terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Pedalanças Belo Horizonte -MG à São Mateus-ES

1°dia-Belo Horizonte - Serra do Cipó 100km
16/02/2019
      Acordei pontualmente às cinco da manhã. Seria a minha última noite no conforto do meu colchão toraflex. Mas já havia pesado os prós e os contras de uma aventura como essa. Se por um lado perderia o conforto de um local fixo para morar, por outro ganharia a liberdade de conhecer novos lugares e pessoas. Na verdade pessoas nem tanto é o objetivo da viagem, se bem que gosto muito da receptividade ímpar do povo de Minas Gerais. Sou uma pessoa bastante antisocial e já tentei mudar, mas percebi que era uma grande forçação de barra querer mudar a minha essência. 
    Arrumei minhas mochilas e as amarrei bem nos bagageiros da bike Entreguei as chaves do quarto para a proprietária e fui comecei a pedalar. Estava um pouco tenso e ansioso, coisa normal para o primeiro dia de viagem. No início tive algumas dificuldades em andar com o peso no bagageiro frontal. Mas com o tempo fui adquirindo confiança.
    Foi um pouco complicado andar pelo congestionado trânsito da avenida Cristiano Machado. Muitos motoristas apressados e aquele barulho irritante de carros passando à toda velocidade.
MG-010

      Depois peguei a MG-010 e com o acostamento pude pedalar mais descontraidamente. 
    A bike estava andando bem, havia comprado um quadro super leve de alumínio e por volta das nove e meia cheguei em Lagoa Santa, cidade distante 30km da capital  mineira. Minha intenção inicial era parar nesta cidade, mas, como estava indo bem fisicamente, decidi continuar. A verdade é que não havia planejado muito essa viagem. 
Lagoa Santa

     Aos poucos o cenário foi mudando O verde começou a predominar na paisagem, e o barulho intenso de veículos passou  a ser um rangido na roda de trás da minha bike, o que me deixou um pouco preocupado. Aprendi a consertar quase todos os defeitos da bicicleta, vendo os vídeos no youtube, mas mesmo assim era complicado fazer a manutenção durante a viagem, devido ao cansaço da mesma. 
    O caminho não tem um nível de dificuldade elevado, uma ou outra subida íngreme, mas a maioria era reta e algumas descidas. E o tempo nublado estava ajudando muito.
   Estava pedalando em um distrito depois de Lagoa Santa quando senti um delicioso aroma de abacaxi maduro. Não resisti e comi um generoso pedaço desta fruta. Estava no ponto!
Vai um abacaxi aí?
    Sigo o caminho em um bom ritmo, bem melhor do que esperava para um primeiro dia de pedalanças. Por volta do meio dia paro para almoçar. Quase que passo direto, pois o restaurante era bem simples. Mas o rango estava uma delícia, comida simples mas muito bem temperada. Carne de porco, tutu de feijão, salada. A verdade é que nas estradas os estabelecimentos mais simplórios tem uma comida mais caseira, com aquele temperinho gostoso... 
    Já havia andado 50km e ainda estava com disposição para mais neste primeiro dia. Com o passar do tempo o rangido na roda traseira foi aumentando e me deixando cada vez mais preocupado. Não parei de andar e decidi só verificar o que estava acontecendo quando chegasse em Serra do Cipó. 
    Por minha sorte havia uma oficina de bikes logo na entrada da cidade. Estava sentindo orgulho de mim mesmo. Havia conseguido andar 100km  logo no primeiro dia com uma bike aro 26 simples!
     Havia muitas bikes para alugar, a Serra do Cipó é uma cidade turística muito conhecida pelas suas belezas naturais, principalmente as cachoeiras. 
    Conserto parcialmente o defeito na roda e sigo o caminho A cidade tem muitas pousadas e percebo pelos carros que a maioria dos frequentadores é de alto poder aquisitivo, o que me deixa um pouco constrangido, pois não irei e nem posso gastar muito. 
   Dei algumas voltas , à procura de algum lugar coberto para dormir. Por fim desisti e combinei com uma moradora do local de montar a barraca no seu quintal.
    Teria que descansar bastante, pois o caminho para Conceição do Mato Dentro é serra pura. 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, as aventuras, alguns perrengues era de se esperar. Que fiquemos com os momentos bons, o abacaxi doce no ponto. Tudo começou bem. Muita descontração e diversão nesta viagem.

    ResponderExcluir