domingo, 16 de fevereiro de 2020

Contos esquizofrênicos


    Antes de começar a postagem, gostaria de mencionar que às vezes uso o humor para retratar a minha esquizofrenia. Não tenho o costume de brincar ou zombar com a dor alheia.


       Como a maioria deve saber, tenho esquizofrenia, a tal de F20 que não tem nada a ver com caminhonete. 
    E um dos sintomas clássicos da esquizofrenia é a alucinação auditiva, as vozes.
    Mas é difícil de se lidar com elas? São muito irritantes? O que elas me dizem?
    No meu caso logo no primeiro surto grave já dei um fora nela. Estava perambulando pela BR 040, quando parei para descansar. Não estava conseguindo ficar muito perto das pessoas no centro da cidade, pois imaginava que o mundo inteiro queria me pegar. Era um belo dia de sol naquele verão do ano de 2001.
     De repente a voz me disse:
    - Você é uma alma penada!
     Sem brincadeiras e exagero, naquele momento chorei de alegria por ter recebido aquela noticia.          Afinal estava surtado e imaginando que o mundo inteiro queria me trucidar.  Mas não seria uma morte simples, com um tiro na cabeça. Em minha imaginação queriam que eu tivesse uma passagem bem sofrida. Acho que o meu sentimento de culpa exagerado tenha influenciado nessa alucinação, pois desde criança era muito encucado com esse lance do bem x mal, o que era certa ou errado, etc... Não me achava  mau o suficiente para queimar nas chamas eternas do  inferno, mas também não me achava um santinho para ir para o céu. 
    Antes de surtar por volta dos 32 anos havia feito uma análise de toda a minha vida, e comecei a me culpar por tudo de errado que havia acontecido comigo e com outras pessoas. Se o atentado de 11 de setembro nas torres gêmeas tivesse acontecido antes do surto, provavelmente iria assumir a autoria... 
    Mas por que achei a mensagem da voz do além boa naquele momento? Como disse, imaginava que estava sendo perseguido. E alma penada é invisível né? 
    Então meus problemas estaria resolvidos com essa minha nova condição de alma penada. Os meus inimigos iriam me alcançar mas passariam direto por mim e eu ainda iria dar risada e pregar uma peça neles. 
    E, além disso alma penada pode ir para onde quiser, não se cansa, pode dar sustos nos outros, pode entrar aonde quiser sem ser notado. Estava até planejando ir para o Espírito Santo curtir uma praia, mas tinha dúvida se alma  penada poderia sentir a água  gelada e a brisa do mar. Enfim, seria uma alma penada do bem, assim como o Gasparzinho, o fantasminha camarada. 
    E também alma penada não precisa se preocupar com alimentação e muito menos com roupas (detesto lavar roupas). Enfim, até que a vida de alma penada não seria má coisa para aquele momento específico de minha vida... 
    Então sai pela BR mais feliz do que nunca e o engraçado é que eu estava me sentindo mais leve mesmo. 
    De noite, quando passei na entrada de um condomínio, um monte de cachorro começou a latir. Dizem os contos mineiros que eles conseguem enxergar alma penada. Continuei perambulando pela BR e entrei em um posto de gasolina. Havia perdido a noção do tempo, a noite estava demorando a passar  e cheguei a imaginar que viver na escuridão fazia parte do meu castigo. Então subi em uma cabine de um caminhão e perguntei as horas para  o motorista que estava dormindo. Era madrugada e eu fui logo perguntando, não tendo o cuidado de acordá-lo devagar. Obviamente ele se assustou e muito, pois estava dormindo com a janela aberta. Mas, na minha cabeça ele havia se assustado por que tinha avistado uma alma penada.
   No dia seguinte, ainda estava com dúvidas se realmente era uma alma penada ou não. Resolvi sentar na entrada de um restaurante para esclarecer de uma vez por todas sobre a minha condição de alma penada ou de ser humano. . Se não me enxergassem e passassem por mim, realmente eu era uma criatura do além. Se me pedissem licença, aquela voz teria sido algo de minha cabeça. 
    Não deu dois minutos e uma pessoa me disse educadamente que não poderia ficar ali sentado. Foi o suficiente para acreditar que não era uma alma penada. Mas a voz continuou e continua até hoje a me perturbar.  E sempre será um novo desafio tentar decifrar o que ela quer dizer, ou então ignorá-la.

17 comentários:

  1. Kkkkkkk que top cara! Achei o máximo! Vc deve ser um cara muito divertido! Consegue encontrar humor nos momentos difíceis! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      Os surtos não foram agradáveis, mas teve o seu lado positivo, que foi aprender a me conhecer melhor e também conheci bastante gente bacana quando estava na rua e que me ajudaram muito.

