sábado, 8 de junho de 2019

48º dia pedalanças-4ª etapa- Estrada Real Caminho dos Diamantes


Itambé do Mato Dentro-Morro do Pilar

         Ontem de tarde resolvi brincar com um cachorro bagunceiro que não parava de ficar correndo atrás dos carros e motos que passavam na pracinha da igreja matriz de Itambé do Mato Dentro. E ainda por cima cometi o erro de dar biscoitos para o dog hiperativo...
    Resultado: ele não me largou mais, ia atrás de mim em todos os lugares. E, para piorar a situação,  ele parecia ser o líder de uma matilha de cães. Eram uns cinco ou mais que o seguiam.
     Além de hiperativo o carinha também era bem folgado. Assim que terminei de montar a barraca na frente da igreja ele já foi entrando e não queria sair mais... 
    Ele é de porte médio e tem uma mistura de raças, chegando a lembrar alguma raça de cão brabo. Mas ele é bem mansinho e brincalhão. E insistente pra caramba. Com muito custo consegui tirá-lo de minha barraca e dormir. Ele ficou a noite inteiro do lado de fora, encostado na minha barraca. E os seus amigos também. 
o dog hiperativo e insistente me seguiu por 12km quando saí de Itambé do Mato Dentro

    Estava quase pegando no sono quando comecei a ouvir alguns sons de pingos de chuva na minha humilde residência. O jeito foi mudar de endereço e me transferi para o posto de gasolina, já que a barraca não aguenta fortes chuvas. Dá uma trabalheira fazer essa mudança. Tenho que primeiro tirar tudo o que está do lado de dentro e levar para o posto. Depois levo a barraca e depois a bike. E, claro, o dog sempre me seguindo...
    Esse tempinho meio frio e com chuva é ótimo para dormir e acordei bem disposto e com bom humor, mesmo com o cachorro não parando de mexer comigo para brincar. Ele já acordou todo hiperativo. 
     Tomei um bom café da manhã, pois a planilha informa que os 35km até Morro do Pilar são bem complicados, com muitas subidas íngremes. O site da estrada real informa que o nível de dificuldade física é 5, numa escala de 1 a 5... E de Morro do Pilar até a próxima cidade também é praticamente a mesma coisa. Ou seja, esta é a fase mais difícil do caminho dos diamantes. Enquanto no asfalto conseguia fazer até 100km em um dia e chegar em boas condições, na estrada real às vezes faço cerca de 30km em um dia e chego bem detonado. 
    O problema maior de manhã foi na hora de sair da cidade. O dog hiperativo começou a me seguir, e seguindo ele uns cinco cachorros. Não adiantou gritar, fingir que ia atirar uma pedra nele. Ele deitava e ficava com a barriga para cima fazendo cara de manhoso. Cheguei a pedir para os moradores da cidade segurarem o cachorro, mas ninguém queria ajudar. Acho que queriam é se livrar dele, pois era um cachorro bastante agitado, sempre correndo atrás dos carros e motos. E eu gosto de cachorros bagunceiros, mas nem pensei em levá-lo, pois ele parecia ser muito bem tratado pelos policiais da cidade, pois estava em ótimas condições físicas. 
    Ele estava tão bem fisicamente que me seguiu por cerca de 12km pela estrada de terra. E olha que eu fiz de tudo. Cheguei até a dar uns tapas nele. E também joguei algumas pedras perto, mas ele continuava irredutível. Havia me escolhido como seu dono. 
    Algumas vezes ele fingia voltar, ai eu descia a serra na maior velocidade com a bike. Mas, quando vinha uma serra e eu empurrava a bike, ele aparecia na maior tranquilidade. Os outros cachorros já haviam desistido de segui-lo. Teve um momento do percurso que o dog ia na frente, sempre olhando para trás para ver se eu estava indo no mesmo caminho... 
    
a cada ano que passa o biscoito da aymoré vai diminuindo de tamanho. Mas o preço... 

    Já estava bastante cansado por causa da dificuldade do caminho. Quando tentava atirar uma pedra para afastar o cachorro o meu braço chegava a doer um pouco. Mas em uma dessas tentativas finalmente o dog resolveu desistir, depois de seguir por 12km... Mas pior do que o cansaço foi a tristeza de me separar daquele animalzinho tão alegre e brincalhão. Seria bem legal tê-lo como companheiro nas viagens, mas seria também muito cansativo, pois eu estava de bike e seria covardia fazê-lo me seguir o dia inteiro nessas serras de Minas Gerais. 
    
