terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

BBB:Fiuk, vítima ou irresponsável?

 

Afinal, de quem é a culpa?

   Durante o BBB dificilmente as pessoas ficam imparciais: ou amam ou odeiam. Nesta última edição, um tema está chamando a atenção dos telespectadores: o comportamento e a aparência do cantor Fiuk. 

    Não assisto nenhum programa da emissora, mas tudo o que acontece, principalmente quando o assunto é o reality, é amplamente discutido nas redes sociais. Particularmente sou das poucas pessoas que ficam imparciais sobre este programa, mas, nesta edição em especial, o tema saúde mental vem sendo discutido diariamente e eu, humildemente, gostaria de dar a minha opinião. 

     É só rolar a página da rede social mais popular para nos depararmos com fotos e postagens sobre a aparência do cantor Fiuk. Boa parte são memes, e outros são de pessoas em defesa do participante que, segundo sua equipe, está em crise de abstinência de antidepressivos. Segundo a mesma equipe, Fiuk sobre também de TDAH e de ansiedade. 

    Vejo muitos defendendo o Fiuk, afirmando que as pessoas que fazem ou riem dos memes deveriam ter mais empatia com o sofrimento alheio. Concordo plenamente, principalmente quando se trata do sofrimento mental, já que é uma dor que as pessoas próximas não enxergam e então temos que, além de sentir na pele os efeitos do transtorno, temos que também conviver com comentários maldosos que não temos nada e que somos preguiçosos ou então estamos de frescura. 
    Mas, depois de analisar um pouco a situação, me veio algumas dúvidas em minha mente: por que o cantor resolveu participar de um programa em que existe uma grande pressão emocional e psicológica, e, o pior, abandonando a medicação de uma forma abrupta?   Não tenho acesso as regras do reality, mas, provavelmente não é permitido o uso de medicamentos enquanto o participante estiver no confinamento.
    Seria a insana busca pelo sucesso e aparição na mídia? Outros participantes de outras edições também relataram que tiveram que descontinuar o tratamento para participar do programa. É o caso da Gabi Martins, que, na verdade nem sei quem é, mas pesquisei e descobri que ela interrompeu o tratamento para participar, ou seja, sabia que durante o confinamento é proibido o uso desses medicamentos. 
    E também devemos nos conhecer melhor e sabermos dos nossos limites. É preciso saber jogar e termos noção da exposição, já que é um programa com boa audiência. 
     Então vejo mais irresponsabilidade por parte do cantor do que negligência da emissora. Provavelmente ele deve saber dos riscos de se interromper o tratamento de forma abrupta e ainda mais em um ambiente de enorme pressão psicológica. E onde está a sua família, que está vendo tudo isso e parece se omitir? Não isento totalmente a emissora, que faz de tudo para alavancar os números de sua audiência, até mesmo explorar o sofrimento alheio. 
    Espero que tudo isso tenha um bom desfecho final, seja com ele participando ou então desistindo do programa sabendo dos riscos que está correndo. 


    

4 comentários:

  1. Parabéns pelo seu texto, Gostei muito, pesquiso saúde mental e esse é um tema que me intriga. A participação de pessoas com algum sofrimento mental nos reality shows, como o bbb, tem acontecido com frequência e gerado polêmica. Realmente temos que questionar o que faz com que uma pessoa sensibilizada se exponha dessa forma. Ainda se tem pouca informação sobre quais são as regras da participação, mas há alguns relatos de ex participantes de que tiveram que parar de tomar medicação. Escrevi um texto sobre um caso parecido que aconteceu no A fazenda, se quiser ler coloco aqui o link: https://madinbrasil.org/2020/10/medicalizacao-ao-vivo-e-a-cores-saude-mental-nos-reality-shows-bbb-e-a-fazenda/
    Adoraria conversar com você sobre seus textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Acredito que, no caso de uso de antidepressivos, a produção do programa poderia pegar a receita do participante e, no horário indicado dar a medicação.
      Já no caso de antipsicóticos sinto que deveria haver um debate, pois cada caso é um caso. Enfim, um tema polêmico mesmo, mas uma coisa é certa: abandonar a medicação de uma hora para outra somente para participar de um reality é, no mínimo, um risco muito grande.
      Sobre os meus textos se quiser pode me add no face
      https://www.facebook.com/juliocesar.dossantos.79
      Obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  2. Júlio César, tudo bem? Uma pergunta aleatória aqui, você gosta de Filosofia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Tudo bem por aqui, gosto sim, mas não sou daqueles fãs ardorosos.

      Excluir