sábado, 28 de março de 2020

Live- Bate papo informal sobre esquizofrenia e outros assuntos aleatórios

  Ontem tomei coragem e fiz uma live no youtube. O isolamento quase que total por conta do coronavírus me deu vontade de falar um pouquinho. Até que estava mais ou menos à vontade, o vizinho "trevoso" não estava em seu quarto.
    O cara até que enfim arrumou um emprego e as energias ontem de noite estavam boas. Mas é sério, é sempre bom todas as pessoas estarem bem, até mesmo com quem você não tem muita afinidade, pois estando felizes provavelmente irão esquecer de você. Parece que ele descontava em mim a sua frustração por estar desempregado e eu aposentado.
    Até assino um documento e passo o meu salário de aposentado para quem passar por pelo menos metade das situações pelas quais passei por conta da esquizofrenia.
    Mas uma simples live não é uma tarefa tão fácil assim para a minha pessoa. Antes dos surtos me comunicava super bem quando queria, e isso não acontecia com frequência, pois sempre fui um pouco antissocial. Conseguia falar bem nos trabalhos escolares, não tinha nenhum receio, não ficava nervoso nem nada. Ontem deu um friozinho na barriga até que gostoso para a vida de um cara entediado por causa do dia a dia de um fóbico social ainda mais isolado por conta do coronavírus. 
    É bom sentir essas emoções, o coração dar uma disparadinha, aquela ansiedade de realizar alguma tarefa, coisa que os medicamentos não me deixavam sentir. 
     Obrigado à todos que sempre estiveram me acompanhando aqui no blog, no canal no youtube e na página do face. 

18 comentários:

  1. Parabéns Júlio
    faça mais vídeos, foi muito bom !!
    um forte abraço.

    -Jairo

    ResponderExcluir
  2. ola julio tudo bem voçe esta tomando quais medicaçoes ja tomou olanzapina haldol decanoato haldol comprimido ou biperideno eu estou tomando esses e não estou conseguindo e dormi consigo dormi tarde de madrugada e acorda quais 10 horas da manha tem dia ta difícil remédio não me da sono

    ResponderExcluir
  3. Já tomei todos esses, e me deram muitos efeitos colaterais. No lado direito da página relato como foram essas experiências, é só clicar na imagem que será redirecionado às postagens.
    O que posso recomendar é tentar diminuir o café, se possível tomar só de manhã mesmo. E parar com qualquer outro alimento muito estimulante durante o dia. Eu comia muito chocolate e fica meio agitado de noite.
    O cloreto de magnésio tem me ajudado bastante. No lado direito tem informações sobre esse mineral que é essencial ao nosso organismo.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito da live, Júlio, parabéns, obrigada pelo esforço que vc fez para fazer o vídeo, pra mim estava perfeito, tudo de bom pra vc, fique com Deus, se cuida.

    ResponderExcluir
  5. Oi querido😉já li vários artigos seus e sempre que dá estou de volta no seu blog.Você é muito inteligente e determinado.Jesus Cristo continue te abençoando cada vez mais;se possível entra no meu blog agradeço🌈⭐😘🙏

    https://casiabromelia.wordpress.com

    https://casiabromelia.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Obrigado pela visita ao canal e pelas palavras.
      Hoje em dia tenho mais que agradecer do que reclamar, pois aprendi a tirar lições de tudo, até dos momentos negativos.
      Deus esteja contigo.
      Vou dar uma olhada sim no seu blog.

      Excluir
  6. Oiêee Júlio...Te acompanho a mais de cinco anos e já tinha algum tempo que não passava por aqui! Sou esposa de um esquizofrênico! Hj ele faz tratamento com Olanzapina e toma a dose mínima (5mg) e está muito bem!
    Adoro seus textos e seus relatos cotidianos, pq sei q n é fácil tentar se comunicar e agora cm está pandemia ficou ainda mais complicado exercer isso!!
    Enfim continue cm este trabalho maravilhoso, de ajudar as pessoas e as famílias que passam por isto! Que Deus continue te iluminando a seguir com este belo trabalho!! Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Obrigado pelas palavras e por ser seguidora do blog.
      Faz algum tempo que não posto, justamente por causa da pandemia. Tento pensar em outra coisa mas nada me vem à mente, mas é uma fase apenas. Mas continuo ajudando as pessoas através dos comentários e também lá no meu perfil e na página do facebook.
      Que bom que seu marido está bem, e 5mg é sinal de que ele está indo bem no tratamento, pois geralmente receitam inicialmente 10mg.

      Excluir
  7. Olá Júlio, sou o rapaz que lhe enviou uma mensagem no dia 19 de fevereiro de 2017 as 14:47 no seu post "mania de perseguição que me persegue" e queria lhe dizer tive uma breve história de declínio e uma melhora que eu agradeço pelos meus médicos, meus pais e a Deus. Irei escrever um texto informal e irei colocar (apenas) meu primeiro nome neste texto.

    Segue o texto do meu declínio e melhora:
    "Olá, meu nome é Pedro, sou portador de esquizofrenia quando eu ainda era menor de idade, e apenas descobri aos 13 ou 14 anos através de consultas médicas com meu pai e com minha mãe. Anteriormente, uma professora do meu colégio, em 2008, quando eu era menor, havia enviado para meu pai um laudo sobre mim, dizendo que eu era tímido, que pedia para meus colegas abrirem meu lanche, etc. Ele me mostrou apenas nesse ano este laudo.

