quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Pedalanças: últimos preparativos

 
    Com a ajuda que recebi consegui reformar a bike que ficou toda detonada após a minha primeira pedalança, viajando durante 55 dias pela região sudeste. 
    Agora, com um pouco de experiência irei não somente sair da região sudeste como do país: irei para o Uruguai.
    Ainda faltam alguns itens, como um bom colchão inflável e também um fogareiro.
O colchão que usei na primeira viagem era de espuma, e, com o tempo acabou ficando compactado e muito fino. Quando não conseguia arrumar papelão era uma sofrência danada na hora de dormir e geralmente acordava bem cansado, tendo quase sempre que tirar um cochilo durante o dia para conseguir pedalar cerca de 70km por dia. Esse colchão que pretendo adquirir não é daqueles azuis de supermercado, que custam em média 50 reais. Esses são bem pesados e grossos, difíceis de serem manuseados dentro de uma barraca pequena. O que estou pretendendo comprar é um mais fino e leve, e que custa cerca de 200 reais (foto).
    Outro item que irei levar para esta viagem é um fogareiro que irei montar, pois as coisas nos postos de gasolina geralmente são caras. Teve lugar que nem precisei pagar o cafezinho, mas em alguns lugares chegou a custar 2.50 reais, ou seja, metade de um pacote com meio quilo de café, que para mim dura quase um mês, pois gosto de um café bem forte. Já o pãozinho de queijo tinha lugar que chegava a custar 5 reais. . Emagreci muito nessa primeira viagem, por isso estou querendo fazer o fogareiro, para fazer ovo cozido, que é uma boa fonte de proteínas. 
    Para fazer este fogareiro tenho que comprar um tal de bico de Bunsen, que, no mercado livre custa cerca de 60 reais. Irei fazer um cafezinho e o ovo cozido para o café da manhã, pois são as únicas coisas que sei fazer na cozinha. Ovo frito não sei fazer direito, geralmente ele fica todo estourado e ainda tem a vantagem do ovo cozido ser mais saudável por não usar óleo.
bico de Bunsen, para fazer um fogareiro 

    Também dei um trato no visual da magrela, acho que vou colocar o nome dela de Sandy. Removi a pintura e agora ela está na cor prata. Troquei o pneu traseiro e também fiz um alforje para ser colocado no bagageiro dianteiro. Neste alforje levarei tudo o que preciso usar com mais frequência: câmera fotográfica, caderno e caneta para o diário da viagem, sabonete creme dental e itens de limpeza, além de biscoito, granola e outras coisas para enganar o estômago durante a viagem.
Também irei deixar as ferramentas e o kit para consertar algum eventual pneu furado. Foi um perrengue muito grande usar uma mochila no bagageiro dianteiro nesta primeira viagem. Qualquer coisa que precisava tinha que desamarrar tudo para pegar o que estava precisando. E a mochila era amarrada e com frequência ficava balançando e às vezes soltava. 
    Creio que foram esses os piores perrengues dessa minha primeira viagem, além do que não posso mudar, como as condições climáticas, como chuvas, forte calor, etc... Mas isso faz parte da caminhada. 
   Outro perrengue que não citei era que a água das garrafinhas esquentava rapidamente quando estava fazendo muito calor. Cheguei a pegar 45° C na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo. Vou tentar bolar uma proteção de alumínio para serem fixadas no suporte das garrafinhas na bike. Fiz um teste com latinha de refrigerante e até que demorou um pouquinho para que a água esquentasse. Quando estava fazendo 45°C a água esquentava em menos de dez minutos, e aí tinha que rezar para encontrar algum estabelecimento ou casa o caminho para trocar a água. 

