quinta-feira, 18 de abril de 2019

26º dia pedalanças-Terceira etapa-Marataízes-ES à Juiz de Fora-MG


Presidente Kennedy-São Francisco de Itabapoana
    A madrugada na lanchonete foi muito boa. Dormi muito bem. Não estava fazendo muito calor.  E a gente fica muito mais tranquilo quando somos bem recebidos em um local. Digo ser bem recebido pelo fato de sermos tratados com naturalidade.
  Os salgados que a funcionária da lanchonete havia me dado estavam uma delícia. Acho que a sacola tinha nove salgados, entre coxinhas, pastéis, empadas e outros. Comi seis só de noite. A noite foi super tranquila, não vi uma viva alma nas proximidades da barraca, somente os marrecos que ficam na frente do estabelecimento, à espera que algum cliente lhes dê algum lanchinho. Até dormi com a barraca com a entrada totalmente aberta. 
    Acordei bem disposto por volta das seis da manhã.  Rapidamente desmonto a barraca e já estou pronto para a caminhada do dia. O sol não aparece às cinco horas da manhã como vinha acontecendo no litoral capixaba. 
     No início pego uma boa descida, e foi uma delícia ficar sentindo novamente aquele ar geladinho na parte da manhã. Paro em um posto e peço um cafezinho e tomo com os salgados que sobraram da noite anterior que a funcionária da lanchonete havia me dado. Ainda estavam bons para consumo, melhores do que em muita lanchonete por aí. 
    A roda traseira da bike está com uma folga bem grande, paro em uma borracharia para dar uma boa revisada nela. É melhor fazer uma manutenção preventiva do que parar de uma hora para outra em um local desconhecido. O borracheiro me diz que existe um caminho mais rápido para se chegar em Petrópolis, sem precisar de passar por Campos e Macaé. Resolvo seguir a dica dele, que passa por várias cidades menores e economiza muitos quilômetros. Se bem que não quero chegar muito cedo em Petrópolis, pois tenho que esperar o período das chuvas acabar, pois irei fazer o caminho da Estrada Real, que é composto quase 90% de estrada de terra. 

    Depois de arrumada a roda traseira, sigo o caminho em um bom ritmo, apesar do forte sol. Essa estrada alternativa para Petrópolis não é muito boa como a Br101, mas o movimento é bem menor e as carretas passam em menor velocidade. O pneu dianteiro da bike já está bem gasto, e o celim estragado. O jeito é pedir almoço nos postos de gasolina para juntar uma grana para a manutenção da magrela. Viajar nas Brs é muito bom, pois sempre tem posto para tomar banho e dormir, mas em compensação as coisas são bem mais caras. 

    Chego em São João do Itabaiana, já no Rio de Janeiro, por volta das cinco horas da tarde. Na entrada da cidade, uma viatura com policiais armados com fuzis fazem uma blitz. Passo com um pouco de receio, não tenho o costume de ver fuzis. Consigo encontrar um posto bem bacana onde tomo banho e encontro um lugar bacana para montar a barraca. Já tem até papelão, me poupando o trabalho de ir  procurar. E tem até uma TV. É o ponto de encontro dos caminhoneiros que passam a noite no posto. Ficaram conversando e vendo TV até por volta das dez horas da noite. Foi um bom dia de pedalança.  


Um comentário: