terça-feira, 26 de março de 2019

13° pedalanças- Cozinhando o galo em São Mateus


 
    Esses dias parados em São Mateus estão sendo muito mais do que monótonos. Nada para se fazer além de ter que esperar o tempo passar para poder sacar o meu pagamento. Até que fiquei bem conhecido na cidade, por causa da extravante bike e suas mochilas. É um visual que desperta a curiosidade nas pessoas, que sempre perguntam de onde vim e para onde vão. Alguns ficam admirados e começam a conversar comigo. Uma minoria me olha com ar de reprovação, como se estivessem dizendo para eu ir trabalhar ao invés de viajar de bicicleta. 
     Ontem a grana havia acabado. De noite comi os biscoitos de maizena com bastante água até ficar empazinado. A noite foi tranquila no posto, só o calor infernal que atrapalhou um pouco o meu sono. O estranho é que de dia bate um agradável vento no lugar onde monto a barraca no posto de gasolina, dando a impressão que tem um ventilador gigante ligado. Mas de noite não sei por que, parece que alguém tira esse tal ventilador da tomada.... 
    De manhã fui na casa paroquial e a recepcionista gentilmente me deu um sabonete e um sabão para lavar roupas. Nesse calor infernal da cidade estou suando à toa e preciso lavar as roupas com maior frequência. Por falar em calor, ele só aumenta na região, nada de uma chuvinha para dar uma refrescância nesse verão
    Estava pensando em ir para Itaúna curtir uma praia, mas como é mais para o nordeste tenho receio de que o calor aumente ainda mais. Então amanhã irei para Linhares, à procura de temperaturas mais amenas. Não sei se já relatei, mas o calor de 37°C de São Mateus é muito mais forte do que os 45°C de Mantena. Talvez seja a tal da sensação térmica. 
    Irei para Linhares não pela Br e sim pela estrada de terra, que parece ter um lindo visual, passando pelas comunidades de Barra Seca e Barra Nova. 
   Já estava me preparando psicologicamente para começar a pedir ajuda para o meu almoço. Mas,  por volta das onze horas, meio sem esperanças,  consulto o meu saldo, e, para minha alegria algum leitor do blog ou da página contribuiu com 50 reais!
    Que alívio, até que com algum esforço consigo pedir alguma ajuda na viagem quando preciso, mas em São Mateus sinto que boa parte dos moradores da cidade não são muito receptivos aos turistas de baixa renda. Mas o saldo positivo da minha conta me deu a sensação de ter tirado uns cem quilos das minhas costas... 
    Dessa vez foi por pouco, vou tentar economizar mais para sobrar grana para uma eventual manutenção na bike. 

2 comentários:

  1. Estamos com vc, Júlio. Que a temperatura melhore pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, vai melhorar sim, em Guriri o clima já estava bem melhor por causa da brisa do mar.

      Excluir