   No mais não tive tantos perrengues, a primeira viagem serviu para pegar experiência. E os percalços fazem parte do caminho, é como na vida mesmo. Estou muito ansioso para fazer esta viagem, acredito que no sul não deva fazer tanto calor como fez aqui na região sudeste no início deste ano. Até que tenho vontade de viajar de bike pelo nordeste, mas não sei se irei aguentar as altas temperaturas. 
    Não tenho certeza se irei até a capital do Uruguai, acho que vou me sentir um estranho no ninho em um outro país com uma língua um pouco diferente, se bem que sei falar um pouco o portunhol. (a verdade é que me sinto o estranho no ninho até no meu bairro shasuahsuas) Entender o que os caras dizem é um pouco difícil, pois os que já vi conversando falam muito rápido. Acho que irei só até a primeira cidade depois da fronteira, só para poder ficar falando por aí que viajei de bike para um outro país. Ainda não fiz a rota, mas pretendo ir o máximo possível pelo litoral. 
    A minha vontade era de sair já no mês passado, estou com saudades de sentir o vento batendo no meu rosto, de pedalar vendo o pôr do sol, conhecer novos lugares. Tenho saudades de poder sair um pouco da rotina e também da aventura. Sempre gostei de andar por aí, quando criança sai por Belo Horizonte sem destino, ficando perdido algumas vezes. Teve uma vez que uma senhora teve que me levar até o ponto de ônibus na praça da liberdade e explicar para o trocador o ponto onde iria descer. Acho que na época tinha uns dez anos, e ainda dava para uma criança ficar andando sem  rumo pela  capital. 
   E tenho saudades também de conhecer novas pessoas, apesar de que sou bastante antissocial. Nesses dois meses da minha primeira viagem conversei mais do que o ano passado inteirinho. As pessoas me paravam e perguntavam de onde eu vinha e para onde ia. Aí começava o bate papo e, como bom mineiro sempre gostei de um dedo de prosa, mesmo tendo uma enorme mania de perseguição que me persegue aonde quer que eu vá. 
    Estou fugindo da loucura da cidade grande, mas nessa fuga é onde acabo me encontrando. 
   Mas não quero passar os perrengues que passei na primeira viagem, vou me equipar melhor e esperar o décimo terceiro salário e comprar o que está faltando. Mas quem puder ajudar pode entrar em contato comigo pelo email abaixo, ou então fazer a doação para a seguinte conta. 
memoriasdeumesquizofrenico555@gmail.com
Julio Cesar dos Santos de Oliveira
   Agência 2332 Ipatinga MG
   Caixa Econômica Federal
   Operação 023
   Conta 00016678-2
    Quem já ajudou não precisa ajudar novamente, não quero sacrifício de ninguém, ainda mais nessa crise que estamos passando. 
    Também podem contribuir adquirindo o meu livro Mente Dividida, em que narro a minha relação com a esquizofrenia. Quem leu gostou muito. Acredito que é um bom livro, apesar de que não me considero um escritor. 
    No mais obrigado à todos por estar sempre me apoiando al longo dos anos

5 comentários:

  1. É aí, como anda o preparativo p vi agem pro Uruguai ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está quase tudo pronto, falta alguns detalhes para não passar muitos perrengues. Ainda tenho que comprar um colchonete melhorzinho e umas garrafinhas de água especiais, que não deixam a água esquentar muito.

      Excluir
  2. Júlio, fiz uma contribuição hoje para você usar como achar melhor...
    Na minha opinião você deve fazer sua viagem no início do outono, agora vem o verão e fica muito quente, não achas ?
    Mas é só uma opinião de uma pessoa mais velha, tipo mãe...rsrs
    Abraços, rapaz !
    Regina Gilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Muito obrigado mais uma vez pela ajuda.
      Estou com essa dúvida também, além do calor tem as fortes chuvas. E na viagem fica complicado ficar lavando roupa todo dia. Vou pesquisar sobre como é o outono no sul, se não for muito frio acho que vou fazer mesmo nessa época.

      Excluir
  3. Isto, rapaz !
    Pesquise sim, é bom pesquisar...
    Abraços!

    ResponderExcluir