      Excluir
  2. Olá tenho 3 irmãos esquizofrênicos e vc falando me abre a mente pois transmite tal conhecimento e relatos... Muito obrigado. Ouvir uma palestra sua seria muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita ao blog.
      Certa vez falei em um auditório, mas confesso que fiquei um pouco constrangido, pois a maioria dos eventos são patrocinados pela indústria farmacêutica e tenho algumas coisas contra a maioria dos antipsicóticos. Aí tive que tomar muito cuidado na hora de falar sobre a minha esquizofrenia, não me senti bem.
      Mas aqui posso falar e contar tudo o que penso e sinto.

      Excluir
  3. Não é fácil falar de um surto ou delírio de maneira natural, e até fazendo graça, desta confusão na mente. Que bom aqui vc consegue si expressar bem, pois não gosta de câmeras ou público te olhando. Eu desejo a vc sempre saúde, e melhoras na vida financeira, tá sempre passando perrengues. Que País é este? Sempre por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é que sinto que o pior já passou, e me considero um sortudo por ter sobrevivido à tudo aquilo que passei.
      Realmente não me dou muito bem com as câmeras mas encaro isso como um desafio e acho que, com o tempo irei passar por mais essa também.
      Obrigado por estar sempre prestigiando o blog.

      Excluir
  4. Rapaz que de boa. A sua maturidade e autocontrole me encantaram. Reconhcer que parte das vozes q se escutam é sentimento exabervado de culpa de coisas q vc faz, foi Demais. Continue firme com esse seu autocontrole.
    E meus parabéns por ter decidido escrever e se dar o trabalho de querer ajudar aos outros. Deus te continue abençoando Gasparzinho! Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita ao blog.
      Comecei a ter essa percepção quando estava me recuperando de um surto e me levaram para um centro de recuperação de dependentes químicos, apesar de não ter envolvimento com drogas.
      No primeiro dia ouvi o primeiro mandamento dos alcoólicos anônimos que era reconhecer a situação. Não fiquei um mês nesse lugar, o dono queria que eu ficasse para tentar me interditar e receber o meu salário de aposentado.
      Mas tudo tem o seu lado positivo e aquela mensagem me ajuda até os dias de hoje.

      Excluir
  5. Nooossa!!! Vc consegue manter o leitor preso do inicio ao fim! Parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      Foi um fato verídico mesmo, o que fiz foi apenas me lembrar dos detalhes.
      Foi uma história bem interessante mesmo, por sorte escapei com vida de tudo isso e hoje procuro ajudar as pessoas que estão passando o que passei há alguns anos atrás.

      Excluir
  6. Olá! Tudo bem?

    O senhor já conhece técnica terapêutica da ECT (EletroConvulsoTerapia)?

    Esse procedimento é realizado cerca de duas vezes por semana, durante cerca de 6 semanas. ocorre sob anestesia geral e após passar por ela pode-se até deixar de fazer uso dos medicamentos antipsicóticos (e não ficar sujeito aos efeitos colaterais desses medicamentos, como salivação excessiva + vontade de se alimentar constantemente, diabetes, aumento de peso, sonolência esxcessiva... etc).

    Já verificou com seu médico se essa opção terapêutica pode ser oferecida para você?

    Apesar de ser uma prática terapêutica segura ela é um tratamento caro: cada sessão custa nas vias particulares cerca de 1000 a 2000 reais.

    Então, o preço dessa terapia é alto. Mas pode ser que o plano de saúde cubra sob indicação médica. Eu ainda não tenho certeza se o SUS cobre. Seria interessante verificar e buscar um hospital de referência para isso - pois acredito que nao seja todos os hospitais que tenham essa facilidade.

    A EletroConvulsoTerapia (ECT) faz com que os neurotransmissores voltem ao limiar "normal", sem "exarcerbação" ou sem "carência".

    Então essa técnica resolve transtornos mentais como psicoses/esquizofrenia, depressões graves, transtorno bipolar...

    O seu médico (e talvez, por que não, uma segunda opinião médica para ter muita certeza) poderia indicá-lo e solicitar esse tratamento. O psiquiatra também saberá avaliar quantas sessões serão necessárias, a frequência e intensidade da corrente elétrica e todos os outros parâmetros da técnica para seu caso - se a ECT for uma opção terapêutica para seu caso.

    Um médico psiquiatra deerá ser consultado e informá-lo melhor.

    (Gustavo)

    ResponderExcluir
  7. O médico depois de sete anos meu filho tomando olanzapina trocou por clozapina faz três meses , percebo algumas reações um pouco de crises mais porém está calmo e normal?

    ResponderExcluir
  8. Parabens!! Sua sabedoria traz toda diferença!

    ResponderExcluir
  9. gostei, a maneira que você fala, sem se perder nas palavras. Queria eu podeer também escrever tão bem assim, meus parabens, já tive 3 surtos diferentes e ao mesmo tempo se interligando, com pensamento dos mesmos que seu.

    ResponderExcluir