como antigamente. A gente meio que se acostuma com elas, tudo o que é novidade pode nos assustar, mas hoje não dou tanta importância a elas e parece que elas acabam ficando meio sem graça para continuar a me importunar.

35 comentários:

  1. Escuto vozes desde criança,já me acustumei com elas...é um homem que fala comigo as vezes ele comenta com uma mulher.tenho 19 anos e meu cid é f29...meu diagnostico não está fechado ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Como relatei na postagem as alucinações auditivas não são exclusividade das pessoas com esquizofrenia, talvez por isso o seu diagnóstico não tenha sido fechado ainda.
      As vozes no início assustam bastante, mas com o tempo a gente meio que se acostuma com elas mesmo.
      Obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  2. Obrigado por sua coragem e honestidade, seu relato é muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a sua visita ao blog. No livro que escrevi conto com detalhes como foram meus surtos psicóticos.
      https://memoriasdeumesquizofrenico.blogspot.com/2012/08/mente-divida-memorias-de-um.html

      Excluir
  3. Você enfrenta a esquizofrenia sem medicação? Gosto muito de seus relatos. Como conseguiu sair dos surtos? Teve ajuda de alguém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso o diazepan como um s.o.s quando sinto que a coisa está ficando complicada. E quando sinto que está mais do que complicada tomo clorpromazina com fenergan.
      Tive a sorte de encontrar muita gente bacana quando morei nas ruas de Belo Horizonte quando surtei pela segunda vez. Escrevi tudo no livro Mente Dividida.
      https://memoriasdeumesquizofrenico.blogspot.com/2012/08/mente-divida-memorias-de-um.html

      Excluir
  4. Olá julio não sei se vc está acompanhando a candidatura da presidência mas tem um cadidato o cabo daciolo ele tem um discurso bem polemico que eu mesmo o identifiquei com alguns sintomas de uma possível psicose. O que vc acha ? Se não o conhece ainda dá uma pesquisada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Confesso que não sou um exemplo de cidadão quando o assunto é política. Não acompanho os debates, pois sempre sai ladrão e corrupto para entrar outro corrupto. Se o cara não é, acaba se contaminando com o ambiente que toma conta da política brasileira.
      Mas vou pesquisar sobre ele sim.
      Obrigado pela visita ao blog e pela dica.

      Excluir
  5. Ola, tudo bem? Descobri seu blog pesquisando sobre a esquizofrenia no Google, estou com um projeto de escrever um conto sobre (pra me testar mesmo, ver o quanto de emocao consigo passar para o leitor) e ler o que vc escreveu e tem escrito tem ajudado muito! Parabéns pela iniciativa de escrever sobre suas experiências, sem dúvida ajuda muitas pessoas, tanto as portadoras quanto as "normais", para saberem como lidar com esse distúrbio. Adorei seu blog, de verdade! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico feliz em saber que o que escrevo agrada várias pessoas. Também escrevi um livro em que faço uma narrativa dos surtos psicóticos que tive.
      http://memoriasdeumesquizofrenico.blogspot.com/2012/08/mente-divida-memorias-de-um.html

      Excluir
  6. Excelente relato, eu também tenho esquizofrenia e escuto vozes, as vezes não consigo sair na rua com medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      Mas elas continuam mesmo usando os medicamentos?
      No meu caso meio que acostumei com elas, mas até que atualmente elas estão caladinhas. De vez em quando é que comentam algo. O problema maior hoje nem é ouvi-las e sim saber se foram reais ou não.
      Mas dá para ir levando numa boa.
      Obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  7. Cara, muito bom seu blog. Eu comecei a ler pq tive uma crise leve de depressão e a psiquiatra me indicou sertralina e meio comprimido de quetiapina antes de dormir. E sabendo que cada caso é um caso, não posso me comparar a ninguém. Mas seus relatos são ótimos e apartir desse primeiro texto que li não parei mais. Muito obrigada por expor sua vida dessa.maneira tão genial e verdadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a sua participação e visita ao blog. Realmente não é nada bom se prender à um diagnóstico e se comparar a outros casos. Claro que existem comportamentos semelhantes, mas igual não existe.

      Excluir
  8. Obrigada por seus relatos. Está me ajudando a entender essa doença para que possa cuidar melhor do meu filho de 20 anos que está tomando medicação para esquizofrenia, embora ainda não tenha um diagnóstico fechado. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Olá Julio, tdo bem? Julio eu tenho o diagnóstico de bipolar, mas estou em tratamento com outra médica e está esta me tratando com depressão. Essas vozes que você relata eu ouço também ha muito tempo. Quando era pequena, essas vozes me acompanhavam e eram meus amigos, agora depois de adulta são como se eu pudesse ouvir os pensamentos das outras pessoas, me entende? Essas vozes conversam comigo me dão ordens, me mostram os caminhos a seguir, e eu as vezes estou em um diálogo com outra pessoa e consigo ouvir os pensamentos dela....Estou sendo medicada, mas se paro com a medicação as vozes voltam! Entrei aqui no seu blog e encontrei essa matéria, será que tem algo de errado comigo, devo conversar sobre isso com minha médica? Obrigada Daniela

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Acredito que deva sim contar para a sua médica, para que assim ela tenha uma melhor ideia do que possa estar acontecendo com você. Talvez esse tipo de depressão que você está tendo seja a do tipo psicótica.

