quarta-feira, 13 de março de 2019

7° dia pedalanças-Belo Horizonte-MG à São Mateus-ES

São Vítor-Divino das Laranjeiras-Central de Minas

    São Vítor é um distrito muito pequeno, não tem um supermercado grande, o pouco de papelão que encontrei para forrar o piso da barraca estava molhado. Sem papelão tenho que usar apenas o colchonete e a manta, o que fica um pouco duro para tirar uma boa soneca. Dormi em frente a um restaurante na beira da estrada, deu para prender a bike na porta de ferro do estabelecimento. Mas dormi bem mal, por causa do barulho das carretas que passavam na BR. Mas não tive maiores problemas e ninguém mexeu comigo esta noite. 
     Estava bem cansado na parte da manhã, fiz alguns alongamentos para me preparar para chegar à cidade de Mantena, distante 108km. Já havia andado em um dia 100km nesta viagem, Também estava querendo muito encontrar alguma lan house pelo caminho, a fim de atualizar o diário  aqui no blog. 
    De manhã, como sempre é aquele clima ameno, aquele frescor  que nos anima e já estou pedalando em um bom ritmo. Fico de bom humor e até resolvo cantarolar, já que não tem ninguém por perto para ouvir tamanha desafinação. 
     Chego em Divino das Laranjeiras às nove e meia, a bike com pneu liso na traseira parece andar bem mais do que com pneu para mountain bike. A única lan house que encontrei na cidade estava fechada. Já estava partindo para Central de Minas quando um cara me parou na rua e começou a conversar comigo. Ele me disse que perto de onde estávamos havia uma cachoeira boa demais. O sol estava de rachar e não tive dúvidas para me refrescar, afinal pressa é algo que não tenho nesta viagem. 
    E, além de tudo estava muito cansado e estressado. Há muito tempo não curtia uma cachoeira ou uma praia. O local é bem próximo ao centro, mas não é sinalizado, e tive alguma dificuldade de encontrá-lo, pois tive que atravessar um matagal. Não é bem uma cachoeira, é uma mini cachoeira, mas o local é bem agradável. O calor está tão forte que a água está morna, o que foi uma delícia. 
    Fiquei um bom tempo naquele lugar, deixando de lado a ideia de andar 100km para chegar em Mantena naquele mesmo dia. ]
lugar bacana para se refrescar em Divino das Laranjeiras

     Depois do almoço, uma surpresa que me deixou um pouco estarrecido. O termômetro da pracinha da igreja estava marcando 45°C!!! Era o local mais quente que estive em minha vida. Na verdade não era o mais quente, e sim o com maior temperatura. Já estive em locais com a sensação de quentura bem maior.

        Fiquei um bom tempo sentado na praça, tomando picolé e tomando coragem de pegar estrada em uma temperatura tão alta assim. Mas não adiantava, o tempo passava e a temperatura continuava na faixa dos 45°C. 
    O jeito foi pegar a bike e pedalar, Para piorar, tive que pegar duas serras bem complicadas pelo caminho. A água das garrafinhas esquentava rapidamente, por sorte havia várias casas próximas umas das outras pelo caminho e muitas vezes tive que trocar a água por uma mais gelada. 
    Apesar do calor, consigo imprimir um bom ritmo e às cinco e meia chego em Central de Minas. Uma cidade simpática, que tem até WIFI na pracinha central.
    Esse trecho do caminho tem várias pequenas cidades bem próximas umas das outras. Hoje pedalei cerca de 60km. A minha média deve estar sendo de 70km, o que não é nada mau para um cara de 50 anos em uma bike não tão boa assim 

Central de Minas
    A cidade tem WIFI mas o meu celular estragou na viagem. Tento em vão encontrar uma lanhouse.
É a minha primeira cicloviagem, está servindo como experiência para as futuras pedalanças. Tenho que melhorar o acondicionamento das minhas roupas e todos os objetos que carrego na bike.
Sem celular,  o jeito foi tomar um lanche e procurar algum lugar para dormir.
    Depois de uma breve volta encontro o plano B, que é ginásio coberto. O vigia é gente boa e até me deixa tomar banho em uma ducha que fica no campo de futebol gramado. Espero escurecer um pouco para tomar um bom banho mais à vontade.

Um comentário:

  1. Apesar de não poder contribuir com algum dinheiro, uma boa viagem, não tenha pressa, um bom banho de cachoeira é bom para tirar o stress. A natureza, bom. Deus te acompanhe!!

    ResponderExcluir