    Quando eu postei aquela mensagem da mania de perseguição em 2017, aqui, eu estava tendo vários episódios complicados na minha vida. No mesmo ano eu tive uma crise aonde eu sai pelas ruas de Olinda, Pernambuco com uma chave de fenda e com a bermuda abaixada, até que meus amigos conseguiram me segurar e me levar para casa. Depois deste ocorrido que começou meu tratamento, foi excelente. Porém, como nem tudo é perfeito, eu ainda tinha surtos. O mais recente foi em 2019, quando eu assisti ao sequestro da Ponte Rio-Niterói no dia 20 de agosto. Eu vi a reportagem, e certo tempo depois queria ficar famoso, que nem o sequestrador havia falado. Só que eu não queria machucar ninguém na minha tentativa de ser famoso, então decidi bolar um plano. Eu saí pelas ruas de Olinda procurando por jornais, no qual eu vou explicar mais abaixo. Quando achei um jornal, fui imediatamente ao Big Bompreço (antigo Hiper Bompreço) e no estacionamento me escondi entre os carros, coloquei o jornal em volta da minha virilha, e coloquei fogo com um palito de fosforo. Eu comecei a correr em agonia e entrei na loja e comecei a defecar porque estava com diarréia e com muito medo de ser pego. Quando acabou o fogo e a dor de barriga, fugi para minha casa. Minha bermuda estava destruida, então me disfarçei para não me confundirem com um tarado na rua. Quando cheguei em casa, falei para o meu pai que eu tinha apagado um incêndio numa madeireira, ele fingiu que acreditou, e deixou passar. Quando cheguei na casa da minha mãe porém, ela se questionou se a história do incêndio fosse verdadeira, me levou para a Doutora Márcia do CAPS, aonde a mesma perguntou pra mim se eu tivesse colocado fogo em mim mesmo, e eu então revelei tudo. Fiquei muito triste pelo que eu tinha feito. Este é o surto que eu mais tenho memória no momento.

    Infelizmente, já tentei o suicídio várias vezes em Olinda. A primeira foi numa noite, perto da sorveteria Bacana, naqueles conjuntos de casas. Eu fui com um cardaço de tênis e decidi me enforcar com força bruta nos galhos. Gritei para chamar atenção de pessoas e, não obtendo sucesso, fui para outro corredor de casas. No outro corredor, coloquei a corda num galho de árvore, gritei falando que era uma falha, e saí disparado para casa. A segunda tentativa foi jogando minha cabeça contra um ventilador depois de uma discussão com meu pai, e, a mais recente foi em junho de 2020, quando me esfaqueei com um par de chaves.

    Porém, nesta história eu consegui controlar mais minha esquizofrenia, pois agora tomo dois remédios ao dia, e seis a noite (só consigo me lembrar o nome dos seguintes: Paroxetina, Risperidona, Pamergan, clonazepam, entre outros) Agradeço muito a Deus, pois vou aos cultos da Mãe Rainha em Ouro Preto, Olinda e pelos meus doutores, que me ajudaram na minha recuperação.

    Carinhosamente,
    Pedro"
    Júlio, desculpa ser um pouco inconveniente, mas, você poderia postar este pequeno relato no seu blog? Acredito que possa mostrar que um esquizofrênico que, antes tinha muitos surtos, se recuperou com base de tratamento e espiritual (que é a igreja.) Caso não puder, sem problemas. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida se livre da religião.. ela é causa de seus surtos, vitimização etc. Nasça novamente tal como um nene vem ao mundo.

      Excluir
  8. Nao consigo me livrar da mania de perseguiçao, passo o dia inteiro paranoico achando q meus vizinhos estao falando de mim, ja fiz tratamento ms resolvi abandonar em maio desse ano, pq nao quero ficar preso a um monte de remedios, e a ultima vez o psiquiatra me passou haldol de 5 em 5 horas ! acho q ele queria e me matar isso sim! sendo q a outra medica tinha me passado haldol meio comprimido anoite apenas. Eu tenho fobia social entao essa quarentena praticamente nao mudou nada na minha vida rsrs ms qdo eu tomava os medicamentos eu ficava paranoico e com panico pra sair, entao evito ao maximo, sinceramente, o pouco de contato q tenho com outros seres humanos na rua eu ate me sinto bem por nao gostar de socializar, pq as pessoas estao de mal a pior em suas maldades, q a maioria pratica e a sociedade aceita como normal, entao as vezes e melhor ser o anormal da historia, pena q nem em casa agente tem sossego de alguns seres q adoram infernizar, ainda ms qdo sabem q vc tem algum problema psiquico, eles se deleitam !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só com um haldol muita gente reclama, fico imaginando tomando quase cinco por dia.
      A mania de perseguição não tenho certeza se medicamento algum cura ou melhora isso sem nos detonar fisicamente.

      Excluir
  9. Olá! Amigo,acompanho o seu blog já há bastante tempo. Com relação as perícias do inss, como ficou o seu laudo, tipo você tem remissão parcial ou completa dos sintomas, desde já agradeço, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acompanhar o blog.
      Sou uma pessoa simples, não gosto muito de termos complicados, ainda mais em se tratando de esquizofrenia, quando tento ser o mais simples possível, pois de complicado já basta o transtorno.
      Tentei achar o significado de remissão e percebi que na psiquiatria tem um significado totalmente diferente do usual.
      Em relação ao laudo foi como a maioria das pessoas que tem esquizofrenia, onde o psiquiatra afirma que o paciente é portador de esquizofrenia e que não tem condições para o trabalho.

      Excluir
  10. Bom dia, já tentou psicoterapia?

    ResponderExcluir
  11. Oii Boa Noite Gratidaõ por me convidar aqui Deus te abensoē sempre

    ResponderExcluir