sábado, 8 de fevereiro de 2020

"Pré conceito": ignorância ou preguiça?

A falta de compreensão sobre alguns temas como transtornos mentais vem da ignorância, falta de interesse ou preguiça do ser humano?




    Resolvi criar um perfil fake com a finalidade de testar como está a situação atual que envolve notícias, fofocas, opiniões e pitacos tanto nas redes sociais como no mundo real. 
   O anúncio era de um sofá usado que estaria sendo doado por falta de espaço e por estar velho. Mas o texto só seria compreendido se fosse lido até o final...
    Publiquei o anúncio em vários grupos de vendas, doações e trocas em uma rede social. 
    Resultado: a maioria leu até o final e riu muito, mas boa parte das pessoas criticou e até queria chamar o Greenpeace para mim shasuahsuashass. Fora os xingamentos contra a minha pessoa e a minha  progenitora.
   Mas assim que acontece com as pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno mental. Quem não tem e não se informa sobre o assunto se acha no direito de opinar, criticar, zombar e tudo mais.  Infelizmente muitas pessoas só conseguem entender as dores que podem ser vistas ao olho humano, e às vezes nem isso, como aconteceu com o texto do sofá que seria doado.
    Não culpo todas as pessoas por esse tipo de "pré conceito". Afinal alguns transtornos mentais ainda são um mistério para  a ciência. Eu mesmo tinha muitos antes de surtar. Infelizmente a mídia pouco ajuda nessa situação, só noticiando com muita ênfase quando uma pessoa com transtorno mental comete algum ato de violência em um surto psicótico. Afinal ela não mostra casos de suicídio, talvez pensando que a verdade seja um incentivo ao autoextermínio. É preciso sim falar sobre o suicídio, a informação é a melhor maneira de combatermos todo tipo de preconceito. Segundo dados do senado federal, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos.... Ou seja, esse estratégia de omitir os fatos não está funcionando, pelo menos na questão do  autoextermínio...
Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/05/25/a-cada-45-minutos-uma-pessoa-se-suicida-no-brasil-dizem-especialistas-na-cas
   A maioria das pessoas que tem algum tipo de transtorno mental faz mais mal a si mesma do que ao próximo. Quando não tentam o suicídio se isolam em seus quartos, quase não saindo de casa para se divertir, e alguns mal conseguem estudar ou trabalhar. 
Obs: sempre borro o rosto das pessoas quando tiro algum print, mas esse não vou me dar ao trabalho de borrar, pois muitas pessoas não tiveram o trabalho de ler o texto por completo.


3 comentários:

  1. Assim são a maioria das pessoas neste mundo louco e apressado, só sabem criticar. Importante VC chamou a atenção para lermos com atenção e cuidado. Mas as doenças mentais estão longe de sair do preconceito, sentimos isso todos os dias, nas relações humanas dentro da sociedade, ou até mesmo dentro da família. No entanto parabéns vc é um exemplo para nós, de uma inteligência, capaz de produzir este texto, contextualizar tal situação, isso só nos incentiva que somos capazes. Abraço, Lenice.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Obrigado pela visita ao blog. Estava sumida, como está?
    Esse texto na verdade não fui eu quem o criou, vi em um grupo de vendas do facebook e aí espalhei para ver como seria a reação das pessoas, pois tive o cuidado de ler tudo antes de julgar, mas no início do texto dá uma raiva sim, e se não ler tudo fica com uma impressão não muito boa.

    ResponderExcluir
  3. Eu vou indo, mesmo assim vc parou para ler, vc nos incentiva, muito bom amigo.

    ResponderExcluir