segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Divagações esquizofrênicas de fim de ano

     Para muito final de ano é quase um sinônimo de deprê. E para você?

       Mais um ano que se passou voando. Pesquisei no google sobre o assunto e achei nos resultados de busca que o tempo costuma passar mais rápido à medida que envelhecemos. Não sei se isso procede, me lembro quando tinha 22 anos já tinha um pouco essa sensação. Uma evangélica amiga disse que era o fim dos tempos.... 
    Só não ligava muito para o tempo quando era criança. Afinal o tempo era para brincar e se divertir, sem aquelas encucações de gente adulta. Às vezes me preocupava com o tempo, para que o natal chegasse logo para que eu pudesse abrir os meus presentes que cedo já sabia que era a minha avó que comprava....
     Este ano senti que o espírito natalino não estava tão presente nas pessoas do meu cotidiano e nem daquelas que costumo ver nas ruas, nos supermercados, bancos, etc... Até o Roberto Carlos deixou de fazer o especial de fim de ano!!! Isso me faz ter certeza de que tudo isso não é uma mera impressão vinda de minha cabeça... 
    Não vi tantos enfeites de natal nas casas, nem aquelas lâmpadinhas nos jardins. Seria a crise econômica que estaria desestimulando esse espírito natalino? Ou o mundo atual em que vivemos é que está nos deixando cada vez mais longe daquela alegria, mesmo que passageira, de fim de ano?
    Ou seria a desesperança de ver um mundo melhor?
    No meu caso particular, isso pouco me afeta, pois há muito tempo que acho esse clima de natal uma falsidade sem limites. Não sou contra as confraternizações de fim de ano, afinal não somos de ferro e é legal fazermos uma festinha para celebrar mais um ciclo que se encerra, apesar de que sou contra condicionarmos nossas alegrias e tristezas às datas. Só acho mesmo lance de espírito natalino uma bobeira mesmo. 
    É válido os funcionários de uma empresa se reunirem, afinal foram 365 dias de trabalho juntos, tem os perrengues, às vezes brigas e discussões. Então nada demais em fazer uma festinha para confraternizar e celebrar tudo o que viveram juntos.  Isso é válido também para as escolas, cursinhos, enfim, grupos de pessoas que possuem algo em comum.
    Com as famílias também acho bacana se reunirem no fim de ano, pois nem sempre é possível todos se encontrarem por causa de trabalho, escola, etc... Então é bacana sim essa reunião familiar, mas, claro sem esse clima de natal que me soa e soará um pouco falso até o dia  em que me provarem que Jesus Cristo realmente nasceu nessa data e que a igreja católica não se inspirou em festas pagãs para criar o natal.... 


    Quem acompanha o blog deve ter vistos as minhas postagens antigas sobre o natal. Escrevo estas páginas desde o ano de 2012 e naquela época fim de ano era sinal de melancolia mesmo, tanto que costumava chamar o mês do natal de "deprêmbro"...
     Era uma tristeza das brabas, tanto é que um dos meus surtos graves ocorreu em dezembro. Me lembro bem da data pois na carteira de trabalho consta o dia em que pedi demissão do meu trabalho pois não estava mais aguentando exercer minhas atividades com aquelas vozes na minha cabeça. 
      E a ânsia de que aqueles dias natalinos passassem rápido faziam com que o tempo demorasse ainda mais para passar. 
     Mas de alguns anos para cá não tenho mais esse sentimento de tristeza de fim de ano. Não sei se fui eu que mudei ou então o mundo à minha volta que mudou, não tendo mais aquele espírito natalino dos anos anteriores. Ou então as duas coisas juntos.
    Este ano todos os meses passaram muito rápido para mim, inclusive o natal. O único incômodo que me causou o natal foram os feriados, em que tive que dificuldades de achar algum lugar aberto para fazer um rango. Pouco vejo a TV aberta, e nas poucas vezes em que liguei a tv sem estar na entrada HDMI os programas mostravam seus integrantes trocando presentes no amigo oculto...
     A minha felicidade ou alegria não está condicionada à datas, está sim em ver um belo dia nascendo, um lindo pôr-do-sol, em contemplar a natureza, e em não ver tantas pessoas falsas e gananciosas se dando bem. 
        Minha felicidade é ter saúde física, mental e espiritual, em pequenas situações, como andar de bike e ter a consciência tranquila. E a liberdade de ser quem sou realmente, sem máscaras e personagens que muitas pessoas precisam criar. 
     Então, feliz todos os dias para todos os leitores do blog.

5 comentários: