sexta-feira, 5 de outubro de 2018

O jogo da vida

    Na última semana de setembro foi disputada mais uma edição dos jogos da primavera aqui em Belo Horizonte. São realizados jogos de futebol, peteca, queimada e outros esportes entre todos os usuários dos serviços de saúde mental, principalmente quem frequenta os centros de convivência e os "Cersam's", que são mais conhecidos como Caps no restante do pais. 
    Ano passado, apesar das enormes dificuldades, fomos campeões e eu o artilheiro da competição. Na época pensava que seria meu último campeonato, por causa das fortes dores que estava sentindo no dedão do pé esquerdo, que está quebrado. E em consequência desse dedão fraturado, as outras articulações também não estavam nada bem, pelo fato de estar andando de maneira incorreta. Confesso que cheguei a pensar no pior no ano de 2016, quando tive uma forte torção no tornozelo, pois estava andando meio de lado para não forçar o dedão. 
    Mas, depois de muitas pesquisar no Dr. Google consegui encontrar ótimas referências sobre o sucesso do cloreto de magnésio no tratamento das dores nas articulações e ossos em geral. 
     Depois de alguns meses usando as cápsulas, experimentei uma excelente melhora e usando tênis com solado bem macio consegui andar bem próximo do normal e ir melhorando no futebol, até que decidi participar do campeonato deste ano, pois não estava terminando as "peladas" com muita sofrência. Acredito que não devo muito a quase ninguém da minha idade quando o assunto é futebol. Já com a galera mais nova ainda dá para jogar, mas me sacrificando um pouco, principalmente na questão muscular, ainda mais se for debaixo do forte sol que anda fazendo por aqui. 
     O campeonato este ano foi bem mais difícil do que o ano passado e a principal dificuldade era o local da competição, que não tinha quadra coberta. E o sol estava de rachar a cuca. Para completar, os times este ano estavam com jogadores na faixa dos 25 anos, ou seja, a metade de minha idade. 
     Ano passado tinha muitos jogadores que estavam um pouco lentos, por causa da medicação. Este ano reparei que poucos estavam assim. Os antipsicóticos fazem muito mais efeito nas pessoas com mais idade, tanto é que hoje em dia só tomo um pedacinho de diazepan antes de dormir.
    Confesso que fiquei um pouco receoso de jogar com aqueles caras que não paravam de correr debaixo do forte calor. Mas, apesar de tudo, consegui me sair bem novamente, sendo campeão e artilheiro da competição. 
    Mas, como já disse, não foi nada fácil. a primavera na capital mineira começou com sol forte e temperaturas um pouco altas. O inverno foi fraco, só fazendo aquele friozinho gostoso na hora de dormir. 
    O nosso time foi sorteado para fazer a primeira partida, exatamente à uma hora e meia da tarde. Não almocei, apenas comi uns biscoitos de chocolate com café antes da partida. Café para aumentar a dopamina e chocolate para aumentar a serotonina. A gente vai ficando velho e a digestão mais lenta, almoçar seria complicado demais para se jogar naquele horário. 
    A faixa de idade do nosso time é bem alta, em torno dos 40 anos de idade. O time adversário acredito que deve ter uns 25 anos de média de idade. Eles olharam para a gente e pensaram que o jogo iria ser fácil, riram da gente e isso só me motivou. No início do jogo os caras ficaram fazendo firula, querendo botar o nosso time na roda. Resultado; levaram 10 gols em 20 minutos e só fizeram um... Só nessa partida eu fiz seis gols. 
     Meu pensamento era esse mesmo: fazer um bom resultado no primeiro jogo para depois jogar com mais tranquilidade o segundo. E ainda tinha o fator psicológico: os outros times iriam ter mais respeito ou medo da nossa equipe. 
    Mas cometi um erro, que foi o de me esforçar ao máximo nesse primeiro jogo. Sempre atacando e defendendo, sem uma posição fixa. E então tive que pagar um preço: dores musculares por todo o corpo e cansaço geral no final da partida. 
     Havia ultrapassado o meu limite naquela partida debaixo daquele escaldante sol, tentando acompanhar o ritmo daqueles caras que tinham metade da minha idade. Mas, por sorte a nossa segunda partida do dia foi a última a ser realizada, e deu para descansar um pouco. O sol já estava um pouquinho menos intenso, e também já havíamos preparado a nossa estratégia de jogo, depois de avaliar o nosso adversário nas outras partidas que ele havia feito. 
     Tivemos que usar a experiência e o toque de bola para não corrermos tanto na quadra, anulando as principais jogadas do time adversário, que tinha um cara muito bom que iniciava as jogadas. O esquema de jogo deu certo e vencemos com certa tranquilidade o segundo jogo; 5x2, sendo dois gols do esquizo cinquentão. 
    Voltei detonado para casa, depois dos jogos e exercícios físicos é que começamos a sentir as dores. Dizem que é por que o sangue esfriou e tals, mas já li que o nosso organismo envia, através do sangue substâncias que se parecem com anestésicos.... Passei o dia seguinte deitado na cama, para na quarta feira estar pronto para jogar a semifinal e a grande final. 
     Peguei um pouco de cloreto de magnésio em pó e coloquei na água. Passei no corpo inteiro fazendo massagem, mas parece que não adiantou muita coisa não. Não gosto de comer muita banana para evitar as dores musculares, pois deixa o meu intestino preso. 
     Acordei na quarta de manhã razoavelmente bem, mas com algumas dores. O jeito foi comprar uma pomada em gel que deixa o nosso corpo todo geladinho, parece o gelol, só que é mais barato por não ter propaganda na TV. Passei aonde estava doendo, ou seja, no corpo inteiro... Começou a arder a região do pescoço e dos ombros. Já nas pernas deu aquela sensação de frescor, aquele geladinho gostoso. Deu uma diminuída de leve na dor.