    ResponderExcluir
  11. Você se expressa muito bem! Parabéns pelo blog.
    Espero que você fique bem!
    ❣️
    Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado
      Atualmente estou relativamente bem, escrevo o blog e tenho o canal no youtube mais para tentar dar um sentido à minha vida, para tentar ajudar as pessoas que estão passando agora o que passei há alguns anos atrás.
      Depois faça uma visitinha ao meu canal lá no youtube.
      https://www.youtube.com/user/esquizosimporquenao/featured

      Excluir
  12. Todos aqueles que de certa maneira ouvem vozes é bastante importante confiarem naqueles que estão por perto familiar namorado , etc, alguém que possa ajudar a enxergar se essas vozes são ou não reais, assim como um cego atravessa uma estrada com ajuda de alguém com visão assim é com um esquizofrénico. CONFIAR é o desafio.

    ResponderExcluir
  13. Valeu pelo relato. Admiro sua força e empenho em compartilhar suas experiências. Eu vivo com psicose desde 2013. Fiquei uns anos sem tomar remédios (pq obtive muita informação que mostra a incoeréncia, assim como vc obteve). Porém em setembro do ano passado agora, depois de duas noites muito mal dormidas (eu estava me exercitando muito e parando de me masturbar, o q deve ter afetado minha energia para mais), tive vozes de comando fortíssimas. A mais forte foi da minha irmã, com quem moro e q estava dentro do quarto dela, falando p eu me matar imediatamente, bem como mãe e vizinhos. E assim eu fiz (tentei fazer). Quebrei um copo debaixo do chuveiro quente e música alta e fiz cortes no meu corpo inteiro o mais profundamente q pude. Mas ouviram e chamaram bombeiros. Passei por 3 internaćões (horripilantes) até recentemente. Hoje estou estável, no normal de antes. Me admira muito tbém seu senso de gratidão. Espero ser ainda mais como vc. Tenho 30 anos. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      A coisa começa assim mesmo. A gente vai ficando agitado, também fico me exercitando, o pensamento acelerado, pensando que estamos com a saúde boa e aí ficamos próximos de surtar.
      Ficar se masturbando muito não é saudável, é uma perda de energia que poderia ser gasta em algo mais produtivo. Mas às vezes temos que nos aliviar para não ficarmos muito agitados. o ideal seria arrumar uma companhia.
      Mas é isso aí, continue na luta que acredito que ainda irão inventar medicamentos com menos efeitos colaterais.
      Obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  14. Olá!!

    Foi difícil pra você aceitar a doença? Minha irmã tem todos os sintomas, foi orientada a tomar crisapina, melhorou muito durante o primeiro mês mas resiste o tratamento e deixou de tomar. Diz que não tem nada. O sintoma mais forte é a perseguição. Cismou com um vizinho e tudo o que acontece em casa diz que foi culpa dele, ele entra, mexe nas coisas dela, enfim. Estamos tentando dar a medicação escondida a ela. Estamos bem perdidos. Parabéns pelo blog! Que você continue bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      No meu caso foi um processo bem demorado o descobrimento da doença, pois sempre quando ia aos psicólogos e psiquiatras nunca o termo esquizofrenia era mencionado. O psiquiatra preenchia as receitas e os psicólogos me ouviam e faziam anotações.
      Não havia um diálogo e eu tinha receio de falar sobre, pois ainda pensava se tratar de algo espiritual, e também cheguei a pensar que alguém tivesse colocado droga na minha comida ou bebida.
      Só quando não tinha mais condições de trabalhar e fui fazer a perícia do auxílio doença é que tive contato com o diagnóstico.
      A partir daí comecei a estudar o assunto e encontrei muitas respostas para algumas situações que vivi e ainda vivo em minha jornada neste planeta.
      Obrigado pela visita ao blog.
      Infelizmente no caso da esquizofrenia boa parte só começa a pensar em aceitar quando acontece algum surto grave, como foi o meu caso, por exemplo.
      Baixe o livro Entendendo a esquizofrenia, talvez ajude um pouco, ele foi feito para os familiares e pessoas próximas de quem tem esquizofrenia. O link está no lado direito da página.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta e pela atenção!!! Entendi sue comentário, faz total sentido. Creio que esse surto grave vai precisar acontecer para a ficha dela cair. Seu blog é demais, já estou indicando para várias pessoas. Obrigada por estar na rede!

