domingo, 26 de agosto de 2018

Dia do psicólogo

   
    Para alguns, o psicólogo é o profissional que te ajuda a ficar bem, ouve com paciência tudo o que você tem para dizer, seus dilemas, suas paranoias e tudo mais. E também te dá conselhos que te ajudam a resolver esses problemas. 
     Outros já não pensam assim: dizem que psicólogo é para loucos, que esses profissionais recebem muita grana só para ouvir nossas conversas e que nada é resolvido em uma sessão. Pode até ser impressão minha, mas sinto que boa parte dos homens pensa que psicólogo é frescura, coisa de mulher que não tem nada o que fazer. Não sei dizer a porcentagem, mas creio que ainda hoje em dia boa parte dos pacientes dos consultórios de psicologia sejam mulheres. Aliás cerca de 85% dos profissionais dessa área são mulheres. 
    No meu caso em particular, sempre idealizava as psicólogas: fora do consultório também seriam mulheres lindas, perfeitas, compreensivas e que nunca ficariam zangadas, mesmo estando com TPM. Aliás, nem teriam TPM. Assim até o esquizo também queria casar com essa mulher perfeita, que não se zangaria ao ver a bagunça do meu quarto, de me ver tomando água na boca da garrafa, e que não se chatearia com o meu humor matinal. Sempre estaria pronta para me ouvir com aquela voz calma e serena. 
    Mas, para a felicidade geral da nação a perfeição não existe. Os psicólogos são seres humanos como nós, e também têm seus problemas. São pessoas que estudaram para nos ajudar a resolver nossas questões. Podem apenas nos ajudar a nos entender e a entender nossos dilemas, mas eles não têm o poder de nos fazer sentir a melhor pessoa do mundo, quando temos problemas financeiros, por exemplo. 
psicólogos podem atuar em várias áreas. 

    Psicólogos não são para os loucos, eles podem atuar nas escolas, no ambiente esportivo, nas empresas, hospitais, postos de saúde, no Detran, etc... Também podem ajudar na questão da escolha de qual curso o estudante deve escolher. Não deve ser fácil escolher uma profissão que vamos seguir o resto de nossas vidas quando temos apenas uns 17 anos. Acho que muitas pessoas se desiludem com muitas profissões com o passar do tempo. E, por falar em tempo, hoje em dia até psicólogo para cachorros está tendo...
    Não sei se psicólogos são profissionais comuns nas delegacias e nos batalhões de polícia, mas se não for deveria ser, afinal o policial vive todo dia lidando com o ser humano. Às vezes o policial é chamado para atender uma ocorrência,  a tal desinteligência. E se for uma briga de casal às vezes uma simples conversa pode resolver não sendo necessária uma ida à delegacia. 
    A seleção da Alemanha que jogou a copa do mundo de 2014 no Brasil teve acompanhamento psicológico e o resultado todos nós já sabemos né? Mas psicologia não ganha jogo, apenas ajuda, já que a própria Alemanha teve um rendimento pífio na copa de 2018. Temos que cuidar da cabeça e dos pés também.
psicólogos não são apenas para ficar nos ouvindo

     No meu caso em particular, os psicólogos não me ajudaram muito, principalmente na questão da esquizofrenia. Quando tive meus primeiros surtos, o mundo parecia ter vido abaixo: estava muito assustado, e pensava que toda aquela loucura era de origem espiritual e vivia procurando igrejas para tentar solucionar o problema. 
   Nas consultas as psicólogas apenas me ouviam e anotavam algo em um pedaço de papel. Sei que é difícil de fechar um diagnóstico e dizer "na lata" que uma pessoa tem esquizofrenia, por causa do estigma e o preconceito que cerca esse transtorno. Mas aí fica a dúvida: é melhor ficar fazendo o tratamento sem o conhecimento da doença ou se informar sobre o assunto para assim começar a se conhecer melhor? 
    Mas não é por que não me ajudou é que penso que não poderá ajudar outras pessoas. Cada um tem sua maneira de ser e pensar e de agir. E, como em todas as profissões existem os bons e maus profissionais. Existem sim bons psicólogos e para eles vai esta singela homenagem no seu dia. 

4 comentários:

  1. Encontrar um bom psicologo e quase o mesmo q ganhar na loteria ! uma boa parte nao serve nem pra dar conselhos, quanto ms ajudar alguem com problemas mentais ou emocionais. Nao generalizo, ms na minha experiencia foi com esse tipo de profissional que me deparei meros copiadores e pessoas que ainda nao conseguem separar o profissional dos achismos e julgamentos pessoais. Tem uma psicologa que gostaria mto de consultar infelizmente moro longe de sao paulo, ms me contento assistindo os videos q ela posta no youtube, e sao de grande valia.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz acompanhamento psicológico por 4 anos após descobrir que tinha esquizofrenia, me ajudou muito, diria até que mudei depois desses anos, mas custou caro, era R$ 150,00 por sessão(1 x por semana)

    ResponderExcluir
  3. Olá... Descobri seu blog pesquisando sobre um medicamento que tomo para ansiedade (quetipim). Estou gostando dos seus relatos e espero que vc fique sempre bem. Um abraço e não deixe de postar. Eu reservei um tempo para comentar e agradecer a iniciativa mas sei que dezenas de pessoas que visualizam e não te dão esse retorno Um beijo e fica bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      A postagem sobre a quetiapina é uma das mais acessadas.
      Por aqui está tudo bem, às vezes passamos por um perrengue ou outro, mas o pior já passou.
      Até que as pessoas comentam as postagens, mas claro que se participassem mais seria melhor, mas já é boa a participação, os comentários enriquecem muito as publicações.
      Só não participam muito quando coloco uma enquete, mas já fico satisfeito com os comentários de apoio como o seu.
      Obrigado pela visita ao blog e pela participação.

      Excluir