     O jogo da semifinal foi  contra o mesmo time da segunda partida. Só que desta vez os caras vieram para nos marcar e não deixar espaço, com forte marcação em cima de mim. E também errei muitos gols que não erro normalmente, por causa do cansaço muscular. Simplesmente o corpo não obedecia mais o meu cérebro. Na hora de chutar a bola saía um peteleco. O sol também estava de rachar nesse segundo dia de competição. E, para complicar ainda mais, tinha um cara do time adversário que fez forte marcação em mim, se eu fosse no banheiro ele iria também. 
    O jeito foi jogar mais recuado mesmo, sem preocupação de fazer muitos gols e aproveitar as poucas chances que apareciam. Consegui mesmo assim fazer dois gols e dar assistência para mais um e ganhamos o jogo por 4x3, nos classificando para a grande final. 
    Depois do jogo sentei-me em um banco na sombra para descansar as canelas velhas e também observar os times adversários. Queria saber os pontos fracos e nos precaver dos pontos fortes do time que iríamos encarar na grande finalíssima. 
    Os jogos foram de intensa correria e com muitos gols. Os caras que se classificaram tinham em média 25 anos e corriam bastante. O jeito foi combinarmos um esquema de jogo com mais toque de bola, cadenciado, sem correria e aproveitando as falhas deles. 
    Foi dito e feito. Jogamos com segurança na defesa, sem corremos riscos e sem dar espaço para a correria do time adversário. Com calma e tranquilidade conseguimos fazer o primeiro gol. E isso deixou os caras um pouco nervosos. Consegui manter a calma do nosso time e explorar o nervosismo do adversário, às vezes dando uma parada no jogo, demorando para repor a bola. Nesse esquema conseguimos fazer mais dois gols. À essa altura eles já estavam entregues e admitindo a derrota. Isso nos fez relaxar um pouco e levamos um gol. Voltamos a seriedade novamente e conseguimos aumentar a vantagem. Resultado final: 4x1. 
    O fator psicológico e e experiência foram decisivos neste último jogo, pois não iríamos ter muitas chances se tentássemos jogar de igual para igual na questão física. Claro que, modéstia à parte, também tenho um pouco de categoria no toque de bola e fiz um belo gol, apesar do cansaço. Minha opinião é que todo time deveria ter um bom psicólogo, basta ver as duas últimas copas realizadas pela nossa seleção canarinho... 
    Novamente este ano todos os participantes estão de parabéns, pois o torneio foi disputado em um clima de paz e tranquilidade, não havendo maiores perrengues e bate bocas. Todos jogaram o jogo limpo, havendo poucos cartões amarelos e nenhuma expulsão, apesar da forte marcação. 

