quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ozzy Osbourne: de comedor de morcegos a um sonhador?


    Essa manhã, ao dar uma passada na página inicial do youtube, fiquei encantado e surpreso com o que vi: Uma música do Ozzy Osbourne, chamada dreamer, que quer dizer sonhador. Mas, ai vocês devem estar se perguntando: O que tem demais um simples vídeo de uma música?
    Bem, para quem não conhece Ozzy Osbourne, ele é considerado o pai de heavy metal, ou como o "príncipe das trevas", por abordar temas relacionados ao  terror em suas músicas. 
    De família pobre, começou a trabalhar aos 15 anos, entrando para o mundo do crime logo depois, cometendo pequenos assaltos. Mas, após passar um período preso, resolve se dedicar a  música. Fez parte de algumas bandas, mas o sucesso mesmo veio com o Black Sabbath, no início da década de 70. Os integrantes da banda, ao passarem em frente a um cinema em que predominavam os filmes de terror, imaginaram se esse tema não chamaria atenção também nas músicas. A partir daí, o Black Sabbath e Ozzy Osbourne se tornaram ícones nesse gênero musical, servindo de influência para outras bandas que também usaram e ainda usam o mesmo tema em suas letras. 
    Um dos fatos mais marcantes em sua carreira ocorreu em um show em que ele simplesmente arrancou a cabeça de um morcego. Após o show, ele chegou a passar mal e teve que tomar algumas injeções. Não estou aqui para defendê-lo, mas a verdade é que ele pensou que se tratava de um morcego de borracha, já que os fãs sempre atiravam objetos para ele nos palcos. Ele só ficou sabendo que se tratava de um morcego de verdade quando o sangue do bichinho começou a escorrer por sua boca. 
   
     Ozzy ficou dependente de álcool e drogas, e chegou a ser mandado embora do Black Sabbath, pois o vício estava atrapalhando a convivência entre os membros da banda e as apresentações. 
    Depois de uma discussão com sua mulher, em que tentou enforcá-la, Ozzy é internado em uma clínica de recuperação para viciados em drogas e álcool. Chegou a voltar aos palcos e mostrou uma postura diferente, com músicas voltadas para outros temas sem ser o terror e coisas macabras. Hoje, livre do vício, aos 64 anos, Ozzy está casado e pai de três filhos, e tornou-se vegetariano.(acho que foi trauma de carne de morcego rsrsrs).
    Ai vem a pergunta: as pessoas podem mudar? Ou pau que nasce torto nunca se endireita? Eu, acho que as duas coisas podem acontecer. Assim como no amor não existe regras, acho que para esse tema também não existe um único caminho. Existem pessoas que mudam realmente, devido aos fatos e experiências que passaram em suas vidas, tornando-se pessoas melhores. Já outras pessoas, as de cabeça dura, não mudam de nenhuma forma, mesmo com a vida lhe trazendo lições. Outras, já não mudam, apenas fingem para tirarem proveito de uma suposta mudança, como obter o perdão das pessoas e ter novas chances na vida. 
    Essa música ele relata o sonho  que ele tem de ver um mundo melhor para as gerações futuras. 



                          Sonhador

Contemplando pela janela o mundo afora
Desejando saber se a mãe terra sobreviverá
Esperando que a humanidade parasse de abusar dela alguma vez

Afinal só existem dois de nós
E aqui estamos, ainda lutando por nossas vidas
Vendo toda história se repetir, vez por vez

Sou apenas um sonhador
Eu sonho minha vida
Sou apenas um sonhador
Que sonha com dias melhores

Vejo o sol descer como todos nós
Estou aguardando que o amanhã traga bons sinais
Dessa vez, um lugar melhor para aqueles que virão depois de nós

Sou apenas um sonhador
Eu sonho minha vida
Sou apenas um sonhador
Que sonha com dias melhores

Sua força maior talvez seja Deus ou Jesus Cristo
Isso não tem muita importância para mim mesmo
Sem ajudar uns aos outros não haverá esperança para nós
Vivo num sonho de fantasia

Se ao menos pudéssemos encontrar serenidade
Seria ótimo se pudéssemos viver como um só
Quando acabará toda essa raiva e fanatismo?

Sou apenas um sonhador
Eu sonho minha vida
Sou apenas um sonhador
Que sonha com dias melhores

Sou apenas um sonhador
Que hoje está procurando o caminho
Sou apenas um sonhador
Sonhando minha vida

"Assim que nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos."
William Shakespeare

5 comentários:

  1. Oi Julio, vc tem um email de contato.. queria muito tirar um duvida... tenho um membro querido na familia que é F20 eu queria muito falar com vc..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sim, anote ai: juliocesar-555@hotmail.com Entro no msn geralmente a noite, por volta das oito horas. Se estiver ao meu alcance, lhe responderei com o maior prazer, pois só sou um estudioso do assunto, além de ser portador de esquizofrenia. Muito obrigado por visitar o blog. Abraços.

      Excluir
  2. Oi Julio, boa tarde. Eu adicionei este seu contato de e-mail. Eu também tenho esquizofrenia e gostaria de conversar com pessoas que passam ou que passaram pelo que eu estou passando.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode add sem problemas. É sempre bom conversar com pessoas que sabem o que passamos. Obrigado por visitar o blog.

      Excluir
  3. Gostei do post,e a música o Ozzy eu não conhecia muito linda!
    Mais uma vez parabéns Julio!
    Sônia.

    ResponderExcluir