    E sigo o caminho mais tranquilo, apesar das dificuldades das subidas íngremes com muitos pedregulhos. E o sol também não estava aliviando. Quase não havia retas. Dos 35km do percurso, 16km são subidas e 17km são descidas. Ou seja, apenas 2km em que posso ter um relativo descanso enquanto ando. Na descida em estrada de terra devido aos buracos e pedras, temos que estar 100% atentos para não levar um tombo e se machucar, o que poderia interromper a viagem. 
    À essa altura a estrada real deixou de ser uma curtição e se tornou um desafio físico e mental. E também havia prometido a mim mesmo que faria os quatro caminhos, mesmo estando com uma bike não apropriada para esse tipo de percurso. Antes de chegar em Morro do Pilar um raio da roda traseira havia quebrado. Já estava andando com um raio quebrado, mas não parecia fazer diferença. Mas dois poderia ser um pouco arriscado e segui o restante do caminho em uma menor velocidade. 
    Com muita dificuldade consigo chegar em Morro do Pilar por volta de uma hora da tarde. O dia foi difícil, e, para complicar ainda mais, uma subida super íngreme para se chegar no centro da cidade, justificando até o nome que foi dado ao município...
Morro do Pilar. E o morro quase me fez morrer... 

   Fiz um esforço final para terminar o percurso para não ficar sem almoçar neste trecho difícil da caminhada. E, para me poupar, irei fazer o caminho até Conceição do Mato Dentro somente amanhã.
Depois do rango procuro um mecânico na cidade. Haviam me informado que só haviam duas pessoas que consertavam bikes. E só havia morro naquele lugar. Estava exausto, mas tinha que consertar os aros quebrados da roda traseira, pois o caminho amanhã também é muito difícil. 
    Resolvi ir no mecânico que me parecia ter menos subidas. Os caras foram super gente boa e ficamos o resto da tarde conversando sobre a viagem e outros assuntos. No final os caras me indicaram uma cachoeira onde eu poderia tomar banho, lavar a roupa e até dormir, pois havia um quiosque no lugar. E precisava sim de um quiosque, pois o tempo estava para chuva. 
    Me despedi da galera e fui para a tal da cachoeira. Depois de seguir por 3km por uma BR avisto o local, que, para a minha alegria é muito bonito. Além de bonita, a cachoeira tem uma infraestrutura legal, com banheiros, o quiosque, mesas e cadeiras. Não poderia ter achado lugar melhor para dormir depois de um não muito longo mas cansativo dia. 
    Apesar de estar chuviscando tomo um delicioso banho na cachoeira. Levei um tombaço quando entrei, não havia visto o aviso sobre as pedras escorregadias. E lavo minhas roupas também, não estou deixando acumular, pois colocar roupa úmida dentro da mochila é complicado, pois ficam muito fedorentas e difícil de lavar depois. 
     Percebo que o local não tem iluminação e logo monto a minha barraca antes de escurecer. E passo o resto da tarde quieto, apenas curtindo o bom astral daquele lugar maravilhoso. 



4 comentários:

  1. Olá, entro por aqui com frequência e gosto bastante do seu blog, também sofro de Esquizofrenia porém somente de Sintomas Negativos. As postagens antigas aqui do blog sobre a esquizofrenia são bastante interessantes, geram uma interação e repercução muito bacana, o que acha de fazer mais postagens relacionados à este tema em relação à sua experiência ou dizendo mais o que sabe sobre para podermos criar mais interações interessantes por aqui? estou tentando lhe ajudar com doação via paypal, porém não consegui entrar diretamente pelo link que você deixou no seu artigo sobre doações. Para isso eu precisaria de seu e-mail que seria mesmo este memoriasdeumesquizofrenico555@gmail.com"?

    Agradeço, André Cabral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Quando terminar o relato sobre a viagem voltarei com os temas relacionados à esquizofrenia. Mas fiz vários, para acessá-los basta clicar nos marcadores na parte debaixo da página.
      Em relação a doação via paypal seria mais para quem está no exterior. Mas uma pessoa conseguiu me achar digitando o email que cadastrei
      juliocesar-555@hotmail.com
      Se precisar do meu cpf posso lhe passar por email.
      Obrigado.

      Excluir
  2. Olá, costumo frequentar bastante o blog e acho bastante interessante os posts antigos, onde você cita mais sua experiência de convivência com a Esquizofrenia e outros detalhes sobre este mal, onde eu também sou portador, mas atualmente apenas de Sintomas Negativos, e meus Sintomas Positivos oscilavam em crises que eu tinha de vez em quando, onde hoje já estão mais controlados. Acho muito legal os temas em que você cita a esquizofrenia pois acaba criando uma interação bacana entre as pessoas e me tirando muitas dúvidas, além de eu saber que não sou o único que sofro rsrsrs. Eu gostaria de saber de você poderia trazer mais informações à respeito deste tema aqui no blog contando sua experiência atualmente ou outras que você já teve, e também mais informações sobre o tema? Estou tentando fazer doações via Paypal porém não estou conseguindo pois pelo link que você colocou em um artigo eu não consegui acessar, você teria outro? eu precisaria de seu e-mail para realizar esta transação, seria este " memoriasdeumesquizofrenico555@gmail.com " ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      O email cadastrado no paypal é este
      juliocesar-555@hotmail.com
      O outro uso mais para assuntos relacionados ao blog
      Caso precise do CPF envie email que lhe passo.
      Obrigado

      Excluir