Esporte é vida
      Me sinto privilegiado e um sortudo por ter nascido em uma época em que as crianças podiam ficar o dia inteiro jogando futebol na rua. Quando brincávamos de esconde esconde a área permitida para se esconder era o quarteirão inteiro: valia entrar nos prédios, subir no muro das casas, tudo era possível pois na época não havia muitas proteções, pelo simples fato de não haver tantos ladrões como hoje em dia. 
     Quando não estávamos correndo ficávamos jogando banco imobiliário e war. Mas a maioria do tempo era gastando energia mesmo. E até os dias de hoje pratico minhas atividades físicas e jogo o meu futebolzinho. É um vício mais que bom, é danado de bom. É um cansaço gostoso que vem no final da partida que não dá para descrever. 
    O esporte salvou minha vida. Os surtos psicóticos que tive foram de um sofrimento psicológico terrível, mas também foram como uma prova de resistência física, pois ficava vários dias sem me alimentar, perambulando pelas Br's, numa exaustiva tentativa de fuga dos meus inimigos imaginários.
Quem irá pensar em comida imaginando que o mundo inteiro está à sua procura para te matar???
     Me lembro o pouco que comia acabava vomitando, pois sempre vinha uma voz dizendo que o alimento estava envenenado. 
     Acredito que se não tivesse uma razoável condição física meu organismo não iria aguentar, pois havia emagrecido 25kg em poucos dias no meu segundo surto. Fugi dos meus inimigos interiores até o limite, quando caí no chão depois de sentir uma forte pontada no coração. Consegui voltar para o centro de Belo Horizonte andando cerca de 200 metros e descansando, com as pernas levantadas nos barrancos, pensando que isso facilitaria o retorno do sangue que estava nas pernas. Estava surtado, mas conseguia raciocinar dentro de minha loucura. 
    O futebol ou qualquer outra atividade física não é bom só para o corpo. É bom para a mente também. No meu caso sinto que todo o stress e a negatividade do dia a dia vão embora juntamente com o suor. Recomendo à todos que pratiquem esportes, nunca é tarde para começar. Sei que é um pouco difícil para algumas pessoas praticarem esportes devido ao uso de antipsicóticos, mas tente começar bem devagar, se não der para ser na parte da manhã que faça na parte da tarde. 
É isso aí pessoal. Espero ano que vem postar mais uma vez sobre os jogos da primavera, mesmo se não for campeão e artilheiro, pois o mais importante é não perdermos para nós mesmos no jogo da vida.

Não sou evangélico, mas ouço bandas gospel sem problemas. Música de qualidade tem que ser ouvida, ainda mais quando se tem uma mensagem bacana e especial como essa. As pessoas com esquizofrenia tem que se preocupar com as vozes irreais, que são as alucinações auditivas. Mas, piores do que as vozes irreais são as vozes reais das pessoas que não querem o teu bem, são as vozes do mal, as vozes que só pensam em te derrubar. Procuremos ouvir somente as boas vozes, e principalmente a voz do nosso interior, a voz da bondade.

Música: Voice of truth
Banda;  Casting Crows


 Oh, que eu farei para ter

O tipo de Fé necessária

Para sair desse barco que estou

De encontro às ondas

Dar um passo para fora da minha zona segura

Para dentro do mundo desconhecido onde Jesus está

E Ele esta estendendo sua mão

Mas as ondas estão gritando meu nome

e rindo de mim

Lembrando-me de todas as vezes

Que eu tentei antes e falhei

As ondas continuam contando-me

Repetidamente, "Menino, você nunca vencerá"

"Você nunca vencerá"

Refrão

Mas a voz da verdade me conta uma diferente história

A Voz da Verdade diz, "Não tenha medo"

E a Voz da Verdade diz, "Isto é para minha Glória"

De todas as vozes que me falam

Eu escolherei escutar e acreditar na Voz da Verdade

Oh, que eu farei para ter

O tipo de força necessária para sustentar-me

Diante de um gigante

Com apenas um estilingue e uma pedra

Cercado pelo som de mil Soldados

Sacudindo suas Armaduras

Desejando que eles tivessem a força para aguentar firme

Mas o gigante grita meu nome

e ri de mim

Lembrando-me de todas as vezes

Que eu tentei antes e falhei

O gigante continua contando-me

Repetidamente, "Menino, você nunca vencerá"

"Você nunca vencerá"

Refrão

Mas a voz da verdade me conta uma diferente história

A Voz da Verdade diz, "Não tenha medo"