      Excluir
  15. Boa noite. Admiro muito sua desenvoltura para escrever seus relatos e sua história. Como você diz não é só inteligência e sim esforço e curiosidade mas ainda acho você muito inteligente.Acho importante seus relatos tomara que chegue a muitas pessoas pois esse transtorno traz muita dificuldade e sofrimento as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Obrigado pela visita ao blog.
      O blog até que vai indo bem e também gravo vídeos em um canal no youtube, apesar de não ser muito bom falando.
      Depois faça uma visitinha por lá
      https://www.youtube.com/user/esquizosimporquenao/videos

      Excluir
    2. Boa noite. Eu já vi seus vídeos também. Muito legal sua viagem de Bike.

      Excluir
  16. Oi Júlio, td bem?! Já tem um tempo q n passo por aqui! Sempre venho p acompanhar suas postagens! Meu companheiro foi diagnosticado com esquizofrenia paranoide em 2015! Cheguei até contar aqui pra vc! Hj ainda continua cm medicação bem leve!! Está doença n é fácil nem para a pessoa é muito menos para a família. Eu por exemplo presenciei graças a Deus apenas por 1 surto dele. Já se passaram 6 anos e praticamente voltou ao normal! Gosta de praticar atividade física o que ajuda muito como terapia e alívio de estresse. Só tem um embotamento afetivo que já existia nele antes de conhecer! No mais sabendo lidar com a doença e amando muito a pessoa. Superamos tudo. Gosto muito de seus textos. Está de parabéns nós seus relatos. Se cuida e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita ao blog e parabéns por não ter abandonado o seu marido, sei como é difícil conviver com uma pessoa com esquizofrenia, principalmente no início.
      Mas em muitos casos o convívio deixa de ser tão difícil se o paciente tem pessoas boas para ajudá-lo nos momentos mais difíceis, principalmente os primeiros surtos.

      Excluir
  17. Vc saberia responder, se pensamentos como se fossem vozes tbm e esquizofrenia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim.
      Exames de ressonância magnética em pacientes em surto mostram que a região do cérebro responsável pela audição ficam mais ativas.
      Mas, deixando a teoria de lado, tive vozes que foram totalmente sem sentido, e uma certa noite parecia que a pessoa estava falando alemão.
      Mas boa parte das vozes tinham a ver com meu sentimento de culpa exagerado. Era como se fosse minha consciência me culpando de tudo errado que havia acontecido no mundo. Então era como se o pensamento fosse para o externo e ecoasse em algo e voltasse em forma de voz.
      É uma metáfora, mas acho que dá para explicar bem isso.
      Mas só esse sintoma não quer dizer que tenha esquizofrenia, procure estudar mais o assunto e observar seu comportamento, se também tem mania de perseguição e outros delírios.
      Obrigado pela visita ao blog e pela consulta.

      Excluir
  18. Tenho esquizoafetivo (esquizofrenia e transtorno bipolar) tomo risperidona, citalopram, mirtazapina,depakene,Akineton. Estou ótimo.

    ResponderExcluir
  19. Oi, estou escutando vozes tbm, parece que posso ouvir o pensamento das pessoas e elas os meus. as vezes vem umas vozes que me fazem querer me matar ou me sentir culpado cmg msm. Uso risperidona e citalopram, durmo até 12 horas com a risperidona, troquei o dia pela noite para não ter que lidar com pessoas. Vou te mandar um email para podermos trocar informações ok? Vc ja se questionou se isso não é mediunidade e que essas vozes de comando são dadas por espiritos e luz, qnd boas, ou das trevas, qnd ruins?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sim, imaginar que as pessoas podem ler o nosso pensamento é um dos sintomas da esquizofrenia. Mas até que você parece ter uma boa noção do que possa estar acontecendo. No início também tive isso, e aí ficava lendo outdoors e cartazes pois meu pensamento ficava descontrolado toda vez que alguém se aproximava de mim e eu imaginava que ela estava lendo os meus pensamentos.
      Uma coisa, você tem quantos anos? É que também tive essas vozes que me faziam sentir culpado, e dizem que isso acontece muito por volta dos 32 e 33 anos de idade, é conhecido como a "idade de Cristo", tipo uma lenda ou algo parecido. Parece que nessa idade fazemos uma releitura de nossas vidas e, no caso das pessoas com esquizofrenia vem um sentimento de culpa exagerado e aí podemos surtar.
      No início imaginava que tudo era espiritual mesmo, ia em igrejas para ver se me ajudavam a se livrar dos supostos espíritos do mau que estavam fazendo isso. Mas não acontecia nada quando ia na frente do altar.
      Só com o passar dos anos e estudos sobre o assunto é que comecei a entender algumas coisas. E a informação ajuda bastante nessa situação.
      Pode mandar mensagem pelo email sim, sem problemas.
      Obrigado pela visita ao blog e pela participação.

      Excluir