E a Voz da Verdade diz, "Isto é para minha Glória"

De todas as vozes que me falam

Eu escolherei escutar e acreditar na Voz da Verdade

Mas a pedra era exatamente do tamanho certo

Para colocar o gigante do chão

E as ondas elas não parecem tão altas

Olhando de cima delas para baixo

Vou voar com asas de Águia

Quando eu parar e escutar o som da voz de Jesus

Chamando-me

Refrão

Mas a voz da verdade me conta uma diferente história

A Voz da Verdade diz, "Não tenha medo"

E a Voz da Verdade diz, "Isto é para minha Glória"

De todas as vozes que me falam

Eu escolherei escutar e acreditar

Eu escolherei escutar e acreditar na Voz da Verdade

Vou ouvir e crer

Vou escutar e acreditar na Voz da Verdade

Vou ouvir e crer

Porque Jesus, Tu és a voz da verdade

E eu vou ouvir a Ti

9 comentários:

  1. gosto muito do seu blog faz bastante tempo que achei eu tenho esquizofrenia me chamo fernando tenho 20 anos escuto vozes ja sou aposentado tomo muitos remedio eu gostaria de fazer esporte mais custo ficar acordado nunca surtei e sei que isso deve ser dificil nem sei porque estou escrevendo isso mais e isso que gostaria de falar e queria tocar relatos com outros esquizofrenicos ou como gosto de dizer pessoas com problemas da mente escuto vozes de comando e ficam me xingando de suicida bastardo tudo que e coisa ruim escuto vou deixar aqui meu email para podemos conversa ou tentar quem estiver interesado meu email e e esse: fernandomiguel1475@hotmail.com e isso parabens pelo seu blog pois me ajuda e muito nessa vida que e a esquizofrenia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como deve ser com o uso dos antipsicóticos, mas talvez com o tempo dê para diminuir se você responder bem ao tratamento.
      No facebook tem alguns grupos sobre esquizofrenia e outros transtornos mentais, caso queira conversar com outras pessoas com esquizofrenia.
      Obrigado pela visita ao blog e pelas palavras também.

      Excluir
  2. Oi julio, eu estou numa luta, sem um diagnóstico preciso,o SUS, mudou minha médica, estou com outro profissional que so tem me deixado mais arrasada. Primeiro fui diagnosticada como bipolar, fazendo uso de antpsicoticos.o INSS, me deixou traumatizada, eu só tenho 15 anos de contribuição e 36 de idade, vira uma bagunça, que só me deprime, não estou aguentando trabalhar. Não sei o que faço. Abraço espero que esteja bem na medida do possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Está tudo bem por aqui na medida do possível. Às vezes passamos por alguns perrengues,mas o pior já passou.
      Não conseguiu o afastamento pelo INSS?

      Excluir
  3. Meu psiquiatra sempre fala para praticar esportes. Apesar de ter outros problemas de saúde, pratico todos os dias. É a atividade que me relaxa mais. Estou com uma depressão profunda depois do último surto psicótico. Tomo a risperidona a noite. Já usei outros antipsicóticos que me derrubavam o dia todo. Mas a ansiedade não passava,nem os comportamentos obsessivos compulsivos. Faço uso de um antidepressivo de última geração. Mas não sinto nenhuma explosão de serotonina no cérebro, nem de endorfinas. So me sinto bem com a prática de exercícios físicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue com os exercícios na medida do possível. É o melhor vício que uma pessoa pode ter. Infelizmente os alimentos que dão a sensação de bem estar são chocolates, doces, etc...
      Obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  4. Já havia lido seu blog a um tempo atrás. Hj voltei a ler novamente. Uma pergunta se vc quiser responder. Sua família te abandonou? Não sou esquizofrênica, sou borderline e morro de medo de ser abandonada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Em relação a família não fui abandonado, saí de casa aos 17 anos, acho que mais pela questão de falta de diálogo mesmo.
      Meu conselho é que procure ser independente e que procure gostar de si mesma o máximo possível. Assim você as pessoas irão se aproximar de você e também perderá o medo de ser abandonada.
      SRN (obs:brincadeirinha)

      Excluir
    2. Então, admiro sua coragem de seguir sua vida sozinho. Mas é muito difícil,minha família não gosta de mim, estou procurando ser independente e ter mais vida social, amigos. É isso ae saudações vascaínas haha.

      Excluir